quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Ranking 2009/2010 - Actualização

Olá a todos os associados do Clube Slot de Braga...

Está em curso uma tentativa de implementar um sistema de ranking dos participantes, com base nos resultados desportivos (e não só, mas lá iremos...). A direcção desportiva definiu um modelo que irá ser implementado a título experimental no primeiro semestre desta temporada (de 1 de Setembro a 28 de Fevereiro), para se poder aferir das funcionalidades (ou falta delas) deste modelo. Posteriormente, será lançada o ranking oficial a partir de 1 de Março até 31 de Agosto.

O modelo é relativamente simples: os pilotos somam os pontos que obtêm nas várias provas com supervisão do CSB (e em colaboração com outros clubes, também). As pontuações obtidas em cada campeonato serão corrigidas por um factor f, que é de valor 1 se o associado participar em todas as provas desse campeonato. Caso falte a alguma prova, o f diminui 0.1 por falta (por exemplo, duas faltas resultam num f de 0.8). Para entrar para a tabela de ranking, o associado terá de ter pelo menos 3 participações neste semestre.

Para já, os campeonatos elegíveis para ranking são os Clássicos LeMans e Clássicos Americanos. Posteriormente será o Rally a realizar a 17 de Outubro, seguindo-se os campeonatos de Grupo C e BTCC.

Com 6 provas já realizadas, a tabela apresenta a seguinte ordenação:

Algumas notas: O Domingos Calado apresenta uma pontuação negativa devido à penalização de que foi alvo na 3ª prova dos Clássicos LeMans (confere -5 pontos de ranking). A tabela é liderada sem surpresas pelos pilotos que participam nos dois campeonatos em curso (e poderiam ter mais pontos caso as provas dos Clássicos Americanos tivessem grelhas de 10 pilotos - cada lugar em falta penaliza os pontos da prova em questão). Os pilotos que não se encontrem na lista não têm ainda o total de 3 provas elegíveis para efeitos de ranking.


Deixo agora a palavra aos associados, pois esta iniciativa só poderá vingar com feedback dos pilotos. Até lá, cumprimentos a todos...

6 comentários:

Miguel Queiros disse...

Boas.

Vamos lá testar então o modelo de classificação dos pilotos.

Esta ferramenta será importante para a determinação dos elementos em representação oficial do CSB, quando este se deslocar a provas de outras associações.

Um abraço.

Morgado disse...

O meu nome não aparece!

Já não deixava o Domingos sozinho cá em baixo :)

A iniciativa é interessante, no entanto penso que o mais importante mesmo é participar. Os pontos contam-se no fim...

Abraços!

José Marques disse...

boa iniciativa

Hugo Figueiredo disse...

Já agora, atiro uma "acha" para a fogueira...


Que tal se o "ranking" intervisse também para questões internas, como por exemplo aquele problemazito irritante que aparece frequentemente no alinhamento para a qualificativa: "desempatar" pilotos com os mesmos resultados!


É um exemplo...

Petrus Lusus disse...

Concordo com o Hugo, em muitas modalidades a ordenação de prólogos, alinhamento de partida, etc é feita por ranking.

No nosso caso podia ser utilizada em caso de empate pontual na classificação do campeonato até determinada prova para definir a ordem na qualificaçao e igualmente na primeira qualificação do campeonato uma vez que estão todos empatados a zero.

Abraço

Hugo Figueiredo disse...

Hum, a ordem de saída para um campeonato novo... essa não me ocorreu, por acaso, mas é bem lembrado, Pedro!