domingo, 6 de setembro de 2009

24 Horas Slot Porto 2009 - Crónica Oficial CSB




24 Horas Slot Porto 2009

Crónica Oficial do Clube Slot de Braga


Nos dias 5 e 6 de Setembro de 2009 decorreu a prova de resistência 24 Horas Slot Porto 2009.

O Clube Slot de Braga fez-se representar com uma equipa denominada "Clube Slot de Braga-Smoke On/Off", constituída pelos membros do Team Smoke On e da equipa Clube Slot de Braga - Smoke Off.



Constituição da equipa (da direita para a esquerda: José Eduardo; Emídio Peixoto; Paulo Mendes; Vítor Lopes; Daniel Costa e Eduardo Carvalho).
As funções de Manager da equipa foram assumidas pelo nosso amigo António Maia (o segundo a contar da esquerda), o qual se fartou de espalhar boa disposição e muito ajudou as duas equipas de Braga, desta vez vestindo literalmente a camisola do Clube Slot de Braga.




Imagem da "boxe" do Clube Slot de Braga.





A Sexta-feira foi inteiramente dedicada, da parte da tarde, aos treinos livres, tendo começado logo aí as contrariedades, uma vez que o Aston Martin preparado pelo Eduardo Carvalho demonstrou ser um carro inadaptado ao traçado da prova. Assim, foi necessário recorrer a um carro muleta, um Corvette preparado pelo Vítor Lopes e que demonstrou desde logo ser o carro mais equilibrado para a pista da corrida.


O Corvete do Vítor Lopes e que acabou por ser utilizado.


Escolhido o carro e encontrada a relação pinhão-cremalheira que parecia na altura a mais acertada, chegou o momento oficial da montagem do carro.



Momento em que o Paulo Mendes escolheu o motor a utilizar na prova.



O Eduardo a colar e o Mendes a pensar: "como é que vou pôr esta ... coisa a andar depressa ?".


A montagem foi assumida pelo Paulo Mendes e pelo Eduardo Carvalho, os quais se empenharam a fundo e utilizaram os recursos disponíveis para "construir" um carro minimamente competitivo.
E sofreram ... para não rir com a boa disposição dos restantes elementos do Clube Slot de Braga, os quais demonstravam que o slot é um momento de diversão, mesmo quando vivido em "alta competição". Vejam o vídeo para terem uma ideia do ambiente vivido.



video



Montado o carro e submetido inteiramente com sucesso à verificação técnica, restava regressar a Braga e descansar para a prova do dia seguinte ...
No dia seguinte, após uma curta sessão de treinos livres, começaram as qualificações.
A qualificação da equipa Clube Slot de Braga foi realizada pelo Emídio Peixoto, tendo logrado o nono tempo, com o tempo de 8,905 segundos.



Paulo Mendes no seu melhor!!!

As duas primeira calhas da prova ficaram a cargo do nosso brilhante Paulo Mendes, o qual logrou colocar a equipa do Clube Slot de Braga num igualmente brilhante, mas efémero, segundo lugar na geral, apenas atrás da equipa que viria a vencer a prova.

Quando os motores das restantes equipas começaram a soltar, os problemas do Clube Slot de Braga começaram igualmente a surgir.

O carro demonstrou-se muito lento em recta, embora rápido na parte sinuosa do circuito, exigindo uma condução sempre no limite da travagem e muito cansativa para uma prova de resistência.

Por outro lado, o carro foi achacado de diversos e inúmeros problemas, desde a bandeja em lexan que teimou em cair duas vezes e até dois fortes acidentes (carros que embateram contra o nosso) e que partiram o apoio da carroçaria, obrigando a longas intervenções na boxes e que determinaram desde logo a queda para um sétimo lugar.





Resultado final da prova: 6.º lugar, com 7910 voltas.


Desse sétimo lugar apenas foi possível recuperar, com muito sacrifício, para um sexto lugar final, o lugar possível e muito honroso para os tamanhos problemas sentidos numa prova apenas.

É que o azar perseguiu mesmo esta nossa prova. Eram carros a cair na nossa calha, pistadores a enganarem-se e até um mecânico de outra equipa que, ao retirar o respectivo carro da pista, embateu com o braço no nosso carro, assim provocando um despiste que levou mais uma vez ao desencaixe da carroçaria.


Resta o consolo de esperar que no próximo ano os azares sejam menores ou mesmo nulos.

Fica o enorme contentamento de uma equipa que se entregou plenamente, muito animada ("soltem a parede" gritava o Prof. por todo o pavilhão...) e com muito "fair play" para as restantes equipas. Vejam bem as imagens que seguem...















video

A animação continuou no desarmar da tenda e no arrumar das caixas, conforme é possível ver no filme.

video

Animação do pavilhão durante a prova.

video

Partida e parte da última manga.

Fica o contentamento pela vitória dos nossos amigos do Clube Slot Car da Trofa, nomeadamente, ao Rubén, Miguel Veloso, Pedro Vieira, Lelo (o "Bolt da Trofa") e Filipe (acho que não me esquecia de ninguém...). Já estavam a merecer e estão todos de parabéns pelo fantástico carro apresentado e pela irrepreensível condução de todos os elementos.

A equipa merecidamente vencedora!



O carro vencedor (o nosso está mesmo lá atrás, entre o amarelo o azul).




Alinhamento final.

video

Vídeo do final da última manga das 24 Horas Slot do Porto de 2009 (esta manga foi ganha pelo nosso Paulo Mendes... já tinha ganho outra).

Fica igualmente o nosso sincero contentamento pelo terceiro lugar conseguido pela outra equipa de Braga, a Braga Slot Racing. Estão igualmente de parabéns pelo último lugar do pódio conseguido com muito mérito.

Obrigado igualmente a todos os membros e simpatizantes do Clube Slot de Braga que deixaram uma mensagem de apoio no blogue e/ou compareceram no pavilhão da Nortecoope.

Para o ano há mais... fica apenas uma dúvida para o futuro: levar uma equipa para tentar a vítória ou duas equipas para comandar todos os slotistas de Braga, os novos e os mais velhos, numa prova de longa duração ?

Agora vamos dedicar-nos às provas caseiras ... a próxima é o campeonato de clássicos. Os regulamentos serão disponibilizados brevemente.

11 comentários:

José Marques disse...

parabens CSB
boa prova

foi pena os azares

Morgado disse...

Um grande abraço aos herós do CSB!

As resistencias são mesmo assim...

O que realmente interessa é chegar ao fim! Porque de quem não termina não reza a história.

Parabéns pelo esforço mal!

Pró ano quero um caneco!!!

Hugo Figueiredo disse...

Numa prova vencida por uma equipa que dá cartas em resistências há longa data, incluindo provas no estrangeiro, um 3º e 6º lugares por parte das equipas de Braga é mais do que positivo, ambas situaram-se no primeiro quarto das equipas.


Para o ano há mais... resta manter o espírito das provas de preparação que se fizeram até agora, incluindo a já celebrada prova de 12 Horas do CSB.


Mas por ora, nada como tirar uns belos clássicos das "boxes"...

Daniel Costa disse...

Boas, como membro da equipa do CSB, obrigado a todos.
Estas provas fortalecem o grupo e as amizades entre todos os participantes. Foi uma semana longa e cansativa que começou com a preparação do carro (muitas noites), os treinos de sexta-feira e a prova! O resultado acaba por ser positivo, mas em função da prova podia ser melhor.
Destaco dois aspectos:
1º o grande ambiente criado pela nossa equipa, antes, durante e após a prova.
2º O nosso Mendes, foi para mim e a par do Lelo da Trofa o melhor piloto. Grande MENDES.
Aos meus colegas e amigos, Zé Eduardo, Vitor, Emidio, Mendes, Eduardo, Maia, muito obirgado por me terem convidado a participar. Aos restantes membros do CSB agradeço a disponibilidade total.
Um abraço, Daniel

Miguel Queiros disse...

Boas.

Parabéns. Com todos os azares de que foram vítimas, foi um resultado honesto.

Para o ano não nos escapa!!!

Abraço.

Anónimo disse...

Boas a todos os slotistas!
Não temos dúvidas "a melhor" equipa presente pelo ambiente gerado, o bom humor, e a celebre "jabardice" de boa saúde só poderia ter vindo de Braga!
Realmente foi um resultado honesto, com problemas ou sem eles o carro não tinha nada de ilegal, finalmente um carro 100% legal e com a "forma" de um carro, já que as rodas da frente infelizmente parece que foram feitas para se "mudar" de lugar (cavas de roda para que?). Fica apenas o lamento para a minha "não" prestação como piloto, de resto fiz o que pude e o melhor que sabia. Parabéns a aos pilotos pela sua prestação e todo o sacrifício empenhado. Mendes sem comparações foste o melhor destas 24 horas com este carro queria eu ver "outros" a fazerem melhor!

Sem mais delongas "i'll be back, fast and furious and revenge will be ours" ;)

Eduardo Carvalho

Emídio Peixoto disse...

Eduardo, espero sinceramente que o teu braço recupere rapidamente a sensibilidade e rapidez a que já nos habituou... afinal, és o "Campeão dos Campeões" em título.

Concordo contigo quanto ao Mendes, sem dúvida um piloto excepcional do Clube Slot de Braga.

Apenas tem comparação com o "lightning Lelo", o "Usain Bolt" da Trofa, que pilotou sentado e com uma cadência impressionante nos 9,300 segundos por volta...

Agora vamos aos clássicos Le Mans... preciso é de arranjar uma máquina de pneus... :)))


Um abraço slotista,
Emídio.

Mota disse...

Carísimos elementos do CB.

Sem dúvida, uma grande prova. Alguns azares condicionaram um mais que provável grande resultado. Foi pena, pois poderiamos ter visto os dois "Team's" Bracarenses, bem no Top da discussão pela vitória final, isto claro, se a Trofa tivesse sofrido algum desaire de peso.

Estaremos lá para o ano e claro, esperemos melhores resultados ainda.

Parabéns a todos...

jeduardo disse...

jparabens CSB...
estou certo de q a nossa participaçao foi brilhante.
1 xi do coraçao p todos os membros da equipa : somos 1 grupo .
felicito tambem os vencedores : clube slotcar trofa

abraço

Anónimo disse...

Parabéns CSB, apesar de não poder estar presente este ano por motivos profissionais fui seguindo as vossas proezas via telemovel.
Quero realçar a vossa atitude de nunca se entregarem e lutarem pela melhor classificação final.
Mendes um abraço pela tua condução, apesar de não ter visto pelo que me contaram foi à maneira.
Para todos pilotos e team manager,o meu muito obrigado.
Parabéns pela clasificação obtida ao Braga Slot Racing.
Um abraço fraterno do vosso amigo.

A.Bernardino

Augusto disse...

Como já referi no blog GTTeam, sei que a equipa do CSB esperava mais e sei que valem mais. SEm os azares estariam ainda mais no topo.

Bernardino, mais uma vêz, obrigado pelos parabéns. Várias vêzes dei por mim a pensar que faltava alguém naquela prova que eu estava habituado sempre a ver.

Abraço
Augusto