domingo, 19 de julho de 2009

Slot of Champions - Corrida dos Campeões CSB 2009 - Reportagem

SLOT OF CHAMPIONS



CORRIDA DOS CAMPEÕES



Realizou-se no dia de hoje, 18 de Junho de 2009, nas instalações do Kartódromo Internacional de Braga - KIB, com o apoio do Clube Automóvel do Minho, a SLOT OF CHAMPIONS - SOC 2009.



Prémios da Corrida dos Campeões



António Bernardino e Miguel Queirós, os dois dinamizadores desta prova, a procederem ao sorteio da calha onde se correu a qualificação.


A corrida foi simplesmente fantástica, tendo permitido um confronto directo entre todos os incritos, numa verdadeira ronda de qualificação entre todo os que se fizeram comparecer. Permitiu igualmente um convívio muito animado e muito descontraído entre os adeptos do slot em Braga.


Os BMW M3 da SCX foram utilizados na primeira ronda, tendo obrigado os pilotos a maiores cuidados na condução.


A pista muito técnica não permitiu qualquer tipo de veleidades aos pilotos, tendo permitido algumas surpresas interessantes.




Os carros utilizados na Slot Of Champions - SOC 2009.




Os BMW M3 da SCX acabaram por fazer recordar o antigo Troféu M3 do Clube Slot de Braga...


A primeira ronda registou despiques fantásticos, destacando-se o da filmagem, entre o Hugo Figueiredo e o Daniel Costa, bem como a manga entre o António Bernardino e o Emídio Peixoto. Estes conseguiram rodar as cinco voltas sempre lado a lado com os Subaru da Ninco, numa demonstração de que é possível aliar rapidez e segurança, sem nunca deitar o companheiro para fora.



O Hugo Figueiredo merece destaque, tendo conseguido averbar sete vitórias em oito mangas disputadas na primeira ronda. Estava verdadeiramente inspirado.




O clima já aqueceu na fase das eliminatórias, na qual já foram utilizados os Porsche 997 da Ninco, os quais se revelaram infernais.



Nos quartos de final o António Maia, com uma condução muito rápida e segura, impôs-se ao Hugo Figueiredo, logrando qualificar-se para as meias-finais. Merece os parabéns por ter batido o piloto mais rápido e forte até esse momento.



A seguir, o Emídio Peixoto bateu o Paulo Mendes pela diferença mínima, ficando a ideia de que este último poderia ter ido mais longe...



O Eduardo Carvalho empenhou-se e conseguiu bater o José Eduardo, que tinha averbado o quarto tempo mais rápido da qualificação.



O Daniel Costa manteve o andamento rápido da primeira ronda e superou o Miguel Queirós.
As meias-finais ficaram ocupadas com os embates Maia vs Emídio e Eduardo Carvalho vs Daniel Costa.

A vítória da primeira meia-final ficou em suspenso até ao final e o Emídio Peixoto precisou de sacar de todos os galões e sorte para bater um António Maia que surpreendeu pela positiva.

A vítória da segunda meia-final foi igualmente suada. O Eduardo Carvalho demonstrou uma concentração fantástica e conseguiu bater o Daniel Costa igualmente pela diferença mínima.


A final ficou, assim, ocupada por dois membros da Equipa CSB SmoKe Off, Emídio Peixoto e Eduardo Carvalho.

Na final, corrida com os Porsche 997 da Ninco, o Eduardo Carvalho não deu qualquer hipótese ao Emídio Peixoto, tendo conseguido um andamento muito seguro e conseguindo assim averbar uma difícil vitória numa prova que mereceu grande aprovação por parte dos pilotos e do público que compareceu.


Eduardo Carvalho a receber o prémio de vencedor da Slot Of Champions SOC 2009 - Taça e um Porsche 997 da Ninco - das mãos do carismático António Bernardino.

O finalista vencido e convencido, Emídio Peixoto, a receber uma taça e um Porsche 997 da Ninco.

O Miguel Queirós a receber a taça das eliminatórias do evento.

O semi-finalista António Maia a receber a sua taça.



O Clube Slot de Braga agradece ao Clube Automóvel do Minho a cedência do espaço e o grande apoio logístico dado a esta prova.

Fica um agradecimento especial ao Paulo Mendes por ter fornecido os carros utilizados na primeira ronda, bem como a todos os associados que ajudaram a organizar a prova.


Os resultados da prova podem ser vistos em detalhe em:

http://spreadsheets.google.com/pub?key=tCmIXsbyRCn6SwYvaJneDpA&output=html

10 comentários:

Emídio Peixoto disse...

Antes de mais os meus parabéns sinceros ao Eduardo Carvalho.
Foi inteiramente merecido!!!

Parabéns ao Hugo e ao Maia pela rapidez demonstrada num circuito novo e que ninguém conhecia em profundidade.

Parabéns igualmente à organização e aos presentes pelo óptimo ambiente e sã convivência.

Espero por mais provas deste género, bem como resistências e, claro, provas de Rally.

Por agora vou de férias, para a nortada...
Quando voltar espero que o contador já tenha ultrapassado os 1000 acessos.

;)

Um abraço slotista,
Emídio Peixoto.

Pedro Correia disse...

Grande jornada.

Muitos parabéns ao Miguel Queirós pela construção da pista é à organização da competição e apuramento dos resultados.

O Eduardo foi um justo vencedor pois foi sempre muito regular, o que acabou por compensar, principalmente nas eliminatórias com os Porsche 997.

Penso que o único ponto a rever no futuro foi o facto de a calha azul era um pouco mais lenta, principalmente com carros de caixa, como foi o caso, o que levou alguns pilotos a não arriscar na manga aí disputada.

Pedro Correia

Miguel Queiros disse...

Boas a todas.

Obrigado, amigos Emídio e Pedro.

Foi uma boa jornada. Acho que o formato é interessante e vamos explorá-lo mais em próximos eventos, melhorando os pontos menos conseguidos. O software "home made" deu algumas dores de cabeça...

Quanto à prova em si, julgo que foi bem disputada e muito competitiva.

Tenho que agradecer particularmente ao Emídio pela ajuda na montagem da pista, ao Maia pela cedência da mesma, ao Mendes pela cedência dos minimodelos e ao Hugo pelo apoio logístico durante a prova. E claro, ao nosso Presidente pelo incentivo prar levar a iniciativa para a frente.
E finalmente, temos que agradecer ao CAM e ao KIB pela cedência das instalações, com uma vista espectacular sobre o kartódromo de Braga.

Claro está que o importante foi a presença de todos participantes. Em particular daqueles que tinham agendadas duas provas para o mesmo dia (obrigado "Smoke Ones", mais uma vez deram grande animação à prova, apesar do vosso apertado horário competitivo).

Grande abraço a todos.

Unknown disse...

Foi mesmo uma pena eu não ter podido participar nesta prova, porque adoraria poder correr em igualdade de circunstâncias com todos vós.
Mas compromissos pessoais impediram-me de comparecer. Fica para outra.
Este formato de prova com pista desconhecida e carros iguais para todos é muito interessante, sobretudo pelos resultados que às vezes são uma surpresa.
Abraços.

Augusto disse...

Pelo o que me foi contado pelo Maia, foi uma prova emotiva. Aconteceram algumas pequenas surpresas. Desta vâz não pude estar presente mas contem comigo numa próxima.

Parabéns ao Eduardo pela vitória e ao Miguel pela inciativa.

Abraço
Augusto

José Marques disse...

Parece ter sido uma prova muito animada, e bem disputada.

eu já nao treino a algum tempo, e estava a pensar participar nesta prova visto que tavam todos em grau de igualdade em relação a pista e carros.

mas nao pode ir, e estive mesmo no KIB no domingo.


podiam era por a classificação total da prova

Mota disse...

Olá Miguel.

Uma vez mais de parabéns, sobretudo pelo formato da prova que conseguiste implementar.
Inovador no slot e capaz de criar a desejada igualdade.

Tal como o Augusto Amorim, também me senti impotente para poder estar em duas frentes, mas tensiono numa próxima, não perder o ensejo, ....assim os calendários o permitam.

Um abraço

Hugo Figueiredo disse...

Ora então cá venho eu deixar o meu comentário à prova de sábado.


Antes de felicitar os vencedores (os quais já felicitei pessoalmente, na verdade), gostaria de realçar o que se viveu no dia de sábado: não foi uma prova de slot de forma nenhuma vulgar, tratou-se de um evento completamente distinto do que tenha alguma vez praticado (nem sequer me atrevo a comparar com um qualquer Rally). O formato completamente diferente do despique a dois, com carros em alternância, com a envolvência do kartódromo mesmo atrás de nós foi algo de indiscritível. Foi um dia para os apaixonados do desporto automóvel, seja na forma "eléctrica", seja na forma com cheiro a pneus e gasolina queimada :)

Dito isto, os meus parabéns a quem de direito por ter colocado esta prova em andamento, e não menciono nomes com receio de poder esquecer algum...


Quanto à prova na forma "disputada", sou suspeito de comentar pois saí com um pequeno "amargo de boca": vencendo a fase regular, fui eliminado logo na 1ª ronda de eliminatórias. Usando a gíria do futebol, "portei-me bem no campeonato, mas fui de vela na taça...". Confesso naturalmente e sem complexos que até eu me surpreendi com a minha prestação, julgo que as vitórias nas duas primeiras rondas foram decisivas para acumular a confiança necessária para disputar o restante. Mérito mais que merecido ao Maia, o único adversário com o qual tive de conceder a derrota, e por duas vezes! Sem querer desprestigiar a prova do Maia, fui surpreendido pela negativa por ter sido o primeiro piloto a "pegar" no Porsche da calha azul... foi um pesadelo. A responsabilidade desta escolha foi minha, e mesmo assim tive oportunidade de discutir a vitória quando mudei para a calha amarela, e não o consegui.


Sendo assim, resta-me felicitar o Eduardo Carvalho pela vitória final, e toda a organização e patrocinadores do evento, foram todos mais que meritórios do que um simples "bem haja".


Até uma próxima,

Hugo

Daniel disse...

Boas pessoal, foi de facto uma prova fantastica e muito bem organizada pelos responsaveis do CSB. Ao Eduardo, parabens, foi subindo de ritmo até a final acabando por vencer com mt mérito. Este formato agradou globalmente a todos e esperam-se outros eventos do genero.
Ultima nota: fui eliminado nas 1/2 finais e não nos 1/4 de final como vem referenciado...
Amigos, grande abraço!

Emídio Peixoto disse...

É verdade, amigo Daniel. O lapso foi meu e vou já corrigi-lo...
peço desculpa, mas foi o cansaço de publicar duas notícias importantes para o Clube Slot de Braga.
De resto, parabéns também para ti pelo teu brilhante desempenho... tu e o José Eduardo, apesar de inscritos na prova do Clube Slotcar da Trofa souberam demonstrar qual a prioridade e fazer-se representar em força e empenho nesta Slot Of Champions. Obrigado Team SMOKE ON!!!
Emídio.