sábado, 3 de outubro de 2009

Campeonato Clássicos Le Mans 2009 - 3.ª Prova





Campeonato Clássicos


Le Mans 2009

02/10/2009

3.ª Prova









Decorreu na passada Sexta-feira, dia 3 de Outubro de 2009, a 3.ª prova do Campeonato Clássicos Le Mans 2009 organizado conjuntamente pelo Clube Slot de Braga e pelo GT Team Slot Clube.








Alinhamento geral




A prova decorreu nas instalações do GT Team Slot Clube, contando novamente com uma grande participação, com dezoito pilotos em prova divididos em 3 mangas.



A qualificação rodou-se na calha branca, tendo o Augusto Amorim pulverizado a concorrência e conseguido a pole position com um tempo canhão. Seguiu-se o Paulo Mendes e o Emídio Peixoto, ambos a tirarem tudo o que era possível dos seus Ferrari.






A 1.ª manga foi ocupada pelos seguintes pilotos:

- Filipe Gomes;

- João Silva;

- Filipe Vilas Boas;

- Eduardo Carvalho;

- Pedro Correia;

- Domingos Calado.






Carros da 1.ª Manga






video



Vídeo da partida da 1.ª manga





Merece pleno destaque a performance do Filipe Vilas Boas, o qual demonstrou um andamento muito rápido e seguro, tendo conseguido segurar os ataques finais do Eduardo Carvalho e do Filipe Gomes, levando de vencida a 1.ª manga.






Carros da 2.ª Manga







A 2.ª manga foi ocupada pelos seguintes pilotos:

- José Eduardo;

- Rui Mota;

- Kikas;

- António Maia;

- Miguel Queirós;


- Vítor Lopes



Nesta manga merece destaque o Kikas, o qual se apresentou com um Porsche 908 muito bem equilibrado, bem motorizado e com uns pneus que lhe permitiam uma condução muito rápida e segura. Deixou mesmo em sentido os pilotos da manga seguinte, os quais se aperceberam de que teriam de ser muito rápidos para levar de vencida este piloto.

Destaca-se igualmente a exibição dos nossos "Smokes", Vítor Lopes e José Eduardo, os quais mais uma vez demonstraram muita rapidez e bom humor.

Quanto aos Ferrari Coda Lunga, o Miguel Queirós não deu qualquer hipótese ao António Maia, o qual se debateu com graves problemas de estabilidade na saída das curvas.

Finalmente, importa referir que o Rui Mota apresentou-se em prova com um Porsche 917K melhor equilibrado em termos de pneus e conseguindo imprimir uma condução muito rápida e segura.






Carros da 3.ª manga



A 3.ª manga foi ocupada pelos seguintes pilotos:


- Luís Azevedo;

- Nuno Aguilar;


- Augusto Amorim;

- Emídio Peixoto;


- Paulo Mendes;



- Hugo Figueiredo.


A manga foi inteiramente dominada pelo Augusto Amorim, o qual, valendo-se da sua grande capacidade de preparação, rapidez e segurança na condução, bem como um pleno conhecimento da pista, não deu qualquer hipótese aos outros pilotos.

Destaca-se o regresso ao campeonato do Nuno Aguilar, o qual conseguiu um brilhante segundo lugar.

O terceiro lugar da prova coube ao Emídio Peixoto, o qual manteve um andamento rápido e seguro, não tendo dado qualquer hipótese ao quarto qualificado.

Em quarto lugar ficou o regressado Luís Azevedo, o qual imprimiu muita rapidez na condução e deixou para trás o Hugo Figueiredo e o Paulo Mendes, este a debater-se com um pneu que descolou.




Pódio da prova:

1.º Augusto Amorim;


2.º Nuno Aguilar;


3.º Emídio Peixoto.






O Ford Gt 40 alcançou a sua primeira vitória neste campeonato.




As contas do campeonato ficaram algo diferentes, cabendo o primeiro lugar ao Augusto Amorim, seguido do Emídio Peixoto, do Hugo Figueiredo e do Paulo Mendes.


Anota-se o facto de as três provas deste campeonato terem registado três vencedores diferentes.

Aguarda-se com muita expectativa a quarta e última prova deste fantástico campeonato, a qual decorrerá na próxima Sexta-feira nas instalações do Clube Slot de Braga.



Os resultados das provas e a classificação no Campeonato estão disponíveis aqui

11 comentários:

José Marques disse...

Parabéns Augusto :D

Mais uma prova com excelente participação :P

Parabéns também á rapidez com que poseram a informação no blogue :P
Obrigado pelo serviço prestado ;D

Miguel Queiros disse...

Boas.

Espectacular! Realmente!... grande participação, muita animação, muita competição, uma grande prova.

Os parabéns ao Filipe VB pela vitória na manga. Valeram os pneus, não? Deu grande réplica ao Eduardo, que estava a mais a lutar contra o carro que contra os adversários. Verdadeiramente selvagem, o motor parecia ter sido rodado em esteróides! impressionante...

A manga que eu disputei foi emocionante. Os três primeiros ficaram separados por uma volta entre si. O Kikas deu luta sem tréguas aos Smoke On presentes, que, como sempre, deram luta sem tréguas! Não me correu muito bem. Apesar de o carro estar rápido, o dedo não está seguro, logo saídas em fartote... tal como o meu companheiro da Scuderia Ferrari 70. O Maia também saiu bastantes vezes, mais uma ou duas que eu, por isso fiquei à frente desta vez ;) e o Mota, com uma condução super segura e consistente, ficou facilmente à nossa frente.

Parabéns ao Augusto. A vitória numa prova deste campeonato andava sempre a fugir-lhe por pouco, mas desta vez não escapou! E é que a manga os mais rápidos foi impressionante! Em duas das calhas não houve um única saída, de ninguém, apesar dos tempos rapidíssimos (caíram aproximadamente 0,2s por volta relativamente à primeira prova...). Bolas, assim não são necessários pistadores!...

Por falar em pistadores, a situação dos participantes que se baldam após a sua manga de prova e não pistam as outras mangas não é correcta e não pode ser tolerada. A participação numa prova tem duas fases, a de gatilhagem e a de pistagem. Quem não cumpre as duas, fica a correr sozinho...

No campeonato, o Augusto fica agora em posição muito boa para o levar de vencida. Tem uma margem algo confortável de 9 pontos para o Emídio (isto se não me enganei nas classificações outra vez...). Para o Hugo ou o Mendes a diferença é já de 13 e 14 pontos respectivamente.

Próxima 6ª temos a última prova no CSB. Vai ser super emocionante. Certamente que o Emídio, o Hugo e o Mendes vão tentar tirar partido do efeito "casa", mas o Augusto também conhece muito bem a pista, portanto... emoção garantida!!!

Grande abraço.

Augusto disse...

Mais uma boa participação nesta 3.ª prova deste campeonato. Confesso que a afluência de pilot está a ser muito superior ao que eu esperava. Contava que por esta altura muitos oilotos já tivessem desistido. Parabéns a todos.

Relativamente à prova, extremamente espectacular, com mangas muito diputadas. Ao ponto da segunda manga colocar em respeito os participantes da primeira.

O Filipe V.B. venceu muito bem a 3.ª manga, superando alguns pilotos já consagrados do slot de Braga.

A segunda manga muito bem comandada pelo Kikas, mostrando que um carro afinado é dos melhores. Mesmo assim teve que estar atento à concorrencia que esteve sempre bem perto. O Prof Eduardo com uns pneus com uma aderencia de outro mundo (fazia a curva antes da recta da meta - onde eu estava a pistar - de forma absolutamente fantástica com uma aderencia enorme. Quanto ao Mota, uma pilotagem segura, dentro do que nos habituou, necessitando, digo eu, de um maior desenvolvimento do carro.

Uma primeira manga com pilotos de topo. Com a particularidade de serem todos pilotos presentes nas últimas 24 hs do Porto.Salienta-se a inclusão nesta manga do Nuno Aguilae e do regressdo Luis Caracol, estando o desenvolvimento dos carros destes pilotos a cargo do Luis. Bom trabalho Luis. Uma primeira manga de cortar o fôlego. Tive que aguentar a pressão do Nuno até a saída dele - boa Nuno! (boa foi a saída...brincadeira). Uma manga de nervos em que os erros pagavam-se demasiado caros. Mesmo assim, a quantidade de erros foi diminuta e o ritmo alucinante. Excelente prova do Emídio e também do Luis com pilotagens sempre no limite.

Agora, todos ao último round na pista do CSB, um traçado que aprecio mas onde vou encontrar pilotos da casa com mais traquejo nesta pista. Que seja um excelente espectáculo

Abraço
Augusto

Hugo Figueiredo disse...

Hum, não é verdade que a última manga foi "povoada" por pessoal que participou nas 24 horas, Augusto - eu não estive lá e corri nessa manga :)


Quanto à prova, assistiram-se a bons desempenhos em todas as mangas. O andamento do Kikas na 2ª manga deixou o pessoal da 3ª manga em "sentido", e foi mesmo preciso uma corrida de "nervos" para conseguirmos superar a marca. Eu tive alguma sorte com o azar do Mendes. Não tive andamento para os pilotos da frente, embora tenha obtido exactamente o mesmo registo de voltas da prova em que venci. Passei uma semana a preparar uns P1s e acabei por descobrir que estavam demasiado baixos, por isso corri com uns P6 mais que "coçados", mas que não desiludiram.


Parabéns ao Augusto, que assim deu um passo decisivo rumo ao título, a nao ser que a pista do CSB reserve algumas surpresas... 6ª feira vamos ver ;)

Augusto disse...

Oops! Tens razão Hugo. Estou tão habituado a ver-te nas provas que me esqueci que não participaste nas 24 hs. Também é verdade que não pareticipas por razões de força maior.

Abraço Hugo
Augusto

Emídio Peixoto disse...

Parabéns ao Augusto pela brilhante vitória e que já estava a fugir-lhe há duas provas.
Quanto ao Nuno Aguilar, o mesmo demonstrou uma notável subida de forma... na prova anterior tinha registado um décimo terceiro lugar e agora conseguiu um segundo lugar com muita convicção.
Da minha parte limitei-me a assistir aos andamentos infernalmente rápidos do Augusto e do Nuno, acabando a prova a controlar o Hugo e o Mendes para efeitos de puntuação no campeonato.
Regista-se o regresso do Luís que ficou em quarto lugar.
A prova foi fantástica, com os quatro primeiros a apresentarem um registo que lhes teria permitido vencer facilmente a primeira prova do campeonato, o que demonstra uma subida de nível e uma tentativa em suplantar o Hugo e o Paulo Mendes, os dois anteriores vencedores.
Agora espera-se uma ainda maior evolução para a quarta e última prova, desta vez na casa do Clube Slot de Braga.
Por mim já defini a montada e a motorização, bastando apenas "bolhar" o pneu do lado direito para tentar dar luta ao Augusto e aos restantes na última prova.
Fica aqui um convite a todos os slotistas: então e se todos comparecessem para tentarmos a primeira prova com quatro mangas destes últimos anos ?
Basta que compareçam na mesma prova todos aqueles que já participaram neste campeonato:
1) Augusto Amorim;
2) Nuno Aguilar;
3) Hugo Figueiredo;
4) Luís Azevedo;
5) Chiquinho;
6) Francisco Matos;
7) António Maia;
8) Pedro Correia;
9) Domingos Calado);
10) Filipe Vilas Boas;
11) Filipe Gomes;
12) Hugo Gomes;
13) Rui Loureiro;
14) Rui Mota;
15) Daniel Costa;
16) Vítor Lopes;
17) José Eduardo;
18) Paulo Mendes;
19) Eduardo Carvalho;
20) Emídio Peixoto;
21) Miguel Queirós;
22) Kikas;
23) João Silva.
Era bonito para encerrar este que foi o campeonato de maior sucesso na cidade de Braga nos últimos anos.
Era também uma forma de retribuir todo o esforço que o Miguel Queirós e o Rui Mota, tal como o Augusto Amorim, colocaram na organização deste campeonato!
Compareçam!
Contactem todos!
Insistam para que consigamos chegar a este número fantástico.
Estou certo que será uma noite memorável!!
Eu lá estarei... se Deus quiser!
Um abraço slotista,
Emídio.

Augusto disse...

Como se costuma dizer no Rock in Rio: EU VOU!

Abraço

Hugo Figueiredo disse...

Bem, se toda a malta comparecer, pode acontecer aquilo que quase teve lugar na 1ª prova: 4 mangas !!!

Emídio Peixoto disse...

Vamos lá então!!!!
EU VOU!

Miguel Queiros disse...

Boas.

4 mangas?! ui, teremos prova até de madrugada!!!

vá lá, com um bocadinho de sorte os vizinhos não chateiam!... ;)

abraço.

Filipe Vilas Boas disse...

... bem assim sendo EU TAMBEM VOU!

Excelente campeonato este! Tem sido um prazer enorme participar e aprender!
Obrigado MIguel, os pneus estavam e estão excelentes, conforme se viu na prova!
Agora só me falta arranjar um Motor á altura dos pneus, a ver se na ultima prova consigo um pontinho... Dificilmente, mas, quem sabe!
Uma barço e parabens a todos os participantes, pois este campeonato ficará certamente na memoria de todos os quantos gostam de slot...
Bem hajam,
Filipe Vilas Boas