Era minha intenção, quando pensei este campeonato, permitir carros in-line e anglewinder. Pensei que seria interessante ver como as "velhas" bombas da Ninco (particularmente o McLaren F1 e o Mercedes CLK GTR) se comportariam face aos modelos aw mais recentes. Por outro lado, foi introduzido o sorteio de motores para evitar as habituais suspeitas acerca de "preparações" de motores. Esta medida (sorteio de motores) já tinha sido implementada pelo Rui Mota (a meu ver com sucesso) em outros campeonatos. No entanto a questão de os motores ficarem cativos todo o campeonato não era consensual, pelo que decidi que os motores para sorteio em cada prova seriam entregues pelos pilotos no acto de inscrição. Ora isto obriga que os motores devam ser entregues sem pinhão, que serão montados pelos participantes em função do modelo escolhido para a competição. Dois problemas: 1) a montagem e montagem em todas as provas rapidamente inutiliza os pinhões; 2) a montagem do pinhão alonga a montagem do motor no modelo. Resultado, o início de prova tem sido retardado para horas avançadas e tardias.
O sorteio dos motores... Tem sido uma luta. E tem atrasado o início da corrida. Por um lado a montagem é mais demorada que o suposto. E se os participantes tardarem a entregar os motores, mais tarde montam o motor no carro, depois é preciso verificar a montagem, o que atrasa a qualificação... Por outro lado têm-se verificado situações que não ajudam... Já comentei a questão do pinhão. Mas outra questão tem a ver com o estado em que alguns motores são entegues à direcção de prova. O regulamento permite a realização de um furo para fixação do motor. Quanto a mim é uma solução muito eficaz para eliminar a vibração do motor e que permite uma montagem rápida do motor. No entanto foram entregues alguns motores cujo furo roscado estava danificado. A colaboração dos participantes nas provas é fundamental. Entregar os motores tão cedo quanto possível e em bom estado para uma montagem rápida contribui para que as provas possam iniciar mais cedo e acabar a horas aceitáveis.
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Praceta Amândio Ferreira Pinto, n.º18, Gualtar, Braga (atrás do Centro de Saúde de Gualtar e do pavilhão desportivo) Coord. GPS N - 41º 34,12' W - 8º 23,21'
2 comentários:
Era minha intenção, quando pensei este campeonato, permitir carros in-line e anglewinder. Pensei que seria interessante ver como as "velhas" bombas da Ninco (particularmente o McLaren F1 e o Mercedes CLK GTR) se comportariam face aos modelos aw mais recentes.
Por outro lado, foi introduzido o sorteio de motores para evitar as habituais suspeitas acerca de "preparações" de motores. Esta medida (sorteio de motores) já tinha sido implementada pelo Rui Mota (a meu ver com sucesso) em outros campeonatos.
No entanto a questão de os motores ficarem cativos todo o campeonato não era consensual, pelo que decidi que os motores para sorteio em cada prova seriam entregues pelos pilotos no acto de inscrição.
Ora isto obriga que os motores devam ser entregues sem pinhão, que serão montados pelos participantes em função do modelo escolhido para a competição.
Dois problemas:
1) a montagem e montagem em todas as provas rapidamente inutiliza os pinhões;
2) a montagem do pinhão alonga a montagem do motor no modelo.
Resultado, o início de prova tem sido retardado para horas avançadas e tardias.
O sorteio dos motores...
Tem sido uma luta. E tem atrasado o início da corrida.
Por um lado a montagem é mais demorada que o suposto. E se os participantes tardarem a entregar os motores, mais tarde montam o motor no carro, depois é preciso verificar a montagem, o que atrasa a qualificação...
Por outro lado têm-se verificado situações que não ajudam...
Já comentei a questão do pinhão. Mas outra questão tem a ver com o estado em que alguns motores são entegues à direcção de prova. O regulamento permite a realização de um furo para fixação do motor. Quanto a mim é uma solução muito eficaz para eliminar a vibração do motor e que permite uma montagem rápida do motor. No entanto foram entregues alguns motores cujo furo roscado estava danificado.
A colaboração dos participantes nas provas é fundamental. Entregar os motores tão cedo quanto possível e em bom estado para uma montagem rápida contribui para que as provas possam iniciar mais cedo e acabar a horas aceitáveis.
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