terça-feira, 20 de abril de 2010

Rally de Portugal pelos 80´s

Rally de Portugal pelos 80´s

Realizou-se no passado dia 17 de Abril de 2010, nas instalações do Clube Slot de Braga, a quarta prova do Campeonato de Rally 2010, o qual é organizado conjuntamente pelo Clube Slot de Braga e pelo Gt Team Slot Clube.
A prova decorreu no novo espaço anexo à pista de velocidade, onde a organização se esmerou e montou em tempo recorde duas classificativas de elevado grau de dificuldade. No fim desta notícia poderá visualizar algumas belas imagens das classificativas montadas.

A prova contou com apenas dez participantes no Grupo B e com doze participantes no Grupo WRC. As ausências foram muitas devido a compromissos de ordem pessoal e profissional de alguns associados que não costumam perder uma prova de Rally.
A Direcção Técnica e Desportiva do Rally ficou a cargo do Hugo Figueiredo, ao qual desde já se endereçam os parabéns pela fantástica forma como continua a organizar o Rally.
A organização tinha troféus para os três primeiros de cada grupo e para os três primeiros do Troféu Júnior. Igualmente foram distribuídas medalhas por todos os concorrentes do Grupo WRC.
Alinhamento final geral
Começando pelo Grupo B, o mesmo foi inteiramente dominado, desde a primeira classificativa e até à última passagem, pelo Emídio Peixoto.
O mesmo apresentou-se em prova com um Porsche 911 Racing da Fly, "powered" by Avant Slot Hunter e com pneus PKS, não dando qualquer hipótese de aproximação à concorrência.
O segundo lugar foi conquistado pelo Augusto Amorim, igualmente com um Porsche 911 Racing da Fly e emprestado no mesmo dia pelo Hugo Figueiredo.
O terceiro lugar foi brilhantemente conseguido pelo Miguel Queirós aos comandos do seu Lancia 037. O Miguel Queirós foi o único piloto a assumir a alma do regulamento do Grupo B, tendo adaptado todo o chassis do Lancia 037 da SCX, adaptando-lhe um patilhão basculante e um suporte de motor condigno. O carro estava maravilhoso, apresentando um andamento fora de série.




Carro vencedor do Grupo B


Carros que ocuparam o pódio do Grupo B



3.º Classificado Grupo B - Miguel Queirós


2.º Classificado Grupo B -Augusto Amorim

1.º Classificado Grupo B - Emídio Peixoto
Quanto ao Grupo WRC, a primeira etapa mostrou mais do mesmo, ou seja, o Emídio Peixoto a dominar com alguma facilidade e a conseguir uma vantagem de 4 segundos para o segundo classificado, o Paulo Mendes, e de cerca de 9 segundos para o Augusto Amorim, terceiro classificado.
No entanto, dificuldades na abordagem da terceira classificativa, realizada em sentido contrário, levaram a que o Paulo Mendes recuperasse a vantagem e conseguisse mesmo um avanço de cerca de um segundo para o Emídio Peixoto. Quanto ao Augusto Amorim, o mesmo encurtava o atraso e mantinha-se no terceiro lugar.
Na terceira etapa o Paulo Mendes partiu em primeiro e cometeu uma pequena falha, esquecendo-se no início de mudar a voltagem do transformador, perdendo logo a vantagem que tinha para o Emídio.
Quanto ao Augusto Amorim, o mesmo fez uma passagem fantástica e conseguiu recuperar todo o atraso.
A última passagem foi desastrosa para o Paulo Mendes e ainda mais para o Emídio Peixoto.
O primeiro sofreu um despiste que lhe retirou a possibilidade de discutir a vitória, enquanto o segundo, com problemas nas palhetas, não conseguiu retirar rendimento do motor e viu hipotecadas as possibilidades de lutar pela vitória.
Quanto ao Augusto Amorim, o mesmo voltou a fazer uma passagem fantástica e protagonizar a surpresa do dia, conseguindo a vitória no Grupo WRC.
Foi um Rally muito intenso, com uma luta pela vitória até à última passagem, o que tornou a prova muito interessante.

12.º Classificado Grupo WRC - Nuno Maia
11.º Classificado Grupo WRC - Bruno Mendes

10.º Classificado Grupo WRC - Kikas

9.º Classificado Grupo WRC - Wilson Mendes

8.º Classificado Grupo WRC - José Pedro Marques

7.º Classificado Grupo WRC - Hugo Figueiredo


6.º Classificado Grupo WRC - Miguel Queirós

5.º Classificado Grupo WRC - Pedro Correia




4.º Classificado Grupo WRC - Luís Azevedo

3.º Classificado Grupo WRC - Emídio Peixoto


2.º Classificado Grupo WRC - Paulo Mendes


1.º Classificado Grupo WRC - Augusto Amorim

Carros que ocuparam o pódio no Grupo WRC, com predominância clara do modelo Peugeot
Carro vencedor

O Troféu Júnior, com a inesperada falta do Hugo Gomes - deve ter preferido ficar em casa a jogar PS2 ou a comer bollicaos -, a vitória logo ficou entregue ao fantástico Wilson Mendes, sempre com um andamento rápido e seguro, revelando ser uma séria promessa nas provas de Rally.
O segundo classificado foi o sempre bem disposto Bruno Mendes ... quem sai aos seus....
O terceiro classificado foi o Nuno Maia, estreando-se em provas de Rally e demonstrando sempre muita vontade em retirar o máximo do seu Subaru.
Pódio do Troféu Júnior

3.º Classificado Taça Júnior - Nuno Maia


2.º Classificado Taça Júnior - Bruno Mendes


1.º Classificado Taça Júnior - Wilson Mendes

Importa agora agradecer a todos aqueles que ajudaram na concretização deste Rally, nomeadamente, ao Emídio, ao Hugo e ao Miguel Queirós pela montagem dos troços na manhã da prova, de forma a não permitir o treino dos mesmos.
Igualmente agradece-se ao Daniel Costa, ao António Correia, ao António Maia, ao Emídio Peixoto e ao Augusto Amorim por terem emprestado as peças e os sistemas DS para a montagem dos troços.

Ficam agora umas belas imagens dos troços disputados...
Imagens do Troço Sintra-Peninha


Imagens do Troço Fafe-Lameirinha






  1. O próximo Rally encontra-se agendado para o dia 22 de Maio de 2010.

8 comentários:

Hugo Figueiredo disse...

Quero desde já endereçar os parabéns a todos os participantes, mas em particular a alguns:

- ao Miguel Queirós por ter apresentado um "Grupo B" na interpretação condigna do espírito do regulamento, com um 037 cheio de carácter e acima de tudo, competitivo. Parabéns pela "B"ricolage :)

- ao Pedro Correia pelo seu fantástico 5º lugar (luta pelo qual me envolvi e não tive argumentos). Da próxima, será ainda melhor, Pedro? :)

- por fim, ao vencedor do WRC, Augusto Amorim, a mostrar que já consegue impor-se em terrenos que para ele eram ainda estranhos. O Rally começa a perder os segredos para o Augusto (tamos tramados...). Parabéns ainda pelo belo desempenho no Grupo B, com um Porsche 911 Fly Racing "99,9% de caixa". A prova que este minimodelo é um legítimo "Grupo B".


Gostaria ainda de realçar que o grupo WRC teve 3 líderes distintos no final de cada passagem. Belo equilíbrio e competitividade renhida, é o melhor que os organizadores podem esperar.


Agora, é hora de prepararem esses S1600, cujo regulamento será brevemente disponibilizado.

Morgado disse...

Isto não se faz!

um gajo não pode ir á prova e depois levam 3 dias a postar a cobertura! Deixara-me a espumar por noticias!

Parabéns a todos! Está com excelente aspecto o novo espaço, parece-me que foi mais um GRANDE Rally.

E finalmente alguém consegue fazer frente ao Emídio! O brasileirão maluco a vir do fundo do pódio e a assumir-se!

Que grande festa que eu perdi!

Um grande abraço aos suspeitos do costume, que de resto o Hugo já enumerou com bastante precisão, e um especial OBRIGADO ao Miguel Queirós que brilhantemente e sozinho levou "as cores" da MPower a mais um pódio.

I'll be back :)

Nogueira Racing Team de J.C.Nogueira disse...

Viva.
Muito prazer me deu ver tantos miúdos a "lutar" no meio dos graúdos. Tem futuro um clube assim.
Parabéns.
Cumprimentos.

Augusto Amorim disse...

Agradeço desde já o votos de parabéns que me foram endereçados.

Orientando para o que interessa, queria:

- Salienar o grande poder organizativo do Hugo. Mostra cada vêz mais, muito a vontade na condução destas provas de raly, consiguindo dirigir, pilotar e preparar carros para outros pilotos. Neste último ponto, o meu muito obrigado, aquele Porsche estava muito bom.

-O excelente espaço que o CSB resgatou para eventos dessa natureza. Fantástico.

- Como o Hugo já referiu, a alternancia na liderança da prova. No final foi o piloto que esteve sempre em 3.º que conquistou a vitória. Esta alternancia revela equilibrio e evolução que se vai traduzir em mais evolução e, muito provávelmente, mais equilibrio.

- A forma como o Miguel imiuçou o seu Grupo C. É necessário muita arte e tempo.

- E o excelente desempenho do Pedro Correia. O carro parecia que deslizava sobre a pista.

Abraço Slotista

Emídio Rocha Peixoto disse...

Quero endereçar os meus parabéns ao Augusto Amorim por ter conseguido uma brilhante vitória no grupo WRC.
Eu e o Mendes concentramo-nos um no outro e na luta pelo primeiro lugar e esquecemos o Augusto!
Parabéns Augusto!
Que seja a primeira de muitas!
Deixo também os meus parabéns ao Miguel Queirós pelo brilhante terceiro lugar no Grupo B. Este Grupo foi o primeiro a ir para a pista e os traçados eram completamente desconhecidos, pelo que o terceiro lugar do MPQ tem ainda mais valor, tanto mais que o chassis foi completamente alterado - para muito melhor - pelo próprio MPQ.
Quanto aos miúdos, resta deixar os parabéns a todos por terem participado!
No dia 22 de Maio há mais e prometo corrigir as falhas sentidas na última prova.
Um abraço slotista,
Emídio Peixoto.
Um abraço

drivethroughpt.blogpsot.com disse...

Em primeiro lugar obrigado pelos elogios, até fico embaraçado...

Mas os troços correram todos muito bem e isso ajudou ao resultado. Curiosamente o Peugeot andou sempre aos tombos na bagageira do meu carro desde o último rali e nem foi mexido desde essa altura, apenas pôr óleo, com o carro fechado!

Apesar de tudo a distância para os três primeiros foi ainda muito grande, quase um minuto e fiquei também distante do Luís no quarto lugar.

A ver vamos, agora que temos um espaço para treinar, se começo a ter confiança para atacar mais nas curtas rectas, pois ficou claro que é onde perco mais tempo, curiosamente!

De resto as classificativas eram muito boas, a primeira parecia muito básica mas tinha as suas armadilhas, que era o que interessava.

De resto o grupo B correu mal, porque cometi uma argolada na afinação do Peugeot 205, ainda assim, com a inestimável ajuda do Emídio, uma rectificação na neutralização entre a primeira e segunda etapas permitiu-me tirar 54 segundos nos meus tempos da primeira para a segunda passagens e assim evitar ser a lanterna vermelha.

Excelente organização como habitual e parabéns ao Augusto pela primeira vitória na categoria rainha, ou "para macho" como dizem alguns

Augusto Amorim disse...

Já repararam na foto do carro vencedor!
Parece que tem asas!
Tipo Red Bull...

Abraço

Emídio Rocha Peixoto disse...

Só é pena a bandeira inglesa no capot... ;(