Rally do S. João 2010
6.ª Prova
do
Campeonato Regional de Rally
2010
Decorreu no passado Sábado, dia 19 de Junho de 2010, nas instalações do Clube Slot de Braga, a 6.ª e última prova do Campeonato Regional de Rally 2010 organizado conjuntamente pelo Clube Slot de Braga e pelo GT Team Slot Clube.
As instalações do Clube engalanaram-se para a recepção da última prova de Rally dedicada ao Santo Padroeiro da cidade de Braga - o nosso S. João.
A organização montou dois troços muito interessantes e de grande dificuldade técnica, misturando zonas muito rápidas com partes muito sinuosas. Aqui ficam algumas imagens dos troços.
Em primeiro lugar ficam as imagens do Troço n.º 1, montado pelo Hugo Figueiredo.
Em 2.º lugar ficam as imagens do troço n.º 2, montado pelo Emídio Peixoto.
Os habituais troféus da prova primaram pela sua originalidade, conforme é possível ver na fotografia.
A direcção técnica da prova foi mais uma vez assumida com grande zelo e empenho pelo Hugo Figueiredo, aqui ladeado pelo pequeno João Queirós, a preparar-se para exercer excelentemente as funções de comissário.
Compareceram em prova nove pilotos, verdadeiramente amantes das provas de Rally, uma vez que os restantes se ausentaram para a 1.ª Edição das 24 Horas Slot da Trofa.
Compareceram em prova nove pilotos, verdadeiramente amantes das provas de Rally, uma vez que os restantes se ausentaram para a 1.ª Edição das 24 Horas Slot da Trofa.
As hostilidades começaram com a categoria de suporte, desta vez o rapidíssimo Grupo Ninco WRC.
Imagem do José Eduardo a comissariar a prova do João Queirós
O Grupo Ninco WRC demonstrou ser mesmo rápido, com os pilotos da frente a conseguirem averbar alguns tempos mais rápidos do que os carros do Grupo WRC, onde o motor assume a posição AW.
O Emídio assumiu a liderança desde a primeira classificativa, posição que não mais largou até ao final.
O segundo lugar do grupo registou uma intensa luta entre o Miguel Queirós e o Hugo Figueiredo, com o primeiro a terminar a 1.ª Etapa na segunda posição. A segunda etapa "fez bem" ao Hugo Figueiredo, tendo o mesmo atacado e conseguido conquistar a segunda posição com apenas 2,737 segundos de vantagem para o Miguel Queirós.
3.º classificado do Grupo Ninco WRC - Miguel Queirós
2.º classificado do Grupo Ninco WRC - Hugo Figueiredo
9.º classificado - Filipe Gomes
2.º classificado do Grupo Ninco WRC - Hugo Figueiredo
A classe "rainha", ou seja, o Grupo WRC, era aguardada com muita expectiva, uma vez que havia grande incerteza quanto ao possível vencedor. Com efeito, o Augusto Amorim - vencedor das duas últimas provas - e o Paulo Mendes não compareceram por se terem deslocado para a Trofa e, por outro lado, o Emídio Peixoto alinhou com um Xsara Pro da SCX, teoricamente menos competitivo do que os modelos da Avant Slot.
A primeira etapa pareceu demonstrar o grande poderio dos modelos da Avant Slot, com o Miguel Queirós e o António Maia a superiorizarem-se ao Emídio Peixoto, averbando mesmo quatro segundos de vantagem para o então líder do campeonato de Rally.
A primeira etapa pareceu demonstrar o grande poderio dos modelos da Avant Slot, com o Miguel Queirós e o António Maia a superiorizarem-se ao Emídio Peixoto, averbando mesmo quatro segundos de vantagem para o então líder do campeonato de Rally.
No entanto, a inversão de sentidos nas classificativas foi "madrasta" para o Miguel Queirós e para o António Maia, tendo os mesmos sentido muitas dificuldades na segunda passagem pelo Troço 1, permitindo ao Emídio Peixoto anular de uma assentada toda a diferença. Tal diferença aumentou até na segunda passagem pelo Troço n.º 2, com o Emídio a assumir a liderança com cerca de 8 segundos de vantagem.
A 3.ª Etapa foi muitíssimo interessante, com o Miguel Queirós e o António Maia a puxarem pelos galões dos seus Mitsubishi da Avant Slot e a ganharem de uma assentada cerca de dois segundos ao Emídio Peixoto, encurtando assim a distância para o primeiro lugar logo na terceira passagem pelo Troço n.º 1.
A última classificativa foi de doidos, com o Emídio a arriscar tudo e a correr a 20 volts e com um punho parma de 65 ohms... o Xsara voava nas rectas e planava nas curvas mais sinuosas, tendo conseguido manter a distância para o Miguel Queirós.
O Miguel Queirós conquistou o segundo lugar de forma merecida, tendo imposto grande pressão sobre o Emídio e realizado uma 3.ª Etapa quase perfeita, sempre mais rápido - ainda que por milésimos - do que o Xsara do Emídio.
O terceiro lugar ficou para o António Maia, o qual claudicou na última classificativa, sofrendo dois despistes comprometedores e perdendo cerca de 3 segundos para os dois primeiros.
O quarto lugar merece destaque pela sua recuperação durante todo o Rally. Com efeito, o Hugo Figueiredo impôs um forte ritmo no seu Xsara da SCX e foi averbando bons tempos até ao final. O seu lugar é inteiramente merecido.
Finalmente, o quinto lugar coube ao pequeno Hugo Gomes, o vencedor da Taça Júnior, e que se impôs aos mais velhos com a sua gatilhada de Rally.
Seguiu-se o Pedro Correia, a correr com carro emprestado, o pequeno João Queirós, a melhorar a cada prova, o azarado José Eduardo e o animado e descontraído Filipe Gomes.
Seguem-se as imagens da entrega dos prémios aos participantes no Grupo WRC...
9.º classificado - Filipe Gomes
8.º classificado - José Eduardo
7.º classificado do Grupo WRC - João Queirós
6.º classificado - Pedro Correia
4.º classificado - Hugo Figueiredo
3.º classificado - António Maia
2.º classificado - Miguel Queirós
7.º classificado do Grupo WRC - João Queirós
6.º classificado - Pedro Correia
5.º classificado - Hugo Gomes
4.º classificado - Hugo Figueiredo
3.º classificado - António Maia
2.º classificado - Miguel Queirós
1.º classificado - Emídio Peixoto
No final os carros reuniram-se em parada e "desfilaram" perante o público ... encerrando-se este campeonato com uma bela sessão de fogo de artifício.
O grande vencedor do Campeonato Regional de Rally 2010 foi o Emídio Peixoto, averbando quatro vitórias, um segundo lugar e um terceiro lugar.
No final os carros reuniram-se em parada e "desfilaram" perante o público ... encerrando-se este campeonato com uma bela sessão de fogo de artifício.
O grande vencedor do Campeonato Regional de Rally 2010 foi o Emídio Peixoto, averbando quatro vitórias, um segundo lugar e um terceiro lugar.
O segundo lugar do campeonato foi conquistado pelo Augusto Amorim.
O terceiro lugar foi conquistado "in extremis" pelo Hugo Figueiredo, logrando ultrapassar o Paulo Mendes fruto do quarto lugar conquistado neste último Rally.
O vencedor do Campeonato Regional de Rally 2010 e o vencedor da Taça Júnior do Campeonato Regional de Rally 2010
Encerrou-se assim o Campeonato Regional de Rally 2010, o qual desde já merece destaque por ter sido aquele em que participaram mais pilotos até ao momento, num total de 27(!).
Fica assim demonstrada a forte apetência dos bracarenses pelas provas de rally slot, a merecer certamente uma repetição no próximo ano, com a inevitável organização de uma prova com piso verdadeiramente sujo.
Para o ano há mais!
7 comentários:
Desta vez que as pistas não tinham tanto declive é que eu não fui :P
Parabéns Emídio pela vitória nas duas categorias e pela vitória no Campeonato.
Parabéns a todos os participantes e à organização :)
Agora à que organizar uns rallys de sujo ;)
E um Raid não era má ideia ;)
Boas.
Grande prova!!! é o que se chama fechar com chave de ouro um excelente campeonato. Seguramente que outros campeonatos de rali se seguirão, dado o sucesso deste.
Parabéns ao Emídio pela brilhante vitória. Demonstrou de forma incontestável porque motivo lhe pertence o campeonato conjunto CSB-GTTeam de ralis 2010.
As pistas estavam muito bem desenhadas, com particular cuidado para permitir uma pistagem rápida. A direcção de prova esteve impecável em todos os aspectos. O ambiente foi excelente.
Pessoalmente diverti-me imenso. Ainda acalentei a esperança de uma vitória, mas sem chance. O Emídio esteve sempre seguríssimo. Foi também uma excelente batalha com o Maia, que também esteve muito eficaz.
Parabéns a todos os participantes por uma prova excelente e uma tarde de sábado muito bem passada.
Boas gatilhadas.
Este rally correu-me francamente melhor. Fui equipado com uma armada Citroen que não me desiludiu. O C4 demonstrou um andamento fabuloso, nao imaginava isso depois de uns treinos decepcionantes. Já no WRC, consegui finalmente andar "de faca nos dentes" e ao invés do que tem sido o campeonato: de trás para a frente. "Saltei" de 7º para 6º na 2ª passagem e na 3ª passagem subi para 4º... mas impossível de chegar ao pódio, o Maia, Miguel e Emídio estavam endiabrados!
No final de um campeonato é natural dar lugar a balanços, e no plano competitivo, é inegável que se assistiu a uma subida de nível por vários pilotos. Estando o Emídio mais habituado a estas andanças, é natural que se apresentasse como o mais sério candidato à partida e tal comprovou-se, sem que no entanto, sensivelmente a meio da temporada, começou a ter luta pelas vitórias. De salientar ainda que temos jovens a progredir a olhos vistos nos Rallies, bem como pilotos que normalmente andam arredados dos bons resultados nas provas de velocidade.
Julgo ainda que esta "injecção" de técnica de gatilhagem que se retem nas provas desta natureza só contribui para a evolução competitiva dos pilotos. Já o tinha ouvido antes da parte de pilotos mais experientes e espero que este campeonato que se encerra tenha servido esse fim.
Agora mais em jeito de brincadeira, em vez do Rally sujo, que tal um Raid "badalhoco" com areia até à cintura? :)
Se é pra "escavar"... entao seja mesmo pra "escavar" !
PS: Não vi as fotografias do famoso fogo-de-artificio da parada final... ;)
Parabéns ao campeão, Emídio. Mostrou estar um passo a frente dos outros pilotos.
Relativamente aos outros pilotos, destaco a performance do Maia, Miguel e Hugo. Pelos relatos estiveram muito bem. Parabéns também aos excelentes desempenhos dos miúdos Hugo e João.
Quanto ao campeonato, devo confessar, apesar de preferir a velocidade, que gostei da disputa de algumas provas. talvez por constatar que conseguia ser competitivoe conseguir dominar, dealgum forma, "el coche".
Para repetir, sem dúvida.
Abraço
Augusto
Hoje estive a ver as taças e medalhas antigas que tenho guardadas na casa da minha mãe e descobri uma coisa curiosa.
O primeiro Rally que ganhei foi no dia 16 de Julho de 1989, tendo ficado em terceiro lugar no Campeonato Regional de Rally de 1989. O vencedor desse ano foi o António Bernardino, com um fantástico MG Metro do Grupo B. Julgo que o segundo lugar coube ao Nuno Aguilar, mas não tenho a certeza. O primeiro - e até agora único - campeonato de Rally que ganhei foi no ano de 1990, com quatro vitórias seguidas. O curioso é ter voltado a vencer o campeonato Regional de Rally 20 anos depois...
Um abraço slotista,
Emídio.
A M Powerslide Team congratula os vencedores, participantes e organizadores desta prova e deste Campeonato.
Foi sem dúvida uma época fantástica a muitos níveis. Os rallys estão de volta, e com muita força.
Uma ENORME nota de agradecimento fica para os convidados e apoiantes da M Power: António Maia (ferveroso adepto, dedicadíssimo piloto) ; Miguel Queirós (exímio preparador, rookie do ano na categoria sénior) ; Augusto Monteiro (preparador desleixado, piloto eficaz) e por fim o incansável e incomparável RUI MOTA. Sem vocês a M Power não existiria nem faria qualquer sentido.
No próximo ano haverá mais! mais convidados , mais artimanhas para a vitória, mais emoção, mais surpresas M Power.
Os dois últimos agradecimentos vão para os culpados disto tudo, e não ficam a dever em tamanho nada aos anteriores: Hugo Figueiredo (excelente director de prova, soube acolher e compreender o meu às vezes criticismo caustico mas que se quis construtivo) ; Emídio da Rocha Peixoto Magalhães (exímio organizador de troços infernais, o pai de todo este fervoroso e aclamado campeonato, assim como justo vencedor do mesmo).
Abraço a todos e quanto a sujar uma máquinas, mesmo que extra-campeonato ou competição oficial contem comigo!
Abraços
Enviar um comentário