Campeonato Regional de Rally Slot de Braga 2022
1.ª Prova
Rally Slot de Monte-Carlo
No passado dia 22 de janeiro de 2022, nas instalações do Clube Slot de Braga, iniciou-se o Campeonato Regional de Rally Slot de Braga 2022 com mais uma edição do Rally Slot de Monte-Carlo.
A organização preparou três pistas para o efeito, uma das quais recreando a mítica subida ao Col de Turini, com as suas conhecidas curvas e muito gelo!
Compareceram em prova 14 fantásticos pilotos, anotando-se a participação especial do José Luís Rosales, piloto oriundo de Orense e que abrilhantou a prova, dando logo um cunho internacional desde logo a primeira prova ao Campeonato Regional de Rally Slot de Braga 2022. Ao José Luís, que veio sozinho desde Orense disfrutar das nossas pistas e companhia, aqui fica o nosso público agradecimento!
Anota-se igualmente a participação de dois pilotos oriundos da vizinha cidade de Guimarães, tendo o Salvador Magalhães e o Bruno Magalhães abrilhantado igualmente a prova com a sua participação.
Anota-se ainda a estreia absoluta em provas de rally slot do André Ribeiro e do Pedro Ribeiro, desde logo tendo ambos dado boas indicações de que poderão no futuro obter ótimos resultados nesta modalidade do slot.
O Troféu SRC Grupo B foi o primeiro a ir para a pista, tendo sido possível apreciar a evolução dos Lancia Delta S4 e dos Peugeot 205 T16 nas belíssimas e difíceis pistas do Rally Slot de Monte-Carlo.
Este grupo foi inteiramente dominado pelo Emídio Peixoto, o qual alinhou com um Lancia Delta S4 absolutamente “de caixa”, versão Tabatton Crono, e que desde logo demonstrou ser um carro muito rápido e equilibrado.
O domínio foi total, com vitórias em todas as PECs e na Power Stage, terminando com uma vantagem de 10,725 segundos.
Seguiu-se o Albino Dias, o qual pilotou igualmente um Lancia Delta S4 de forma muito rápida e segura, sendo certamente um dos pilotos a tomar em consideração para ocupar os lugares do pódio nas provas que se seguem.
O terceiro lugar do pódio ficou para o Rui Loureiro, aos comandos de um Peugeot 205 T16, sendo assim o piloto mais rápido d´entre os que decidiram alinhar com este modelo.
O quarto lugar ficou para o Paulo Alexandre, tendo o José Luís Rosales fechado o Top 5!
Salientam-se as curtíssimas diferenças finais entre o Ricardo Carvalho e o José Luís Rosales, de apenas 0,267 segundos, bem como entre Salvador Magalhães e o Tiago Morgado, esta de apenas 0,484.
Merece destaque a belíssima performance do jovem Tiago Morgado, o qual alinhou com um Lancia Delta S4 e desde logo se impôs a dois pilotos com muita mais experiência. Espera-se muito deste jovem piloto bracarense.
O desfile final dos carros participantes no Troféu SRC Grupo B na descida do Col de Turini
1.º Emídio Peixoto
2.º Albino Dias
3.º Rui Loureiro
Terminado o Troféu SRC Grupo B, todos os pilotos fizeram um descanso e, aí, brilharam as moelas cozinhadas de forma fantástica pela mãe do associado André Ribeiro. Estas fantásticas moelas, acompanhadas por um pão quentinho e por uma bebida à escolha permitiram a todos os pilotos restabelecer os níveis de energia e boa disposição.
Saiu então para a prova o Grupo WRC e a expetativa era enorme, tendo em conta que o Emídio Peixoto e o Ricardo Carvalho decidiram alinhar com o novo Huyndai i20, equipado com chassis Kilslot soft.
Será que este novo modelo, mesmo com uma carroçaria da SCX mais pesada, teria possibilidades de ombrear com os Subaru da MSC e Scaleauto com carroçarias mais leves, tal como com os Citroen Xsara?
E a primeira PEC desde logo demonstrou que o Hyundai equipado com chassi Kilslot é mesmo um carro fantástico, tendo o Emídio Peixoto vencido a mesma de forma destacada, conseguindo um segundo de vantagem para um Albino Dias que estava muito inspirado aos comandos de um Subaru equipado igualmente com chassis Kilslot.
Na PEC 2 o Emídio Peixoto esteve demolidor e cavou três segundos de vantagem para toda a concorrência, a qual dilatou ainda mais na PEC 3, terminando a primeira etapa com 9 segundos de vantagem para o segundo classificado.
Seguiu-se o Albino Dias, aos comandos de um Subaru, o qual teve uma fantástica luta com o Ricardo Carvalho, conseguindo segurar o 2.º lugar por apenas 0,432 segundos.
No 4.º lugar ficou o Paulo Alexandre, o qual já nos tem habituado a andar muito bem em provas de rally slot.
A fechar o Top 5 ficou o Rui Loureiro, cujo Subaru continua a demonstrar muita rapidez.
Pódio do Grupo WRC:
1.º Emídio Peixoto
2.º Albino Dias
3.º Ricardo Carvalho
Carros que ocuparam o pódio
Para consultar os resultados completos do Grupo WRC clique AQUI.
No final da prova foi sorteado um motor da Black Arrow e um Hyundai i20 da SCX entre os pilotos participantes.
Ao José Gonçalves saiu o motor, enquanto ao Tiago Morgado saiu o Hyundai. O Tiago ficou contentíssimo!
A organização do Campeonato Regional de Rally Slot de Braga 2022 agradece a todos os pilotos que abrilhantaram a prova com a sua participação, anotando-se que a segunda prova será o Rally Slot da Suécia 2022, a qual está marcada para o próximo sábado, dia 19 de fevereiro. Devido à Pandemia Covid-19, a prova decorrerá em asfalto limpo, não sendo possível colocar farinha nas pistas. Relembra-se que continua a ser obrigatório o uso de máscara cirúrgica ou FP2 e a desinfeção das mãos. Até sábado!
Sem comentários:
Enviar um comentário