quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Parceria CSB - GT Team

O Clube Slot de Braga e o GT Team Slot Clube uniram-se numa iniciativa conjunta para um calendário de competição conjunto, dando seguimento ao excelente momento actual que se vive no Slot Bracarense.
A colaboração estreita entre estes dois excelentes núcleos slotistas será feita pela partilha de datas de provas, com alternancia entre as duas excelentes pistas de velocidade permanentes e pela utilização de regulamentos unificados.

Serão criadas duas classes promocionais, com datas já a partir de Setembro próximo. Uma será a categoria "Turismos Clássicos Americanos", concebida como sendo uma classe de iniciação para novos praticantes de qualquer idade. Outra nova categoria será intitulada "Liga Infantil" e, como a própria designação sugere, será destinada aos mais novos, para que possam iniciar-se com competidores da mesma faixa etária.

Em reunião entre representantes de ambos os núcleos, ficou definido um pré-calendário de provas, bem como os esboços dos regulamentos conjuntos a utilizar.:

1) Campeonato Clássicos
Modelos clássicos de fabrico “
Fly”, que correspondam a modelos que tenham participado em Le Mans.
Obrigatória a existência de faróis em todos os modelos.
Motores “
Slot.It” 21.500 rpm (cabeça laranja).
Dia da semana / Mês:
Sextas - Setembro

2) Turismos Clássicos Americanos (Magnéticos)
Modelos americanos completamente de origem, incluindo o íman original.
Carros do fabricante “
Scalextric/Superslot”.
Destinado basicamente a iniciados ou pilotos menos experientes com modelos desprovidos de íman.
Modelos:
Ford Mustang, Chevrolet Camaro (2 modelos)
Dia da semana / Mês:
Sábados - Setembro

3) Grupo C (Anglewinder)
Modelos do extinto Grupo C, do fabricante “Slot.It”.
Motorização “
Boxer” do mesmo fabricante e posicionamento “Aglewinder”.
Dia da semana / Mês:
Sextas - Outubro

4) Campeonato “BTCC-Braga Touring Car Championship
Modelos participantes no campeonato mundial de turismos, do fabricante “Scalextric / SCX”.
Motorização “
Slot.It” de 21.500 rpm (cabeça laranja), através de adaptador do mesmo fabricante, em posição “Inline”.
Dia da semana / Mês:
Sábados - Outubro

5) Fórmula 1
Modelos da actual geração da “Scalextric / SCX”.
Não estão ainda definidas as motorizações a utilizar.
Dia da semana / Mês:
Sextas - Novembro

6) Campeonato GT’s
Todos os modelos GT’s, dos fabrcantes “Ninco”, “NSR” e “Spirit”.
Em princípio, liberalização de motores tipo “Boxer”, em posição “Anglewinder”.
Dia da semana / Mês:
Sábados - Novembro

7) Ralis / Resistências / TT’s
Existe interesse me fomentar estas três categorias.
Para as categorias Rali e Resistência, pretende-se ocupar um sábado por mês para o efeito.
Quanto à categoria TT, gostaríamos de levar a efeito pelo menos a realização de um evento até ao final do corrente ano.

Julgamos que esta iniciativa permitirá fomentar o crescimento da modalidade, tanto pela evolução dos actuais praticantes como pelo aumento de novos praticantes.

Esta notícia está também publicada em:

14 comentários:

Pedro Correia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Pedro Correia disse...

Sendo dos que mais tem perguntado neste sentido, quer ao Miguel no Clube de Slot de Braga, quer ao Mota no GT Team, é com satisfação que estão respondidas as minhas questões e dum modo que muito me agrada.

Quanto mais não seja porque agora tenho uma desculpa para comprar um Mustang da Hornby.

So acho que é preciso haver algum cuidado com o BTTC porque o Honda Accord é bastante mais largo que os restantes modelos, mas disso o Miguel e o Mota percebem bem mais que eu.

Um abraço

Pedro Correia

Hugo Figueiredo disse...

Bem, o Honda Accord é ainda mais pesadão do que o resto... isto se nao forem permitidos aligeiramentos ou interiores em "lexan". Dependendo da motorização empregue, o peso pode ser prejudicial...

Filipe Vilas Boas disse...

Olá meus amigos,

Realmente assim vale a pena.. Congrato-me com a iniciativa e com a união de esforços!
Execelente mesmo! O slot Bracarense assim, é um exemplo a seguir!
Fico á espera de senvolvimentos tecnicos sobre estes campeonatos, para ver se tenho que largar uns "euritos" ou não... Bem, na pior das hipoteses, ou melhor, depende do ponto de vista, existe sempre o MENDES... o salva-vidas de muitos campeonatos realizados ate agora!
Alis, devo dizer, que muito desta iniciativa e ao bom estar no slot em Braga, se deve ao Mendes, pois sem o "emprestimo" de muitos carros e material, alguns dos campeonatos teriam menos pilotos!
Grande Mendes, tens daqui a minha saudação especial!
Com campeonatos em duas pistas diferentes, e acso se possa mudar o sentido das mesmas.. eh pah, excelente, pois teriamos campeonatos em 4 traçados diferentes!
Um grande abraço e cumprimentos aos
mentores desta iniciativa!
Bem hajam, e já sabem, podem contar comigo para o que for necessário..

Filipe Vilas Boas

Mota disse...

Olá Pedro Correia.

Estamos a tentar elaborar campeonatos do agrado e interesse da maioria. Aquando da elaboração dos campeonatos, está sempre presente a preocupação de não criar desiquilibrios.

Quanto ao BTCC, já se realizou um campeomnato desses e a questão do Honda foi posta. Mas ficou provado em pista que a sua vantagem é apenas visual. Na prática, falhou. A quetão do peso a que o Hugo se refere, pesou e retirou-lhe essa aparente vantagem.

Um abraço Pedro.

Daniel disse...

Boas, a todos os responsaveis por esta iniciativa e aos slotistas dos 2 clubes... PARABENS!

Abraços

Pedro Correia disse...

Obrigado Hugo e Mota pelo eslcarecimento.

Ainda bem que o factor peso/inércia ultrapassa a questão largura/estabilidade.

Até porque não posso perder a oportunidade de correr de Volvo S60R.

À partida tentarei participar em todas as competições, pelo menos em algumas provas caso não seja possível participar na totalidade.

Um abraço

Pedro Correia

Miguel Queiros disse...

Olá.

Obrigado a todos pelas mensagens de apoio.

Contamos com a colaboração de todos os entusiastas do slot, não só pela participação nos eventos já definidos (ou esboçados), mas também com sugestões para outros eventos.

Relativamente à questão sobre o BTCC, tal como já foi referido, na edição anterior deste mesmo campeonato, o que ficou claro foi que, com o regulamento utilizado, havia um grande equilíbrio entre todos os modelos. O Honda não demonstrou qualquer superioridade em pista, e todos os modelos que participaram (Seat Leon, BMW 320, Volvo S40, Alfa Romeo 156, etc) revelaram um grande equilíbrio de desempenho. O que é muito bom para permitir aos participantes escolher o modelo que mais lhes agradar esteticamente.


Um abraço

Emídio Peixoto disse...

Pois... rallys uma vez por mês e em rotação com provas de resistência e TT ?

Não me parece bem... mas paciência.

Por mim reservava um Sábado ou Sexta por mês para organizar um campeonato de Rally... regional até, com a participação de outros clubes... fica a ideia.

Também faz falta um campeonato de resistências... de curta duração e com dois elementos por equipa.

Quanto aos campeonatos... alinharei nos Clássicos Lemans... já tenho um na calha, e também nos GT.
Também no grupo C e no BTCC.

Quanto aos F1... não sei.

Magnéticos nem pensar...

Contem com a minha colaboração e, mais importante, participação nos campeonatos a organizar, em conjunto ou não.

Um abraço slotista,
Emídio.

Augusto disse...

Boas, Slotistas de Braga e Guimarães

Como as palavras não são o meu forte, vou transpor aqui o comentário que deixei no blog GTTeam Slot Clube, não sem ates acrescentar o seguinte titulo:
É BOM PRATICAR SLOT EM BRAGA...

Viva a todos,

Estou no slot desde de 1987. A primeira prova que fiz foi um rally organizado pelo meu amigo e companheiro de equipa Nuno Aguilar. Prova que mudou completamente a minha vida. Comprei um carrinho no quiosque do Cramez e lá fui, cheio de intsiasmo para essa prova. Nunca tinha visto e nem sabia como eram os comandos. Nessa prova falaram-me de um clube, o CSB, sediado no Pub Sorriso,comandado pelo nosso conhecidíssimo Bernardino. Não sosseguei enquanto não fui até lá.A partir dessa altura meus sábados passaram a estar ocupados...
Toda esta introdução para dizer que apesar dos anos que pratico esta modalidade, nunca a assisti a altura tão boa em termos de camaradagem. Basta verificar, apesar de parecer uma situação irrelevante, a presença de crianças e algumas MULHERES nas nossas pistas. Penso que é um sinal claro deque o ambiente no slot está mais afável. Penso que a iniciativa do nosso slotista recente, Filipe Vilas Boas, em juntar a Família ao slot, porpocionando o convivio do slot com a família e das famílias entre si será muito positiva para cimentar o bom momento que se sente no slot em Braga(incluido Guimarães -não me esqueci de ti Zé Pedro).
Estando a frente do GTTeam, com a preciosa ajuda do Mota, nesta altura, e de outros aficcionados, do Miguel Queirós, do próprio Filipe Vilas Boas (não se podem dispensaros seus belos cartazes) espero (esperamos estar a altura das exigências.

Um Abraço a Todos
Augusto

PS.:Estamos abertos a sugestões e propostas de qualquer pessoa. Não se façam rogados em expô-las. Estou a falar por mim mas tenho a certeza que posso estender este pedido ao Mota e ao Miguel.

Augusto disse...

Olá Emídio,

Penso que a intenção será a realização de uma prova de resistencia e de rally por mês. O TT seria apenas em certas alturas do ano.

Abraço
Augusto

Nogueira Racing Team de J.C.Nogueira disse...

Viva.
Parabens pela "união".
Parece no entanto que haverá ainda um caminho a fazer. Mas todos os passos são bons.
Cumprimentos de
J.C.Nogueira

Miguel Queiros disse...

Boas.

Caro amigo Nogueira, obrigado pelas palavras de incentivo. De facto ainda há um longo caminho a fazer. E todos os passos são bons e importantes. E julgo que o mais importante desses passos já foi dado, que é o primeiro. A partir daqui é tudo mais fácil.

Como transparece nas palavras de todos, há genuína vontade e interesse em que esta iniciativa tenha resultados positivos. Se assim for, todos ficaremos a ganhar. Mais praticantes, mais competição, mais divulgação, são tudo condições que permitem o crescimento do nosso hobby.

Mas mesmo que não haja um aumento de praticantes, simplesmente pelo convívio salutar entre praticantes com diferentes maneiras de sentir o slot já é muito positivo.

Um abraço.

Pedro Correia disse...

Boas

Primeiro gostaria de saudar o amigo J.C.Nogueira que não conheço pessoalmente mas apenas das intervenções neste blog e no do GT Team, assim como no fórum SlotPortugal. E deixo uma pergunta: para quando aparecer para uma corrida com a malta de Braga, já que a distância geográfica é pequena?

Em segundo lugar queria fazer minhas as palavras do Miguel, o passo mais importante e nem sempre fácil está dado, que é o da concertação de ideias, agora passamos à fase da concretização para fortalecer o mundo do slot em Braga e tentar trazer novas pessoas, não em quantidade mas em qualidade para um crescimento sustentado.

Abraço

Pedro Correia