terça-feira, 12 de maio de 2015

19.ª Rampa Slot da Falperra 2015




19.ª Rampa Slot da Falperra


No passado sábado, dia 9 de maio de 2015, nas instalações do Clube Slot de Braga, sob o alto patrocínio do Clube Automóvel do Minho, da Scaleauto, da Herdmar e da SABSEG, decorreu a 19.ª edição da Rampa Slot da Falperra, uma das míticas provas de slot do panorama nacional.
 
Compareceu em prova um total de 83 inscritos em 6 classes, com pilotos oriundos de Braga, Guimarães, Felgueiras e Viana do Castelo, os quais se esmeraram e o espetáculo foi garantido.

O primeiro grupo a ir para a pista foi o S1600, o qual foi dominado pelo António Maia, vencendo com 0,370 segundos de diferença para o Emídio Peixoto, ambos aos comandos de um Opel Corsa da Sloter. O terceiro classificado foi o Rui Costa, piloto oriundo da cidade de Viana do Castelo e que abrilhantou a prova com a sua presença.

Seguiu-se o Grupo Clássicos Sidewinder, no qual se registou uma interessantíssima prova entre o Emídio Peixoto e o António Maia, ambos separados por uma vantagem mínima no final da primeira subida, mas que se fixou em 1,059 segundos no final da segunda subida, desta vez com vantagem para o Emídio Peixoto. O terceiro classificado foi o Marcos Dias, o qual se impôs a outros pilotos com mais experiência neste tipo de provas.

O Grupo N GT foi o terceiro a entrar para a pista, com o Emídio Peixoto a dominar o mesmo aos comandos de um BMW Z4 da Scaleauto, terminando com 0,448 segundos de vantagem para o António Maia. Seguiu-se o Albino Dias, aos comandos de um Peugeot da Spirit.

O Grupo Livre, constituído pelos mais rápidos modelos à escala 1/32, foi o quarto a entrar em pista e a luta pela vitória foi incrível entre o António Maia e o Emídio Peixoto. Com efeito, no final da 1.ª subida, António Maia registou o tempo de 7,384 segundos, enquanto o Emídio alcançou o tempo de 7,551 segundos. A segunda subida foi de cortar o fôlego, com o Emídio Peixoto a pulverizar o tempo com o 7,304 segundos, registando o melhor tempo absoluto da pista 2. E a vitória no grupo ficou para o Emídio Peixoto, seguido do António Maia e do Albino Dias, muito rápido aos comandos de um surpreendente Lancia Beta Montecarlo.

A 4.ª prova do Campeonato Ninco GT  subiu igualmente a rampa, tendo o Emídio Peixoto conquistado a vitória, seguido do António Maia e do Albino Dias.
 
Finalmente subiu o Grupo 1/24 e 1/28 e o espetáculo foi absoluto. António Mais apresentou-se em prova com um Ferrari regulamentar e soberbamente preparado, não tendo dado qualquer hipótese, conquistando o tempo de 7,094 segundos na pista 1 – recorde absoluto da Rampa – e o tempo de 7,760 segundos na pista 2, vencendo o grupo com 5,196 segundos de vantagem para o segundo classificado.


Este foi o Rui Costa, o qual alinhou com o carro mais bonito da prova, tendo feito uma luta muito interessante com o Marcos Dias pelos restantes lugares do pódio.

 
Anota-se que a vitória da geral ficou para o António Maia por apenas 0,001 segundos de diferença para o Emídio Peixoto, a mais curta distância de sempre, o que bem demonstra o nível competitivo desta prova.
E assim foi a 19.ª Rampa Slot da Falperra.
 
Salienta-se a Mariana Loureiro,  qual venceu o troféu dedicado a pilotos com idade igual ou inferior a 14 anos, bem como a estreia absoluta neste tipo de provas do Hugo Daniel Soares, o qual terminou todos os grupos em que participou a meio da tabela.
Salienta-se igualmente a participação dos pilotos do Guimarães Slot Clube, Salvador Magalhães, Bruno Magalhães e Paulo Relvas.
Resta um agradecimento a todos os patrocinadores:



 
- ao Clube Automóvel do Minho, pelas taças fornecidas;
 
 
- à SABSEG, na pessoa do António Morgado, pelos dois belíssimos carros oferecidos aos pilotos mais rápidos da pista 1 e da pista 2;
 
- à HERDMAR, na pessoa do Sr. Abel Marques, pelos seis fantásticos faqueiros fornecidos;
 
 
- à Scaleauto, pelo apoio dado no fornecimento de pneus;
 

- finalmente, ao Jorge Reis, pelo fornecimento e montagem da sua fantástica réplica da Rampa da Falperra, com duas curvas em madeira –  restaurante e papa -  que deixam em água a cabeça dos pilotos, sendo muito difícil a sua abordagem.
Para o ano há mais! E agora, toca a ver a RAMPA DA FALPERRA de 2015 agendada para o próximo fim de semana!

Sem comentários: