Conforme prometido, decidi fazer uma reportagem sobre alguns truques e dicas para pintar os nossos carros de slot. Desde logo duas vantagens: carros personalizados e exclusivos e ainda o prazer de trabalhar em modelismo. O principal objectivo é ajudar os mais novos e os mais desajeitados/preguiçosos.
O carro escolhido foi o kit branco do Porsche 911 GT-1 da Fly. Sendo um kit por pintar, e estando a preparar um Bólide para as 24 horas do Porto, decidi retirar a tinta de um Corvette C6R da marca SCX para explicar passo a passo o processo.
1º Passo – Retirar com a ajuda de um bisturi todas as partes interiores do carro.
2º Passo – Colocar a carroçaria numa caixa (de preferência transparente) e acrescentar álcool etílico a 90 %, de cor azul. Passadas algumas horas, entre 6 a 12, a tinta começa a empolar conforme fotografia.
3º passo – com a ajuda de uma velha escova de dentes, retiramos a tinta e nos locais mais difíceis limpamos com um palito. Como vêm é fácil!!!
Agora voltemos ao Porsche 911 GT-1 da Fly.
1º Passo – escolhi uma decoração relativamente facil, usando 2 cores. Definir bem as cores pretendidas e começar por dar uma demão de primário, conforme foto, e deixar secar na estufa aprovisionada. Tempo de secagem de cerca de 2 horas. Aplicar com movimentos suaves e rectos.
1º Passo – escolhi uma decoração relativamente facil, usando 2 cores. Definir bem as cores pretendidas e começar por dar uma demão de primário, conforme foto, e deixar secar na estufa aprovisionada. Tempo de secagem de cerca de 2 horas. Aplicar com movimentos suaves e rectos.
2º Passo – com ajuda de lixa fina, regularizar a carroçaria e em especial as rebarbas do molde.
Agora, o carro está pronto a receber a outra cor. Utilizei tinta em spray cinza alumínio da Tamiya.
4º Passo – retirar a fita. Esta fita de marca tamiya é de grande qualidade e não deixa qualquer marca nem cola.
5º Passo – escolha e colocação de decalques. Aqui cada um dá azo a sua imaginação. Com ajuda de uma boa impressora a lazer e utilizando papel de decalque branco ou transparente, podemos fazer qualquer decalque. Aconselho para cores claras o papel branco.
A colocação dos decalques é bastante simples, basta recortar, por em agua alguns segundos e com a ajuda do bisturi colocar no local pretendido. Deixar secar bem os decalques.
6º Passo – envernizar o carro. Dar a 1ª demão mais ao de leve para que os decalques não enruguem. Passadas novamente algumas horas, dar a 2ª demão mais forte.
E pronto, o carro está pintado!!!
7º passo – soldar todos os elementos com ajuda de ferro de soldar e se necessário usar cola de contacto, nunca utilizar cola de ciano.
O custo médio para pintar cada carro importa em cerca de 8,00€
Material utilizado:
Spary Tamiya Gloss aluminum TS17
Spray Tamiya Clear TS13
Spray Fine Surface Primer Tamiya
Tinta para aerógrafo Tamiya Light Green X-15
Fita isoladora Tamiya 8 mm
Álcool etílico 90% Aga
Publico outros modelos pintados por mim e expostos na minha pista de madeira.
Material utilizado:
Spary Tamiya Gloss aluminum TS17
Spray Tamiya Clear TS13
Spray Fine Surface Primer Tamiya
Tinta para aerógrafo Tamiya Light Green X-15
Fita isoladora Tamiya 8 mm
Álcool etílico 90% Aga
Publico outros modelos pintados por mim e expostos na minha pista de madeira.
15 comentários:
Os meus parabéns, Daniel, pelo artigo bastante completo e detalhado, ao nível das revistas de modelismo que lia quando era mais novo, e iniciado nessas lides.
Um abraço,
Hugo
Muito bem, caro amigo Daniel Costa.
O artigo excedeu as expectativas.
É a confirmação do teu fantástico jeito não só para a pilotagem, mas igualmente para a decoração.
Nesta parte, sem dúvida, és o campeão de Braga!!!
Parabéns.
Um abraço slotista,
Emídio.
Olá a todos.
Parabéns Daniel! Está excelente!
gostei particularmente da foto para ilustrar como se retiram os decalques da folha de suporte... Força Smoke On!!! ;)
Um abraço.
Obrigado a todos. Espero que possa contribuir para que apareçam novas decorações.
Sinceramente, deu-me mais trabalho e demorei mais tempo a postar a reportagem de que a pintar o carro!!! Foi a 1ª ...
Abraços
Um grande obrigado ao Daniel.
Muito promenorizada a explicação que eu estava mesmo a precisar, pois ao contrário da maioria dos slotistas a minha experiência de modelismo é diminuta.
E logo hoje que comprei uma carroçaria para preparar para LMP...
Muito Obrigado.
Parabéns pelo artigo Daniel.
Muito útili para que não tem experiência. Existem sempre aqueles pequenos passos que os comuns dos mortais normalmente falham e que se reflectem, no mau, resultado final.
Abraço
Augusto
Olá Daniel.
Sem dúvida meritório de um artigo.
Excelente demonstração de dotes e dos pssos a seguir, que não estão ao alcance de todos, sobretudo quando se desconhecem os métodos.
Bela demonstração dos passos que se devem seguir, para um resultado de excelência. E muitos por certo se vão poder apoiar no trabalho que agora apresentaste.
Parabéns pela excelente reportagem e origado.
Um abraço, Daniel
Excelente artigo Daniel, bastante explicito para quem quiser personalizar os seus minimodelos.
Como já anteriormemte tinha escrito, estou sempre a aprender...
Um abraço.
A.Bernardino
Mais um grande report sobre uma das artes obscuras do slot!
Muito bom.
Obrigado por partilharem a informação.
Viva.
Parabéns. Muito elucidativo e esclarecedor. Bem documentado e organizado.
Cumprimentos de
J.C.Nogueira
Boas!!
Muitos Parabéns pelo artigo, está muito bem feito e facil de entender.
Mas tenho uma duvida que agradecia que me esclarece-se, em relação aos decalques, que papel é que utiliza,onde posso comprar, qual o nome correcto é que ando farto de procurar e não encontro nada a não ser em sites estrangeiros. Mas queria para jacto de tinta.
desde ja o meu obrigado!!
Abrx
André
Boas André. Eu compro as folhas de decalque, branco ou transparente no Iris e Voltares, na rua S. Marcos em Braga (tlm. 968904842). Quanto a utilizar jacto de tinta não me parece que seja possivel, mas pode sempre tentar.
Abraço
Obrigado Sr. Daniel!!
Eu sou do Porto por isso é-me dificil ir comprar ai, vou ver se eles enviam pelos CTT.^
Eu sei que a lazer fica melhor, mas da também para ser em jacto de tinta so que tem que ter um tratado a verniz antes de retirar o decalque na agua.
Mais uma vez obrigado!!!
Abrx
André
Fico à espera de ver o próximo carro com o logo do S.C.Braga!
Um beijo e boa sorte!
Tatiana
Muito bom esse passo a passo. Aqui no Rio de Janeiro, Brasil, depois de pintar uso verniz automotivo e polimento de massa automotiva.
Um abraço
César Bastos
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