domingo, 20 de setembro de 2009

Campeonato Clássicos Le Mans 2009 - 1ª Prova




Campeonato
Clássicos Le Mans
2009


Clube Slot de Braga

GT Team Slot Clube




Decorreu na passada Sexta-feira, dia 18 de Setembro, nas instalações do GT-TEAM SLOT CLUBE, a primeira prova deste campeonato organizado conjuntamente com o CLUBE SLOT DE BRAGA.



A prova contou com 19 participantes, os quais fizeram alinhar uma diversidade de modelos que deu um colorido ímpar à prova.









Parque fechado





Briefing antes do ínicio da prova



A direcção técnica da prova ficou a cargo do Rui Mota, o qual foi assessorado pelo Miguel Queirós. Ambos demonstraram a sua habitual atitude isenta e de muito rigor.





Miguel Queirós e Rui Mota nas verificações técnicas


A qualificação decorreu na calha branca, tendo o Hugo Figueiredo averbado a pole position, seguido do Augusto Amorim e do Daniel Costa.




Qualificação do Domingos Calado.






Pilotos da 1.ª Manga


A primeira manga foi ocupada pelos pilotos Rui Loureiro, Miguel Queirós, Francisco Matos, Vítor Lopes, Filipe Vilas Boas, Pedro Correia e João Silva (da esquerda para a direita).




Carros da 1.ª Manga

Filme do início da 1.ª Manga







Pilotos da 2.ª Manga


Na segunda manga alinharam os pilotos Nuno Aguilar, Paulo Mendes, Kikas, Domingos Calado, Filipe Gomes e Chiquinho (da esquerda para a direita).







Carros da 2.ª manga


O Porsche 908 do Kikas e o Ferrari 512 S do Paulo Mendes.




Pilotos da 3.ª Manga


Na terceira e última manga alinharam os pilotos Rui Mota, Emídio Peixoto, Augusto Amorim, Hugo Figueiredo, Daniel Costa e António Maia (da esquerda para a direita).







Carros da 3.ª manga




A terceira manga foi intensamente disputada, com destaque para o Hugo Figueiredo, o qual apresentou um P4 muito equilibrado e, pilotando com muita garra, logrou aguentar o pressing final do Augusto Amorim e do Emídio Peixoto.





O Ferrari P4 do Hugo em destaque.


O Hugo Figueiredo está de parabéns pela sua brilhante vitória, demonstrando ter levado a sério a preparação para esta prova, sendo, claramente, o piloto a "abater" na próxima prova.

O segundo destaque vai para a luta entre o Emídio e o Augusto, os quais acabaram empatados no número de voltas e de metros, com uma ligeira vantagem para o primeiro no "photo finish". No entanto, a organização optou por manter o empate por recurso apenas ao número de voltas e aos metros.




Imagem do final da última calha da última manga, sendo possível visionar a pequena vantagem do Porsche 917K do Emídio relativamente ao Ford GT40 do Augusto, embora tendo terminado com o mesmo número de metros.

O terceiro destaque vai para o Filipe Gomes, o qual apresentou um andamento fora de série, com poucos despistes, o que lhe permitiu ficar à frente do seu "eterno rival", o Domingos Calado, e conquistar um brilhante décimo primeiro posto da geral.





O Filipe Gomes estava radiante com a sua prestação






Classificação Final da primeira prova:

1º - Hugo Figueiredo - Ferrai 312 P4 (Superslot) - 205,8 voltas
2º - Augusto Amorim - Ford GT 40 (Fly) - 203,8 voltas
2º - Emídio Peixoto - Porsche 917 (Fly) - 203,8 voltas
4º - Daniel Lima - Porsche 917 (Fly) - 200,11 voltas
5º - Rui Mota - Porsche 917 (Fly) - 198,8 metros
6º - Paulo Mendes - Ferrari 512 S (Fly) - 197,9 voltas
7º - António Maia - Ferrari 512 S Cauda Longa (Fly) - 193,30 voltas
8º - Kikas - Porsche 908 (Fly) - 193,19 voltas
9º - Francisco Matos (filho) - Ferrari 312 P4 (Superslot) - 186,22 voltas
10º - Vítor Lopes - Porsche 917 (Fly) - 186,12 voltas
11º - Filipe Gomes - Porsche 908 (Fly) - 185,21 voltas
12º - Domingos Calado - Porsche Carrera 6 (Fly) - 181,31 voltas
13º - Nuno Aguilar - Porsche 917 (Fly) - 181,23 voltas
14º - Rui Loureiro - Porsche 908 (Fly) - 175,21 voltas
15º - Francisco Matos (pai) - Lola T70 (Fly) - 172,26 voltas
16º - Filipe Vilas Boas - Ford GT 40 (Fy) - 170,22 voltas
17º - Pedro Correia - Porsche 908 (Fly) - 165,7 voltas
18º - João Silva - Ford GT 40 (Superslot) - 155,19 voltas
19º - Miguel Queirós - Ferrari 512 S Cauda Longa - 154,9 voltas







Pódio:
1.º Hugo Figueiredo;
2.º Emídio Peixoto;
2.º Augusto Amorim.




Pódio dos carros





Alinhamento final - digno de uma prova de Le Mans!!


A segunda prova decorrerá na pista do Clube Slot de Braga na próxima Sexta-feira, dia 25 de Setembro de 2009.

8 comentários:

Hugo Figueiredo disse...

Olá a todos,


Hoje sou suspeito de vir aqui comentar o resultado da prova... eheh. Mas em vez disso, há algo muito mais importante que gostaria de salientar:

- Se bem nos recordamos, Agosto começou com uma soberba prova de resistência de 12 Horas, com registos sem precedentes de participação e de "mole humana" presente nas instalaçoes do CSB.

- Após 15 dias para descanço dos "calos" conquistados nas 24 Horas do Porto, julgo que o regresso das competições a Braga não podia ser melhor: 19 participantes numa prova individual! Julgo que já se fizeram resistências com menos pilotos!

- Acrescido a este facto, como o Mota bem apontou, houve ainda pessoal ausente, que poderia aumentar ainda mais o número de participantes.

Posto isto, julgo que todos nós já nos apercebemos de que o Slot em Braga havia chegado às ferias do verão num grande momento... e esse momento continua! Bastantes entradas de pilotos novos, regresso de outros mais consagrados... tudo isto fez-me pensar o seguinte enquanto lançava os nomes no sorteio da qualificativa e no software de gestão da prova:

"Fónix, que trabalheira!" :)

Mas acreditem, não me importo de ter esse trabalho, até porque o verdadeiro esforço de erguer uma prova destas pouco passou por mim. A grelha foi fantástica - pelo número, diversidade e aspecto visual, vai ficar na retina por muito tempo. Foi preciso buscar uma calha extra para fazer de suporte aos modelos no parque fechado! E aposto que o Mota e o Miguel Queirós quase trocavam os olhos no final de verificar tantos modelos!

Por isso, lanço uma espécie de apelo, sem querer dramatizar, digo apenas:

"A máquina do slot em Braga está embalada, senhores. Não a façam perder vapor, ok?"

Mota disse...

Parabéns a todos, participantes ou espectadores.

Uma noite momorável, com disputas de lugares, interessantíssimas.

Bela jornada que espero se repita.

Um abraço e obrigado a todos.

Morgado disse...

Eheh e foi cum cavalinho empinado que ganhou eheh.

Parabéns a todos os participantes, organizadores e desorganizadores...


Abraços

Petrus Lusus disse...

Não querendo desmerecer a fabulosa vitória do Hugo, num modelo que muitos diziam à partida que não tinha hipótese contra a armada de Porsches 917K e 908, até pela proveniência de um fabricante menos reputado comparado com a Fly, mas os grandes vencedores foram o Rui Mota e o Miguel Queiroz que, em sucessivos retoques, conseguiram criar um regulamento muito equilibrado entre os Scalextric Hornby e os Fly com motores interiores ao chassis e os Fly com motores à face do chassis, modelos abertos e fechados, etc. A prová-lo um pódio com Scalextric, e Fly com motor à face e motor interior. Só os modelos fechados sobressaíram em relação aos modelos abertos, mas provavelmente terá tido mais a ver com a qualidade dos pilotos que as limitações dos modelos.

Um abraço

Pedro Correia

Além disso a nostalgia que estes modelos evocam, tanto nos mais jovens como nos mais graúdos também contribuiu para a extensão da grelha e pelo arrastar pela noite dentro da prova.

Filipe Vilas Boas disse...

Boas,

Grande jornada em prol do Slot...
19 concorrentes é obra...
Excelente mesmo, e isto só vem dar razão a quem teve a ideia de fazer campeonatos em conjunto! Aliás, e sem falsas modéstias, pensei e tentei anteriormente fazer o mesmo, o que vem-me dar razão! Enfim, assim dá gosto participar e ver toda esta gente pela qual temos o mesmo gosto em comum.. O Slot! E devo dizer e VIVA o SLOT BRACARENSE!!! Estamos pujantes e para durar!!!
A prova correu lindamente, quer nas verificações quer no comportamento de todos!
Quanto á parte competitiva... GRANDE HUGO! Foi uma vitoria merecida!
A minha prestação foi o que eu pensava que iria ser... um desatre! Não tenho treinado, e aquela PISTA tem os seus truques aos quais, e como não andava ali faz bastante tempo, notou-se nas diversas saidas! Enfim, na proxima será melhor, digo eu.. ou não!
Fiquei surpreendido com o carro do Calado.. não pela sua performance, pois já tinha visto que ele e pela sua perseverança e treinos diarios, estava com o "dedo" certinho, mas o carro, o Porsche carrera 6, fiquei surpreendido! Quem diria...

Assim sendo, apenas me resta dar os parabens ao dois Clubes, pela sã convivencia, pela excelente organização .... Muiot bem mesmo!

Um abraço deste entusiasta,

Filipe Vilas Boas

P.S. Sei que estavam a contar comigo e com o meu filho para as provas de sábado, mas visitas de ultima hora, daquelas que se sentam e nunca mais se levantam, fizeram-me com que fosse impossivel comparacer! De qualquer das formas, parabens por ambos os eventos...

Miguel Queiros disse...

Boas.

Grande prova. Muitos participantes e muito animada. E de certeza que a próxima será ainda mais animada. Porque há 18 entusiastas do slot que não gostam de perder! lol.

Acho que a prova se desenrolou muito bem e que todos correram com entusiasmo. Isso é o mais importante. É como o diz o vencedor da prova. "A máquina está lançada..."

Relativamente à questão da variedade de modelos, era uma questão que nos preocupava, a mim e ao Rui Mota, na elaboração do regulamento: que não houvesse nenhum modelo que fosse visivelmente superior. Acho que conseguimos, dada a variedade de modelos que foram apresentados e a competitividade de todos eles. E concordo com o Petrus, o facto de esta primeira prova ter sido dominada por modelos fechados tem mais a ver como os pilotos e preparação que com os modelos em si.

Espero que para a próxima haja pelo menos os mesmos participantes, porque estou certo que este campeonato vai ser muito renhido.

Grande abraço.

Emídio Peixoto disse...

A 1.ª prova foi mesmo memorável pelo número de participantes e pela diversidade de modelos.
Foi também memorável pelo nível de preparação apresentado. O carro do Hugo e o carro do Augusto estavam imbatíveis...
Prometo apresentar uma máquina bem mais evoluída na próxima prova, pois detectei algumas arestas a limar, nomeadamente no que toca a pneus.
Agora é treinar e comparecer para tornar a segunda prova igualmente memorável!!
Um abraço slotista,
Emídio.

Filipe Vilas Boas disse...

Olá,

Aqui estou eu novamente!

Apenas um pequeno reparo.. Onde está o mapa das voltas e tempos e as classificações?

Sei que estão a decorrer 3 campeonatos ao mesmo tempo, mas ate que dava jeito verificar " a porcaria" de prova que eu fiz... enfim!

Um abraço e ate sexta!

Filipe Vilas Boas