quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Rally dos 1000 Lagos - 11.ª e última prova do Campeonato Regional de Rally Slot 2014




Rally dos 1000 Lagos
 
11.º e última prova
do
Campeonato Regional de Rally Slot 2014
 


No passado sábado, dia 5 de dezembro de 2014, nas instalações do Clube Slot de Braga, decorreu o Rally dos 1000 Lagos, a 11.ª e última prova do Campeonato Regional de Rally Slot 2014.
 
Esta prova contou com o apoio formal da Embaixada da Finlândia em Portugal, a qual forneceu diversos brindes e literatura sobre este belo país.
 


 
A prova contou com a participação de 14 pilotos, sendo que estavam ainda indefinidos diversos lugares do Campeonato Regional de Rally Slot 2014.


 
A organização preparou três pistas, as quais foram percorridas nos seus dois sentidos, num total de seis provas especiais de classificação para cada grupo. As pistas estavam cobertas por um manto de farinha queimada, imitando na perfeição os troços enlameados do Rally dos 1000 Lagos.

 Parece uma classificativa com o "sol da meia noite"...



A PEC 3 tinha um fantástico salto que permitiu imagens de rara beleza slotista!


As hostilidades começaram com o Grupo Livre, no âmbito do qual os pilotos podiam alinhar com um carro dos grupos que já correram no Grupo Produção, ou seja, N-GT, Ninco, Grupo B e SCX.
Neste grupo assistiu-se a uma grande batalha entre o Emídio Peixoto e o Bruno Magalhães, ambos aos comandos de dois fantásticos Subarus da Ninco, sempre seguidos de perto pelo Vítor Lopes, igualmente aos comandos de um Subaru da Ninco. Este modelo, tal como o Citroen C4 da Ninco, revelou-se um dos melhores modelos em provas de rally de neve.


O Emídio Peixoto acabou por superiorizar-se aos restantes pilotos, vencendo com a margem de apenas 1,691 segundos sobre o Bruno Magalhães. Este jovem piloto de Guimarães continua a demonstrar uma notável evolução em provas de rally slot, sendo muito rápido, quer em pisos limpos, quer em pisos de neve, esperando-se ainda melhores resultados no próximo ano.
 
O Vítor Lopes encerrou o pódio de forma categórica, com sete segundos da vantagem para o Marcos Dias. Este piloto alinhou com um Subaru da SCX, tendo sido assim o primeiro piloto dos automóveis desta marca, seguido do Albino Dias, este aos comandos de um Audi A4 igualmente da SCX.


 Neste grupo salienta-se o fantástico 9.º lugar do Luís Lopes, superiorizando-se à Mariana Loureiro, ao José Pedro Vieira e ao Rui Loureiro.


Importa ainda salientar o 10.º lugar da Mariana Loureiro, a qual tem vindo a demonstra uma notável  condução mesmo em provas de farinha.


A classe “rainha” prometia muito e foi uma delícia ver estes modelos a evoluir nas pistas montadas para este rally.


O Emídio Peixoto, a estrear novo chassis da Avant Slot, tinha prometido dar luta ao Marcos Dias, vencedor das últimas duas provas e, se anunciou, acabou por cumprir quase na perfeição. Na PEC 1 cavou praticamente cinco segundos de avanço, o qual aumentou na PEC 2 para oito segundos e, no final da primeira Etapa, para 12,487 segundos! Foi uma primeira etapa completamente ao ataque, o que lhe permitiu gerir o avanço durante toda a segunda etapa, acabando por vencer o Rally dos 1000 Lagos 2014 com 10,384 segundos de vantagem para o Marcos Dias. Este último piloto mais uma vez confirmou ser o único capaz de contrariar o Emídio Peixoto, tendo inclusivamente vencidos todas as PEC da 2.ª etapa, mas já não tendo logrado recuperar o atraso acumulado na 1.ª etapa.
 
O terceiro lugar ficou para um inspirado Hugo Gomes, o qual lutou até ao final com o Vítor Lopes pelo último lugar do pódio.
A fechar os cinco primeiros ficou o Albino Dias, o qual ficou a apenas 0,638 segundos do Vítor Lopes, numa luta que foi igualmente muito interessante na PEC final.
Salienta-se o fantástico 6.º lugar do Mika, o qual alinhou com um Ford Focus da Ninco, com motor em linha, tendo sido o primeiro dos pilotos com esta configuração de motor.
O sétimo lugar ficou para o José Pedro Vieira, com um Ford Fiesta da SCX, seguido do Rui Loureiro, do António Bernardino e do Filipe Gomes.
Relativamente aos representantes de Guimarães, o Bruno Magalhães voltou a ficar à frente do seu pai Salvador Magalhães, ambos separados no final do rally por apenas 0,181 segundos! Foi a diferença mais pequena entre pilotos!
Seguiu-se a fantástica Mariana Loureiro, cada vez mais segura e rápida em provas de neve, e o Luís Lopes, sempre muito concentrado e com vontade de fazer ainda melhor. São o nosso futuro e o orgulho dos seus pais!
 
Para consultar os resultados completos desta prova clique aqui.
 

Belíssimo alinhamento final


 
Quanto ao Campeonato Regional de Rally Slot 2014, Emídio Peixoto sagrou-se campeão com um total de 159 pontos, fruto de uma constância representada por nove vitórias e dois segundos lugares.


O segundo lugar foi ocupado pelo Marcos Dias, jovem piloto que cometeu a proeza de derrotar o campeão em título por duas vezes. É um nome a reter para 2015.
O terceiro lugar ficou para o José Eduardo, igualmente muito constante durante todo o campeonato, embora tendo faltado a duas provas no final, o que condicionou fatalmente a sua segura segunda posição.


O quarto lugar ficou para o Albino Dias, um dos totalistas deste campeonato.


O quinto lugar foi ocupado pelo Hugo Gomes, jovem piloto do Clube Slot de Braga, o qual tem demonstrado igualmente grande rapidez em provas de rally slot.



O sexto lugar ficou para o Bruno Magalhães, melhor piloto oriundo de Guimarães, sendo igualmente um nome a  reter para 2015.


O sétimo lugar ficou para o Vítor Lopes.
O oitavo lugar foi ocupado pelo Rui Loureiro.
O nono lugar ficou para o  António Bernardino e, a fechar o “Top Ten”, ficou o António Maia.
Poderá consultar a pontuação final do Campeonato Regional de Rally Slot 2014 clicando aqui.
 
 
Importa salientar que este foi o campeonato mais concorrido dos últimos anos, tendo registado um total de 45 pilotos no Grupo WRC e 47 pilotos no Grupo Produção.

 

Foi um campeonato muito variado, com provas de asfalto limpo e provas de neve, contando com o apoio oficial da Scaleauto.
 
Em duas provas contou com o inédito apoio da Embaixada da Suécia – Rally da Suécia -  e da Embaixada da Finlândia – Rally dos 1000 Lagos.
 Mais uma vez contou com o apoio da Câmara Municipal da Póvoa da Lanhoso para a realização do Rally Terra do Ouro.

 Igualmente estreou-se o Rally de Todos os Santos nas instalações do L´Auto E.Leclerc.


A SABSEG igualmente apoiou a nosso campeonato.
A organização do Campeonato Regional de Rally Slot 2014 agradece a todas as entidades que apoiaram as diversas provas, bem como a todos os pilotos que compareceram e abrilhantaram as provas com a sua participação.
Um agradecimento especial para todos os associados e simpatizantes do Clube Slot de Braga que ajudaram na preparação das pistas, bem como na organização de cada uma das provas de rally. Sem eles nada teria sido possível.
E, agora, vamos preparar 2015?

Sem comentários: