domingo, 11 de julho de 2010

Troféu Reynard Sloting Plus 2010 - 1ª Prova

O 1º pódio do Troféu Reynard CSB-GT Team
Luis (Mara)villa volta a dominar

O troféu Reynard Sloting Plus realizado conjuntamente pelo Clube Slot de Braga e pelo GT Team já está em disputa!

A primeira prova realizou-se passada sexta-feira, dia 9 de Julho, na pista do GT Team.
Depois de umas tentativas goradas de definir um regulamento próprio, optou-se finalmente por utilizar o regulamento já disponibilizado pela organização das 24 horas do Porto. Esta solução de contingência acaba por permitir testar, desde já, os minimodelos para disputa dessa prova de referência do calendário slotista nacional. A única excepção ao regulamento técnico será o tocante ao sistema de iluminação, não obrigatório neste troféu.

Para esta primeira prova e dado que não havia certeza que os pneus traseiro regulamentares já estariam disponíveis, a organização do troféu optou por aceitar quaisquer pneus de borracha preta. Entretanto, o incansável Augusto Amorim do GT Team sempre conseguiu disponibilizar pneus Ostorero para os participantes.


O parque fechado para a 1ª prova do Trofeu Reynard CSB-GTTeam

A maioria dos participantes optou por montar estes novos pneus para a prova. Totalmente desconhecidos dos participantes do troféu, o primeiro impacto não foi favorável... a 1ª inspecção visual, acabados de sair do saco, revelou uma linha de junta do molde mesmo no meio do piso do pneu (habitualmente os fabricantes optam por colocar a junto num dos flancos). Pior, uma bolha nessa linha, provavelmente resultante do ponto de ataque da injecção, fazia suspeitar que a prova seria uma corrida de obstáculos com pneus "quadrados"... no entanto, desde as primeiras voltas de treinos os pneus não só não manifestaram esse temido comportamento, como começaram a surpreender com uma aderência muito correcta acabadinhos de sair do saco...

Os treinos cronometrados decorreram na pista 4 (vermelha). Luís Azevedo marcou um tempo de 7.948 segundos no cronómetro, com os pneus novos... em segundo lugar ficou Miguel Queirós, com 8.008 segundos (e uns P1 a começar a "abrir") e em terceira posição António Maia (também com os O&P 403) marcou um tempo de 8.038 segundos... A coisa prometia, os pneus novos demonstravam ser muito competitivos...


Os participantes da primeira manga

Na primeira manga Rui Mota dominou, conseguindo uma vantagem de 5 voltas para Carlos Alvim. Foi interessante a luta entre os dois, sobretudo porque Rui Mota andava afastado das provas noturnas de 6ª feira. José Pedro Vieira, outro participante que nos últimos tempos andava ausente das provas, demonstrou não só a sua qualidade de gatilhador mas também as do Reynard. O minimodelo com que este concorrente participou saiu da caixa durante os treinos cronometrados e a preparação constou, exclusivamente, em trocar pneus e aliviar a basculação... assim mesmo, terminou em 3ª posição da manga, a 2 voltas do 2º lugar...
Na quarta posição da manga ficou Eduardo Carvalho, a braços com um Reynard com uma afinação "peculiar". Seguiu-se Pedro Correia e, finalmente, Bruno Mendes, o mais novo desta prova.


O alinhamento da 2ª manga

Na segunda manga, a dos mais rápidos, Luís Azevedo dominou, sempre com Augusto Amorim e António Maia no seu encalço (menos 4 voltas que Luis, acabaram distanciados entre sí por apenas 3 metros). Paulo Mendes também andou muito próximo do pódio (ficou a 1 volta do 2º e 3º). Vítor Lopes acabou em 5º lugar da manga e da prova, a apenas 8 voltas de distância de Luís. Miguel Queirós terminou em 6º lugar da manga e da prova jã a uma distância de 13 voltas do 1º classificado.


Alinhamento final da prova

Prova muito disputada e interessante, que permite antever um troféu muito competitivo. A maior surpresa foram mesmo os pneus Ostorero, que saídos da saca e sem "acondicionamento" notório foram capazes de permitir andamentos rapidíssimos...

Os resultados da 1ª prova podem ser consultados aqui, e as pontuações do troféu aqui.

Na próxima semana a prova realiza-se na rapidíssima pista do CSB!

Até lá, boas gatilhadas!

MPQ

3 comentários:

Mota disse...

Olá Miguel.

Só para a correcção de que a 1ª prova foi no GT Team e não no CSB.

Um abraço e já agora, parabéns pelo fabuloso andamento que conseguioste ter.

Hugo Figueiredo disse...

Boas,


A minha ausência nao me permitiu confirmar o que parece ter sido uma prova empolgante, com as condicionantes da novidade do material, pneus incluídos.

Parabéns ao Luís e aos restantes participantes.


Abraço,

Hugo

Miguel Queirós disse...

Boas.

Obrigado pelo reparo Mota, já está corrigido.

Boas gatilhadas.