Rally dos 1000 Lagos
11.º e última prova
do
Campeonato Regional de Rally Slot 2014
No passado sábado, dia 5 de dezembro de 2014, nas
instalações do Clube Slot de Braga, decorreu o Rally dos 1000 Lagos, a 11.ª e última
prova do Campeonato Regional de Rally Slot 2014.
Esta prova contou com o apoio
formal da Embaixada da Finlândia em Portugal, a qual forneceu diversos brindes
e literatura sobre este belo país.
A prova contou com a
participação de 14 pilotos, sendo que estavam ainda indefinidos diversos
lugares do Campeonato Regional de Rally Slot 2014.
A organização preparou três pistas, as quais foram
percorridas nos seus dois sentidos, num total de seis provas especiais de
classificação para cada grupo. As pistas estavam cobertas por um manto de farinha
queimada, imitando na perfeição os troços enlameados do Rally dos 1000 Lagos.
Parece uma classificativa com o "sol da meia noite"...
A PEC 3 tinha um fantástico salto que permitiu imagens de rara beleza slotista!
As hostilidades começaram com o Grupo Livre, no âmbito do
qual os pilotos podiam alinhar com um carro dos grupos que já correram no Grupo
Produção, ou seja, N-GT, Ninco, Grupo B e SCX.
Neste grupo assistiu-se a uma grande batalha entre o Emídio
Peixoto e o Bruno Magalhães, ambos aos comandos de dois fantásticos Subarus da
Ninco, sempre seguidos de perto pelo Vítor Lopes, igualmente aos comandos de um
Subaru da Ninco. Este modelo, tal como o Citroen C4 da Ninco, revelou-se um dos
melhores modelos em provas de rally de neve.
O Emídio Peixoto acabou por superiorizar-se aos restantes
pilotos, vencendo com a margem de apenas 1,691 segundos sobre o Bruno
Magalhães. Este jovem piloto de Guimarães continua a demonstrar uma notável
evolução em provas de rally slot, sendo muito rápido, quer em pisos limpos,
quer em pisos de neve, esperando-se ainda melhores resultados no próximo ano.
O Vítor Lopes encerrou o pódio de forma categórica, com sete
segundos da vantagem para o Marcos Dias. Este piloto alinhou com um Subaru da
SCX, tendo sido assim o primeiro piloto dos automóveis desta marca, seguido do
Albino Dias, este aos comandos de um Audi A4 igualmente da SCX.
Neste grupo
salienta-se o fantástico 9.º lugar do Luís Lopes, superiorizando-se à Mariana
Loureiro, ao José Pedro Vieira e ao Rui Loureiro.
Importa ainda salientar o 10.º lugar da Mariana Loureiro, a
qual tem vindo a demonstra uma notável condução mesmo em provas de farinha.
A classe “rainha” prometia muito e foi uma delícia ver estes
modelos a evoluir nas pistas montadas para este rally.
O Emídio Peixoto, a estrear novo chassis da Avant Slot,
tinha prometido dar luta ao Marcos Dias, vencedor das últimas duas provas e, se
anunciou, acabou por cumprir quase na perfeição. Na PEC 1 cavou praticamente
cinco segundos de avanço, o qual aumentou na PEC 2 para oito segundos e, no
final da primeira Etapa, para 12,487 segundos! Foi uma primeira etapa completamente
ao ataque, o que lhe permitiu gerir o avanço durante toda a segunda etapa,
acabando por vencer o Rally dos 1000 Lagos 2014 com 10,384 segundos de vantagem
para o Marcos Dias. Este último piloto mais uma vez confirmou ser o único capaz
de contrariar o Emídio Peixoto, tendo inclusivamente vencidos todas as PEC da
2.ª etapa, mas já não tendo logrado recuperar o atraso acumulado na 1.ª etapa.
O terceiro lugar ficou para um inspirado Hugo Gomes, o qual
lutou até ao final com o Vítor Lopes pelo último lugar do pódio.
A fechar os cinco primeiros ficou o Albino Dias, o qual
ficou a apenas 0,638 segundos do Vítor Lopes, numa luta que foi igualmente
muito interessante na PEC final.
Salienta-se o fantástico 6.º lugar do Mika, o qual alinhou
com um Ford Focus da Ninco, com motor em linha, tendo sido o primeiro dos
pilotos com esta configuração de motor.
O sétimo lugar ficou para o José Pedro Vieira, com um Ford
Fiesta da SCX, seguido do Rui Loureiro, do António Bernardino e do Filipe
Gomes.
Relativamente aos representantes de Guimarães, o Bruno
Magalhães voltou a ficar à frente do seu pai Salvador Magalhães, ambos
separados no final do rally por apenas 0,181 segundos! Foi a diferença mais
pequena entre pilotos!
Seguiu-se a fantástica Mariana Loureiro, cada vez mais
segura e rápida em provas de neve, e o Luís Lopes, sempre muito concentrado e
com vontade de fazer ainda melhor. São o nosso futuro e o orgulho dos seus
pais!
Para consultar os resultados completos desta prova clique aqui.
Belíssimo alinhamento final
Quanto ao Campeonato Regional de Rally Slot 2014, Emídio
Peixoto sagrou-se campeão com um total de 159 pontos, fruto de uma constância
representada por nove vitórias e dois segundos lugares.
O segundo lugar foi ocupado pelo Marcos Dias, jovem piloto
que cometeu a proeza de derrotar o campeão em título por duas vezes. É um nome
a reter para 2015.
O terceiro lugar ficou para o José Eduardo, igualmente muito
constante durante todo o campeonato, embora tendo faltado a duas provas no
final, o que condicionou fatalmente a sua segura segunda posição.
O quarto lugar ficou para o Albino Dias, um dos totalistas
deste campeonato.
O quinto lugar foi ocupado pelo Hugo Gomes, jovem piloto do
Clube Slot de Braga, o qual tem demonstrado igualmente grande rapidez em provas
de rally slot.
O sexto lugar ficou para o Bruno Magalhães, melhor piloto
oriundo de Guimarães, sendo igualmente um nome a reter para 2015.
O sétimo lugar ficou para o Vítor Lopes.
O oitavo lugar foi ocupado pelo Rui
Loureiro.
O nono lugar ficou para o António Bernardino e, a fechar o “Top Ten”, ficou o António Maia.
Poderá consultar a pontuação final do Campeonato Regional de Rally Slot 2014 clicando aqui.
Importa salientar que este foi o campeonato mais concorrido
dos últimos anos, tendo registado um total de 45 pilotos no Grupo WRC e 47
pilotos no Grupo Produção.
Foi um campeonato muito variado, com provas de asfalto limpo
e provas de neve, contando com o apoio oficial da Scaleauto.
Em duas provas
contou com o inédito apoio da Embaixada da Suécia – Rally da Suécia - e da Embaixada da Finlândia – Rally dos 1000
Lagos.
Mais uma vez contou com o apoio da Câmara Municipal da Póvoa da Lanhoso
para a realização do Rally Terra do Ouro.
Igualmente estreou-se o Rally de
Todos os Santos nas instalações do L´Auto E.Leclerc.
A SABSEG igualmente apoiou a nosso campeonato.
A SABSEG igualmente apoiou a nosso campeonato.
A organização do Campeonato Regional de Rally Slot 2014
agradece a todas as entidades que apoiaram as diversas provas, bem como a todos
os pilotos que compareceram e abrilhantaram as provas com a sua participação.
Um agradecimento especial para todos os associados e
simpatizantes do Clube Slot de Braga que ajudaram na preparação das pistas, bem
como na organização de cada uma das provas de rally. Sem eles nada teria sido
possível.
E, agora, vamos preparar 2015?
Sem comentários:
Enviar um comentário