quarta-feira, 14 de novembro de 2012

1.ª Prova do Troféu Ford Transit


Troféu Ford Transit
1.ª prova
 
No passado sábado, dia 10 de novembro de 2012, na pista do Clube Slot de Braga, teve início mais um campeonato organizado conjuntamente pelo Clube Slot de Braga e pelo GT Team.
 
A ideia deste campeonato deve-se ao Rui Mota, o qual engendrou uma forma de adaptação de uma carroçaria de um brinquedo a um chassis HRS, o que permitiu uma combinação fantástica e inédita no slot. E o comportamento dinâmico destes modelos faz lembrar os parceiros à escala 1/1.
 
Devido ao facto de ser um modelo de difícil montagem e afinação, apenas compareceram sete pilotos na primeira prova, embora já se saiba que irão aparecer mais na segunda prova, tendo em conta que se encontram a desenvolver os respectivos modelos.
 
Em primeiro plano a Ford Transit do Augusto Amorim
 
A qualificação foi muito bem dividida, com o Augusto Amorim a conquistar a pole posisiton com o tempo de 10,500, relegando o Emídio Peixoto para a segunda posição com o tempo de 10,590. O equilíbrio na qualificação deixou desde logo antever um equilíbrio na própria corrida.
 
 Grelha de partida da primeira manga

Pilotos da primeira manga:
- Francisco Matos;
- António Maia;
- Bruno Martins

A primeira manga foi inteiramente dominada pelo Bruno Martins, o qual tinha uma Ford Transit muito rápida e estável, o que lhe permitiu no final conseguir o último lugar do pódio.
Quanto ao António Maia e ao Francisco Matos, denotou-se a necessidade de maior afinação do modelo, bem como no dedo, pois cada despiste "roubava valiosos segundos".

 Grelha de partida da segunda manga


A segunda manga teve uma animação sem igual. O Paulo Mendes cedo conquistou a liderança e parecia ter um andamento sem oposição. No entanto, os outros pilotos começaram a aumentar o ritmo e um despiste do Paulo Mendes contra o modelo do Emídio Peixoto levou a que o habitáculo começasse a raspar nas rodas, tornando a Ford Transit muito difícil de manter em pista. A "remontada" do Emídio Peixoto iniciou-se, tendo o mesmo, com um andamento muito seguro, conquistado a liderança na penúltima calha, a qual não mais largou, terminando com uma volta de vantagem sobre o Augusto Amorim, segundo classificado.
O quarto lugar ficou para o Paulo Mends, o qual ainda "sobreviveu" ao ataque final do Rui Mota, quinto classificado.

 Resultado final

Para consultar os resultados completos da prova clique aqui.

 Alinhamento final geral

Modelos que ocuparam o pódio 

Pódio da prova:
1.º Emídio Peixoto
2.º Augusto Amorim
3.º Bruno Martins
 
A segunda prova está agendada para o dia 1 de Dezembro, na pista do GT Team.

Sem comentários: