domingo, 9 de janeiro de 2011

1.ª Prova do Campeonato Clássicos Le Mans 2011




Campeonato Clássicos Le Mans 2011


1.ª Prova




Decorreu na passada Sexta-feira, na pista do GT Team Slot Clube, a primeira prova do Campeonato Clássicos Le Mans 2011, organizado conjuntamente pelo Clube Slot de Braga e pelo GT Team Slot Clube.


Compareceram treze pilotos à chamada, tendo os mesmos apresentado maioritariamente modelos da NSR, surgindo ainda quatro modelos da Slot.It e um modelo da Fly que "deu nas vistas".





A Direcção Técnica da prova ficou a cargo do Paulo Mendes, o qual desempenhou as funções com muito profissionalismo e habitual bom humor.





A qualificação foi dominada pelo Paulo Mendes, seguido do Augusto Amorim e do Luís Azevedo.


Pilotos que correram na primeira manga:
- Francisco Matos;
- Vítor Lopes;
- Emídio Peixoto;
- José Pedro Vieira;
- Rui Costa;
- Filipe Gomes;
- Luís Pedro.




Carros que alinharam na primeira manga

A primeira manga registou uma luta muito interessante entre o José Pedro Vieira, o Emídio Peixoto e o Francisco Matos, com vantagem para o primeiro, o qual conseguiu impor um andamento muito rápido e seguro no seu NSR.

Pilotos que correram na segunda manga:
- Luís Azevedo;
-Augusto Amorim;
- José Eduardo;
- Paulo Mendes;
- José Pedro Marques;
- António Maia.


Carros que alinharam na segunda manga

A segunda manga foi liderada desde o início e até ao fim pelo Augusto Amorim, o qual alinhou com um modelo da NSR muito bem preparado, conseguindo, fruto de um andamento muito rápido e seguro, vencer a primeira prova deste campeonato.

O Paulo Mendes conquistou o segundo lugar, tendo sofrido alguns despistes que condicionaram a sua pretensão à vitória final.

O Luís Azevedo quedou-se pelo terceiro lugar, desiludindo alguns dos presentes, pois nos treinos da semana tinha demonstrado um andamento fora de série.

O quarto lugar final foi conquistado pelo José Pedro Vieira, destronando o António Maia e o José Pedro Marques, os quais lutaram contra alguma instabilidade dos seus carros, para o quinto e sexto lugar respectivamente.

O José Eduardo sofreu e muito, pois desde logo se notou que o regulamento acabou por favorecer - e muito! - os modelos da NSR. Sem argumentos para contrariar o forte andamento dos seus parceiros de manga, o José Eduardo levou o seu Alfa da Slot.It até ao oitavo lugar final.



Alinhamento final geral




O pódio foi inteiramente dominada pelos modelos da NSR!





Pódio da prova:
1.º Augusto Amorim;
2.º Paulo Mendes;
3.º Luís Azevedo.
Para consultar o resultado completo da prova clique aqui.
Para consultar as pontuações do campeonato clique aqui.
A segunda prova do Campeonato Clássicos Le Mans 2011 terá lugar na pista do Clube Slot de Braga na próxima Sexta-feira.
Todos estão convidados para comparecer e participar!

7 comentários:

Emídio Rocha Peixoto disse...

Parabéns ao Augusto pela brilhante vitória.
Parabéns ao Paulo Mendes e ao Luís pela presença no pódio.
Parabéns novamente ao Paulo Mendes por ter assumido a Direcção deste campeonato.
Um abraço slotista,
Emídio.

mpqueiros disse...

Boas.

Parabéns a todos os participantes pela prova.

É com gosto que noto o regresso do Francisco Matos. Será que o veremos mais vezes?

Quanto à questão do regulamento beneficiar "e muito" os modelos da NSR, tenho duas observações:

1) discordo que o regulamento beneficie os modelos da NSR (ou da Slot.it, já agora); pelo contrário, houve o cuidado de beneficiar os minimodelos dos outros fabricantes; mas tendo ficado demonstrado que os modelos da NSR são naturalmente superiores, aceitam-se sugestões para "equilibrar" a coisa...

d) no que me toca, não volta a acontecer;

ix) quem vai participar na Liga de Clubes que se prepare então para escolher "convenientemente" os minimodelos a utilizar...

Boas gatilhadas.

Augusto Amorim disse...

Caro Miguel, penso que a analise do autor da reportagem foi um pouco precipitada. Verificou.se durante os treinos alguns bons tempos por parte de alguns slot.it que foram timidamente desenvolvidos.

Muitos de nós aproveitamos a solução mais fácil e fomos influenciados pela opção do Luis e aproveitando também o balanço das últimas 24hs da Trofa.

E, olhando a classificação do slot.it do José eduardo e do único fly (digno de louvor) do Emídio, das duas uma: ou o equilibrio entre as marcas foi conseguido ou o slot.it não foi devidamente desenvolvido para esta corrida...

Miguel, não percebi a que te referes na línea d) e nem a lógica da sequencia das alínea!!! 1) d) e ix)

Obrigado pelos parabéns Emídio e retribuo pela coragem em participar com um fly. Era o carro mais bonito em prova.

Hugo Figueiredo disse...

Olhando para os tempos de volta registados, ver tempos de 7.5s para os NSR diz muita coisa. As edições anteriores em que competiram os modelos "barquetas" da Slot.It, estes não registavam esses tempos, mesmo sendo potencialmente favorecidos pelos regulamentos da época, mais liberais em termos de pneus e permissão de lastro.

Por outro lado, nunca dantes competiram modelos clássicos NSR tao desenvolvidos como agora. Mesmo que as 24 Horas da Trofa tenham sido desenroladas em pista Ninco, as noções gerais daí aprendidas foram bem aplicadas aquando da resistência no GTTeam e foi surpreendente ver os tempos de volta registados...

Desta primeira prova, o mk IV aparenta ser o modelo mais adequado à pista do GTTeam. Vamos lá ver qual o modelo que se adapta às diferentes exigências da pista do CSB.

Parabéns aos participantes por uma prova que, "lendo à distância", pareceu animada e bem disputada (entre grupos).


Abraço,

Hugo

tresdejunho disse...

Foi uma corrida especialmente para mim que foi com um carro "modificado" e pintado por mim. já agora agradeço a ajuda do Augusto.
Vemo-nos na quarta-feira na reunião do CSB.
Luis Pedro

Emídio Rocha Peixoto disse...

Caro amigo Miguel Queirós:
Já agora importa deixar claro que a referência feita na notícia não pretende menosprezar o teu esforço e do Paulo Mendes em fazer um regulamento no âmbito do qual existisse um equilíbrio entre os diversos modelos Clássicos Le Mans de marcas diferentes.
O esforço é de louvar e sempre me pareceu que o regulamento estava muito bem feito, tanto mais que me pronunciei positivamente sobre o mesmo em momento prévio à sua divulgação.
No entanto, a prova demonstrou que os modelos da NSR não dão hipótese aos restantes modelos das outras marcas, desde logo pela sua tremenda eficácia com a basculação de carroçaria e com a basculação do berço. A diferença é abissal, chegando quase a meio segundo por volta!
Após a primeira prova e observação cuidada dos modelos em andamento, parece-me que a única possibilidade reside em limitar a basculação do berço dos NSR, mas é meu entendimento que não se pode neste momento alterar o regulamento. Já houve pessoas que investiram - e bem - em modelos da NSR e têm o direito de correr com os mesmos. A aposta feita nesse sentido é nitidamente vencedora!
Quanto a mim, contentar-me-ei em continuar a rolar com o meu modelo da Fly, um carro que demorou muito a preparar e que dá muito "prazer" a conduzir! :;)
Um abraço slotista,
Emídio.

drivethroughpt.blogpsot.com disse...

Boas

Infelizmente o raio da gripe impediu a minha participação na prova.

Pelo que vi dos treinos que se foram fazendo, gostava de deixar o meu contributo:
- viu-se um Chaparral da slot.it a andar muito depressa, apenas a 1 décimo dos NSR na altura, penso que a retirada do lastro das barquetas instabilizou-as um bocado e ainda não foi de todo resolvido.
- Pelo que vi, obrigar a apertar o berço dos NSR completamente poderá abrandar os carros, mas muito pouco mesmo,, não me parece que faça tanta diferença assim, uma vez que os chassis são bem mais flexíveis que os da slot.it.
- O motor slot.it, pelo menos em teoria, será superior ao NSR, em termos de prestações, nomeadamente rotação, uma vez que em binário e magnetismo são equivalentes.
- Penso que este regulamento está muito bem elaborado, houve preocupação em aproximar os fabricantes com modelos mais fracos, mas como disse na altura ao Miguel, também não é possível fazer milagres.
- Depois temos que ver a ordem dos tempos que se estão a fazer, 7,5 segundos. No último campeonato de barquetas, com permissão de lastro, pneus livres e motores livres na gama slot.it o melhor que se conseguiu foi 7,7 segundos muito altos, nesta pista e apenas na 5ª prova do campeonato, 3ª nesta pista, com os carros muito desenvolvidos.

Há alturas em que os carros são simplesmente melhores, o legislador não tem culpa, mas parece-me também que não houve intenção do repórter em atacar o regulamento:

Boas corridas