segunda-feira, 1 de junho de 2009

Campeonato LMP 2009


26 comentários:

Mota disse...

Viva.

Vamos lá malta, mais um grande campeonato se adivinha.

Um abraço

Hugo Figueiredo disse...

Eu ainda não sei qual dos meus 3 Audis levar... eheheh

Emídio Peixoto disse...

Meus caros amigos slotistas:
Noto que devem ter atenção ao regulamento do campeonato LMP na parte em que refere:
"O plano inferior do chassis será o plano inferior do minimodelo e nenhum componente poderá situar-se abaixo deste plano. Em particular, o motor não poderá sobressair do chassis e o limite inferior da carroçaria não poderá situar-se abaixo do plano inferior do chassis.".
Ora, em alguns casos, no Audi da SCX o motor sobressai do plano inferior do chassis, pelo que não será admitido.
Fica uma nota para tomar em consideração.
Um abraço,
Emídio.

Hugo Figueiredo disse...

Acho isso um pouco discutível na medida em que há fabricantes que concebem os chassis de propósito para o motor sobressair...

Pela mesma linha de pensamento, o Audi R10 da Avant Slot que eu tb possuo fica fora de regulamento, isto enquanto eu ainda nem o comecei a montar...

Hugo Figueiredo disse...

Além do mais, o facto do motor ser sobressaído do chassis nao traduz directamente um ganho de apoio magnético.

Se tivermos o veio do motor paralelo ao eixo traseiro, como é comum na maior parte dos carros, independentemente se o motor sobressai 2 ou 3 mm para baixo do chassis, a altura do motor à calha é ditada pela altura do pneu. Os Audis R8 da SCX ou R10 da Avant Slot estão em nítida desvantagem para os modelos que podem equipar um berço "offset" da Slot.it, esse sim, aproxima o motor à calha em 1 mm com a mesma altura de pneu...


Fica à consideração...

Mota disse...

Viva caros Slotistas.

Gostaria de lêr um comentário da parte do Miguel Queirós que segundo julgo foi o mentor do regulamento, relativamente a este aspecto muito bem levantado pelo Emídio. Será o espírito do regulamento pôr o Audi da SCX de fora?

Um abraço

Miguel Queiros disse...

boas.
meus caros, enquanto o campeonato não começar, o regulamento é sempre provisório e sujeito a melhorias. Todas as opiniões são bem vindas nesse sentido.
A questão do motor não poder sobressair do chassis não é uma tentativa de limitar o efeito magnético. É antes uma medida de segurança à pista, uma vez que essa situação pode provocar um curto circuito (já aconteceu...). O efeito magnético, como muito bem observa o Hugo, depende apenas da distância entre o motor e a calha, e tal pode ser atingido de duas formas: ou com offset entre eixo de rodas e veio do motor (caso dos berços slot.it), ou diminuindo ao tamanho das rodas (rectificando os pneus).
no caso do audi scx, julgo que a altura é regulável. pergunto, não pode ser regulado de modo a cumprir o regulamento tal como se encontra actualmente?
no caso dos modelos da avant slot, se o berço não é regulável, nada feito.
Não gostaria que fossem eliminados modelos por esta questão. Julgo que podemos contornar esta questão.
Sugiro que seja estabelecido um limite à diferença alturas entre o plano inferior do chassis o o plano inferior do motor. Peço então a quem possua os modelos da avant que indique qual é o valor dessa diferença. Claro está que esta alteração abre outras possibilidades de preparação...
por mim maravilha, quanto mais "faralhice" (legal, sempre), melhor!!!...

cumps,

Miguel Queiros disse...

Olá Mota.
postaste o teu comentário enquanto escrevia o meu... mas julgo que responde ao ponto que referes.
Neste tipo de campeonatos acho interessante que haja a maior diversidade possível em relação a escolha de modelos. Para limitações às escolhas temos os troféus...
Julgo que a questão pode ser resolvida corrigindo o regulamento.
Apesar que quem já começou com preparações de acordo com o regulamento actual pode não concordar. Mas peço a compreensão considerando o objectivo da alteração: alargar o leque de escolhas dos modelos.
Espero os vosso comentários.
Um abraço.

Filipe Vilas Boas disse...

Ola meus caros amigos,

Migeul, envia-me o logo do clube, com boa definição para o meu mail :

filipe.vilas@valindo.com
ou
filipevilasboas@hotmail.com

Já fiz um esboço e falta-me apenas o logo do Clube.

Um abraço

Filipe Vilas Boas

P.S. O Porsche da Fly 911 GT Evo2 pode entrar neste campeonato? Estou a pensar em entrar com esse charuto com motor Hurricane ou Slot.It Boxer... apenas pelo gozo e pelo carro em si!

Miguel Queiros disse...

Olá Filipe.

Obrigado pela disponibilidade.
já enviei o logo.

quanto ao Porsche, não vejo razão para não entrar... é motor em linha e participou em Le Mans após 1994...

um abraço

Mota disse...

Viva Miguel.

Tive oportunidade de olhar à hora do almoço para o meu R8 da SCX pois fui surpreendido com a questão levantada e alguma admiração se apoderou de mim. É que não me parece que isso aconteça neste modelo. E se o que vi no meu carro é ultrapassar o limite do chassis, suspeito que poucos ou nenhuns passarão segundo esse critério. Os da Avant Slot não sei como estão, mas é uma questão muito bem levantada pelo Emídio, continuo a dizer, o que permite a discução de forma a que as coisas fiquem bem definidas.

Obrigado pelo cuidado em responder às questões e um abraço,

Rui Mota

Hugo Figueiredo disse...

Bem, lá vou eu com o Audi da Slot.It...


Acerca da regulação da altura do berço do SCX, acho que este não é tao regulável quanto isso, julgo mesmo que quando totalmente apertado fica no plano do chassis. O desapertar dos parafusos ajuda a basculação no sentido "interior" do veículo.


Quanto à regulação de altura do motor, isso pode ser regulamentado como "altura mínima" usando uma placa com um acessório (tipo placa de balsa) com largura e comprimento identicas à dos motores boxer e com uma profundidade escolhida (1 mm, 10 cm, 0,01 mm, 20 m, etc...) e obrigar que as rodas traseiras apoiem a pista com este acessorio colocado debaixo do motor (seria limitar os adeptos dos pneus extra-rebaixados...).


Senao, la vou eu com o R8 da Slot.It, devidamente munido de berço "offset"...

Emídio Peixoto disse...

Prepara-te Miguel, pois parece que vais ter muito trabalho na Sexta-feira...
Mas não te preocupes, pois não vou utilizar o Audi da SCX, mas sim um carro já utilizado há muito na pista antiga das boxes e com provas dadas... qual será ?
No entanto, continuo a afirmar que o meu Audi, de série e com um motor laranja da Avant - Hurricane - fica cerca de 0,5 mm abaixo do chassis. Se colocares o paquímetro de lado, como costumas fazer, não apoia no chassis.
Um abraço,
Emídio Peixoto.
Um abraço,
Emídio.

Mota disse...

Viva Miguel.

Por mim também não te preocupes. Já não participo.

Um abraço

Mota disse...

Viva Emídio

Menos um adversário....

Esta já é a primeira vitória, há, há, há....

Um abraço

Emídio Peixoto disse...

Amigo Rui Mota:
Não compreendi este teu último comentário... devo estar cansado.
Um abraço,
Emídio.

Emídio Peixoto disse...

Até porque a tua ausência é, ao contrário do que disseste, uma primeira derrota para quem gosta da tua companhia (como é o meu caso).
Um abraço,
Emídio.

Miguel Queiros disse...

Olá a todos.

Mota: espero que a tua decisão de não participar não seja irrevogável. Dou grande valor à tua participação (a todos os níveis) e, subscrevendo as palavras do Emídio, a tua ausência seria uma derrota.

Hugo: consegues avaliar qual é a diferença de cotas nos modelos avant slot? a minha ideia é fazer precisamente como sugeres e estabelecer uma altrua mínima (se bem que 20m parece-me excessivamente conservador... LOL)

Um abraço.

Hugo Figueiredo disse...

Miguel:

Eu sugeri a altura mínima para evitar aquilo que referias, os curto-circuitos na pista. Julgo que não é uma questão de ser Avant Slot, ou SCX, ou outra. É uma medida que permita a rodagem do motor na pista sem que a caixa entre em contacto com o carril. Isso teria de ser analisado na pista, julgo eu.


De qualquer modo vou tirar o pó ao Audi da Avant Slot e depois podemos ver e tirar conclusões...

Mota disse...

Hó Emídio, I'm Sorry.
Também é extensivo a tí Miguel....

Vou de férias, num cruzeiro pá....

Estou maravilhado com a ideia.

Pois é, dei outra ideia, não?

Sorry

Emídio Peixoto disse...

Caro amigo Mota:
Efectivamente deste a entender algo de diferente.
Estás, obviamente, desculpado.
Desejo-te umas óptimas férias.
Um abraço,
Emídio.

Mota disse...

Caro amigo Emídio.

Depois de ler, efectivamente poderia ter ficado outra ideia. Mas é mesmo por força da situação, surgiu esta oportunidade e vou aproveitá-la.

Mas como já não vou participar, dei-me ontem ao trabalho de reconverter a máquina ao seu estado original. Constatei que tanto com o berço e motor Spirit, como com o berço e o motor RX original, no meu carro todo o conjunto nunca ultrapassa o nível inferior do chassis. Não terias já no teu limado arestas? Provavelmente, ao limar rebarbas, o conjunto acabe por descer ligeiramente. Digo eu, porque no meu, mas atenção que o meu já é de segunda geração, isso não acontece.

Por outro lado, julgo que o R8 da SCX é o único modelo em que a carroçaria assenta directamente no chassis. Dessa forma, nunca ficará abaixo do limite inferior do mesmo. Poderá ser uma questão problemática para os outros carros, pois haverá necessidade de recorrer a anilhas para subir a carroçaria e evitar assim uma penalização ou até desclassificação. São apenas alertas para não apanhar ninguém desprevenido.

Um abraço

Anónimo disse...

Miguel Queirós, regista aí a anotação do Sr. Rui Mota!! :)

Miguel Queiros disse...

Olá Mota.

Um cruzeiro?... maravilha!
umas feriazitas então...
aproveita e diverte-te.

Grande abraço.

Miguel Queiros disse...

Boas.
Verifiquei a questão do motor, tanto no audi da avant slot como no da scx.
Noda avant não verifiquei qualquer problema. tanto no chassis original como na versão racing o motor fica à face do chassis, portanto não há problema.
No modelo da scx, realmente o motor fica ligeiramente abaixo do berço, mas fica à face do chassis (pelo menos nos modelos que vi).
De qualquer forma, para evitar desqualificações, vou introduzir uma tolerância de 0,5mm nessas cotas e, seguindo a sugestão do Hugo, limitar a distância mínima do motor à placa de verificação em 0,6mm.
O regulamento online já está actualizado.
Obrigado por todos os comentários e sugestões.
E que seja um campeonato animado e disputado!
Abraço a todos.

Emídio Peixoto disse...

Caro amigo Miguel Queirós:
Uma vez que no meu audi o motor Hurricane fica bem abaixo do chassis e já lixei demais os pneus de espuma (só tenho um par para competir), vou alinhar com o Toyota GT ONE da Scaleauto, pois é o único que se mostra minimamente competitivo.
Um abraço,
Emídio.