sábado, 4 de maio de 2013

1.ª Prova Oficial do Campeonato Grupo C 2013 - Relato da prova

 
Campeonato Grupo C 2013
 
1.ª Prova
 
 
Na passada sexta-feira, dia 3 de Maio de 2013, na pista do Clube Slot de Braga, iniciou-se oficialmente o Campeonato Grupo C 2013.
 
Depois de uma prova não oficial decorrida no dia 19 de Abril de 2013, em que os pilotos competiram sem qualquer tipo de "stress" e aproveitaram para testar afinações e conviver com os amigos, iniciaram-se assim as hostilidades oficialmente.
 

José Eduardo venceu a prova experimental
 
Importa apenas referir que a prova não oficial decorreu no dia de aniversário do Professor José Eduardo, o qual inclusivamente venceu a prova, posteriormente tendo decorrido um convívio entre todos os presentes, numa noite muito bem passada e ainda melhor terminada.
 
Voltando à primeira prova oficial, compareceram em prova nove pilotos, registando o regresso do Albino Dias, piloto da década de 80 e 90 e que demonstrou manter intactos os seus dotes de pilotagem, necessitando apenas de maior treino na nova pista do Clube Slot de Braga.
 
Grelha de partida da primeira manga
 

 Pilotos da primeira manga:
- Rui Loureiro
- José Pedro Vieira
- Hugo Gomes
- Filipe Gomes
- Albino Dias
 
 
A primeira calha da primeira manga registou uma luta muito interessante entre o Hugo Gomes e o José Pedro Vieira, com os dois pilotos num despique muito intenso, andando muitas vezes lado a lado e terminando desta forma no apito final da calha.

 De resto, o Hugo Gomes acabou mesmo por vencer a primeira manga, com o José Pedro Vieira a posicionar-se logo a seguir. Em  7.º lugar terminou o Albino Dias, seguido do Filipe Gomes e do Rui Loureiro, o qual não conseguiu terminar a prova por problemas mecânicos no único Mercedes em prova.

 Grelha de partida da segunda manga
 
A segunda manga foi de loucos, com os pilotos a entregarem-se a uma "luta sem quartel" e com ritmos impressionantes.
No fim da primeira calha era o Emídio Peixoto que liderava a prova, com apenas uma volta de vantagem sobre o José Eduardo e o António Maia.
Na calha seguinte o Emídio Peixoto ainda manteve a posição, embora com uma perda de rendimento do seu Jaguar, sempre seguido de muito perto pelo José Eduardo.
Na terceira calha começou o drama e aumentou a emoção, com o Jaguar do Emídio Peixoto a sofrer um problema nos parafusos traseiros do berço do motor, os quais teimaram em desapertar-se, o que obrigou o mesmo a parar nas boxes para proceder ao respectivo aperto. E, assim, o José Eduardo, com a sua habitual condução muito rápida e segura - o homem não se despista! - alcançou a liderança.
Na quarta calha o Jaguar do Emídio Peixoto perdeu rendimento e ... um parafuso do berço, pelo que voltou a perder voltas, sendo ultrapassado pelo Vítor Lopes e pelo António Maia. Este último, com uma condução muito rápida, conseguiu impor-se no segundo lugar.
Na quinta calha, o Emídio resolveu parar nas boxes e colocar o parafuso em falta, ajustando a basculação do berço, tudo num tempo recorde, a recordar as paragens nas boxes da Ferrari de antigamente. E aí começou a "loucura", com uma recuperação intensa, de tal maneira que o José Eduardo terminou a quinta calha em primeiro lugar, com duas voltas de diferença, enquanto o António Maia, o Vítor Lopes e o Emídio Peixoto terminaram a calha com o mesmo número de voltas e separados por escassos metros.
A última calha foi de autêntica vertigem slotista, com o José Eduardo a passear a sua classe, rapidez e segurança, controlando os outros pilotos, enquanto o Emídio se lançava numa perseguição desenfreada ao Vítor Lopes e ao António Maia. A pressão foi de tal forma que acabaram por ser os despistes a marcar a diferença, com o Emídio a alcançar o segundo lugar, enquanto o António Maia terminou no último lugar do pódio. O Vítor Lopes acabou por terminar no quarto lugar, embora queixando-se de problemas no seu Jaguar desde a primeira calha.

 Alinhamento final geral

 Carros que ocuparam o pódio, dominado pela Jaguar nesta primeira prova oficial
 
 Pódio da 1ª prova:
1.º José Eduardo
2.º Emídio Peixoto
3.º António Maia

 Para consultar os resultados completos da prova clique aqui.

A segunda prova está agendada para o dia 17 de Maio de 2013, pois na próxima sexta-feira, dia 10 de Maio, terá lugar a quarta prova de duplas do Campeonato Conjunto Grupo C Clube Slot de Braga/Metaclube, desta vez na pista Carrera do Clube Slot de Braga.
Todos estão convidados para comparecer e assistir a mais uma prova deste animado campeonato que tem oposto equipas das duas cidades  e que actualmente é liderado pelo Eduardo Carvalho e pela equipa Clube Slot de Braga Smoke Off.

Sem comentários: