segunda-feira, 4 de julho de 2011

6.ª Prova do Campeonato Regional de Rally Slot 2011



Campeonato Regional de Rally Slot 2011
6.ª Prova
Rally dos Santos Populares


Foi no passado Sábado, dia 2 de Julho de 2011, nas instalações do Clube Slot de Braga, que teve lugar a 6.ª prova do Campeonato Regional de Rally Slot 2011, o qual é organizado conjuntamente pelo Clube Slot de Braga e pelo GT Team.


Além da participação dos habituais pilotos associados e simpatizantes dos dois clubes, esta prova contou com a participação especial da equipa CARTA MOTORSPORT, a qual, retribuindo o gesto de três pilotos desta cidade que se deslocaram a Alenquer, decidiu participar com os seus principais pilotos - José Carta e Tiago Carta - tendo percorrido centenas de quilómetros desde a bonita e simpática Vila de Alenquer para conhecer as instalações do Clube Slot de Braga e participar numa prova de rally na cidade de Braga.

Importa afirmar que o nosso amigo José Carta tem sido um dos maiores percursores das provas de Rally Slot, incentivando a sua prática e promovendo-a activamente na simpática Vila de Alenquer. 
Para melhor conhecer a sua actividade e paixão pelo slot e provas de rally aceda aqui.

Agora importa dar a conhecer, antes de mais, as pistas. Depois dos demolidores troços montados no Rally Caldas das Taipas, esperava-se algo mais "soft", mas a organização montou uma PEC 2 verdadeiramente demolidora e uma PEC 1 com algumas ratoeiras.

A PEC n.º 1 foi idealizada pelo António Maia, pelo Miguel Queirós e pelo José Eduardo. Ficam aqui algumas imagens da mesma.









A PEC n.º 2 foi idealizada e montada pelo Emídio Peixoto e pelo Augusto Amorim, apresentando um desnível entre a parte mais baixa e a parte mais alta superior a um metro.
















Agora os prémios... cinco bonitas e económicas (não vá o FMI ver esta notícia e querer taxar quem ganhou taça) taças para os cinco primeiros e medalhas para os restantes participantes.

Quanto à prova propriamente dita, importa referir que os dois grupos registaram uma intensa luta pela vitória final.

No Grupo Produção corria-se com os N-GT desta vez. Neste grupo importa destacar a fantástica luta entre o Emídio Peixoto e o Miguel Queirós, os quais terminaram com uma diferença de apenas 1,113 segundos. Se a primeira etapa foi ganha pelo Emídio, a segunda etapa foi ganha pelo Miguel Queirós, o qual iniciou uma fantástica recuperação, vencendo a última classificativa com seis segundos de diferença para os restantes pilotos mais rápidos.
O terceiro lugar do Grupo ficou para o Augusto Amorim, a nove segundos do Emídio, seguido do Paulo Mendes, do Luís Pedro e do José Carta.

Importa dar destaque ao Luís Pedro, não só por ser um dos pilotos mais novos no Slot bracarense, mas igualmente por ter sido o primeiro classificado no Grupo com um Lamborghini Gallardo da Ninco, sendo que todos os primeiros quatro classificados e o sexto classificado correram com o espantoso Porsche da NSR.

Para consultar os resultados completos deste grupo clique aqui.


Alinhamento final do Grupo Produção - N-GT



Quanto à classe "rainha", o Grupo Super-N, viveram-se momentos de grande emoção até ao fim da última classificativa.
No fim da primeira etapa a prova era liderada pelo Emídio Peixoto com pouco mais de um segundo de diferença para o Augusto Amorim, ambos seguidos do Miguel Queirós e do Paulo Mendes.
O início da segunda etapa foi "madrasta" para o Paulo Mendes, o qual protagonizou um aparatoso despiste na PEC 3 que partiu o braço do patilhão do seu Mitsubishi, obrigando-o a desistir da prova.
O Augusto Amorim fez uma passagem exemplar, assumindo a liderança do Rally, aproveitando uma passagem mais desinspirada do Emído e do Miguel Queirós.
A entrada para a última PEC foi de cortar a respiração, com o Miguel Queirós a deixar todos em sentido com o "tempo canhão" de 97,107 segundos.
O Augusto Amorim ainda tentou capitalizar a vantagem obtida na PEC 3, mas saiu um parafuso da carroçaria e o carro tornou-se inguiável, sofrendo diversos despistes que levaram a um tempo que o atirou para a terceira posição da geral.
A vitória iria decidir-se entre o Miguel Queirós e o Emídio Peixoto, tendo este sofrido e terminado a prova com apenas 1,154 segundos de vantagem sobre o Miguel Queirós. A diferença era tão curta que só após as contas finais houve certezas sobre o vencedor.
Anota-se que foi a diferença mais pequena da época entre os dois primeiros no Grupo Super N, mais uma vez se demonstrando a subida de forma do Miguel Queirós em provas de rally slot, conquistando desta vez dois segundos lugares.
O quarto lugar do Grupo Super N ficou reservado para o José Eduardo, o qual tem subido igualmente de forma neste tipo de provas que o mesmo não costumava fazer.
O quinto lugar foi disputadíssimo entre o Luís Pedro e o João Queirós. O Luís Pedro conquistou assim mais uma taça para o seu jovem historial no slot de competição, beneficiando de uma primeira etapa muito consistente. Quanto ao João Queirós... quem sai aos seus... foi um regalo vê-lo a conduzir na PEC 2 e na PEC 4, levando o seu Peugeot da Avant Slot aos limites!

Quanto aos elementos da CARTA MOTORSPORT, os mesmos lutaram contra as classificativas minhotas, não só contra o facto de se utilizarem os dois sentidos da pista, como igualmente contra os grandes desníveis apresentados, obrigando a subir os carros em altura e, assim, perder muito do magnetismo dos motores. Ainda assim anota-se o 8.º lugar do nosso amigo José Carta, o qual conseguiu ultrapassar mesmo o António Maia.
O Tiago Carta alinhou corajosamente como novíssimo Subaru na MSC, sendo uma estreia mundial absoluta em provas oficiais de Rally Slot. O carro demonstrou muito potencial, não obstante o forte handicap de não ter patilhão com braço basculante. 


 Tiago Carta a abordar a difícil PEC 2 e a sentir as dificuldades dos desníveis criados...

 José Carta a preparar-se para abordar a PEC 2


Paulo Mendes foi o azarado do dia, com o braço do patilhão do seu Mitsubishi a partir-se quando ocupava o quarto lugar da geral.


Alinhamento Final do Grupo Super N

 Para consultar os resultados completos do Grupo Super N clique aqui.



Alinhamento Final Geral



Fotografia de grupo

Fica aqui este fantástico vídeo da autoria do Luís Pedro


A sétima prova do Campeonato Regional de Rally Slot está agendada para o dia 17 de Setembro de 2011.

O Clube Slot de Braga desde já anuncia que as classificativas irão ficar disponíveis até à próxima Quarta-feira à noite, data em que será feita a reunião mensal e um breve "Workshop" de afinação de carros de Rally Slot para associados e simpatizantes a cargo de pilotos do Clube Slot de Braga. 

3 comentários:

Emídio Rocha Peixoto disse...

Antes de mais deixo aqui o meu pessoal agradecimento à colaboração prestada pelo Augusto Amorim, José Eduardo, Miguel Queirós e António Maia na disponilização das peças e montagem das classificativas do Rally.
Agradecimentos que se estendem ao Daniel Costa pela disponibilização de um sistema de cronometragem.
Deixo também o meu agradecimento pessoal ao Pedro Mota pela sua colaboração voluntária na própria organização do Rally, promovendo a inserção dos resultados no computador, bem como o bom andamento e entrada nas PEC dos diversos grupos de pilotos.
Deixo igualmente o meu agradecimento pessoal a todos os pilotos que compareceram na prova, mantendo-se assim bem viva a chama das provas de rally slot em Braga e que, conforme todos sabem, é uma das raízes do slot bracarense.
Finalmente deixo um agradecimento pessoal e uma nota de profundo agrado pela participação da CARTA MOTORSPORT, na pessoa do chefe de equipa José Carta. Simpatia, cavalheirismo e competitividade não faltou nesta boa gente da simpática e bonita Vila de Alenquer.
Quanto a notas de destaque pessoal, permitam-se anotar a prestação do Miguel Queirós - óptima afinação e grande condução, nomeadamente na última PEC, deixando todos os outros em sentido - e do Luís Pedro.
Quanto ao Augusto Amorim e ao Paulo Mendes, os mesmos só não lutaram pela vitória por azares a que foram alheios - quebra de patilhão e saída de um parafuso da carroçaria -, o que foi pena, pois uma luta a quatro na última classificativa foi o que de mais bonito houve, nomeadamente, no Rally de Monte-Carlo deste ano no Grupo B.
Um abraço slotista,
Emídio.

tresdejunho disse...

Quero dar os parabéns a todos os concorrentes por terem aderido a este rally especial em que cá vieram a carta motorsport.

E como realizei um filme deixo aqui o link:

http://www.youtube.com/user/tresdejunho#p/a/u/2/5eD8nFbbDOw

Queria pedir ao Emídio que se gostasse podía postar o vídeo no Blog.
Um abraaço

mpqueiros disse...

Boas.

Grande prova. Disputadíssima! Ficar a pouco mais de um segundo do Emídio é um feito que me sabe quase a vitória! A prova de Super N foi muito emocionante, com os quatro a lutar pela vitória, como comentado no artigo.

As etapas apresentavam um bom nível de dificuldade, mas honestamente, depois dos anúncios promocionais, estava à espera de algo ainda mais difícil... lol!

Fico à espera da próxima!

Boas gatilhadas.