sábado, 10 de outubro de 2009

Campeonato Clássicos Le Mans 2009 - 4.ª e última prova






Campeonato


Clássicos Le Mans 2009


4.ª Prova


9 de Outubro de 2009



Realizou-se no passado dia 9 de Outubro de 2009 a quarta e última prova do campeonato mais concorrido dos últimos anos nesta cidade de Braga, o Campeonato Clássicos Le Mans.



Compareceram dezassete pilotos em prova, fazendo alinhar os mais diversos modelos da Fly e da Scalextric, nomeadamente, o Ford GT 40, o Porsche 908, o Porsche 917K, o Porsche Carrera 6, o Ferrari 512S Coda Lunga, o Lola T40 e o Ferrari P4.









A prova foi abrilhantada pela realização de uma exposição da marca Ferrari, "alimentada" por associados do Clube Slot de Braga. O resultado foi fantástico, permitindo ver modelos que, há muito, estavam guardados no nosso imaginário infantil. O Paulo Mendes inclusivamente tinha caixas originais com o preço ainda em Escudos, aquela moeda que os mais jovens já nem sequer conhecem.






Fica aqui uma pequena amostra da Exposição Ferrari, montada brilhantemente na curva que antecede a recta da meta.
















A qualificativa decorreu na calha verde, a mais rápida da pista, a qual desde logo permitiu visionar andamentos muito rápidos.


O Augusto Amorim não deu hipóteses, conquistando a pole position, seguido de perto do Emídio Peixoto e de um surpreendente (só pelo modelo, pois o piloto já demonstrou grande rapidez e inclusivamente ganhou destacadíssimo uma prova do Campeonato LMP, o mais rápido até ao presente momento) Miguel Queirós.



Sorteio das calhas após a qualificação




A primeira manga foi ocupada pelos seguintes pilotos:


- Filipe Gomes;

- Hugo Gomes;

- Pedro Correia;

- Filipe Vilas Boas;

- João Silva e;

- Domingos Calado.


O Filipe Vilas Boas continua a demonstrar uma notável subida de forma e de condução, não tendo dado qualquer hipótese aos outros pilotos da manga, conquistando-a com facilidade e muita concentração.

O Domingos Calado conseguiu imprir uma condução igualmente rápida, embora com algumas saídas que lhe comprometeram a luta pela vitória da manga, contentando-se com o segundo lugar da mesma.

O Filipe Gomes debateu-se com alguns problemas de motor no início da prova, acabando por encontrar um ritmo diabólico no "seu" Porsche 917K e subindo três posições na manga, acabando em terceiro.

Os restantes lugares dividiram-se entre o Hugo Gomes, João Silva e Pedro Correia, três pilotos mais "jovens" e que prometem grande evolução competitiva para o futuro.



Carros que alinharam na primeira manga




A segunda manga foi ocupada pelos seguintes pilotos:

- António Maia;

- Vítor Lopes;

- Chiquinho;

- Kikas;

- Rui Mota e;

- José Eduardo.


Carros que alinharam na segunda manga


A manga foi disputadíssima na primeira calha, com cinco pilotos a registar 30 voltas, ficando de fora apenas o António Maia a debater-se com uma avaria no punho escolhido para a prova e com uma dor de cabeça de rebentar qualquer um.

Nas calhas seguintes o José Eduardo encontrou o "seu" ritmo e literalmente voou para a vitória na manga, não dando quaisquer hipóteses aos restantes pilotos e deixando em sentido os participantes na terceira manga.

Anota-se igualmente a rapidez do Rui Mota e do Kikas, aos comandos de carros da marca Porsche.

O Vítor Lopes debateu-se com problemas graves de estabilidade no seu Porsche, problema que afectou igualmente o Chiquinho, o piloto mais rápido entre os mais jovens, mas a carecer de maior treino na pista do Clube Slot de Braga.
Pilotos que alinharam na terceira manga:
- Miguel Queirós;
- Emídio Peixto;
- Augusto Amorim;
- Paulo Mendes;
- Hugo Figueiredo.


Carros que alinharam na terceira manga

A terceira e última manga levantava muitas interrogações, pois se o primeiro lugar do campeonato dificilmente escaparia ao Augusto Amorim, os restantes lugares do pódio estavam em aberto e com escassos pontos a separar os pilotos em luta.
O arranque demonstrou um Paulo Mendes ao ataque e muito bem adaptado à calha amarela, sempre com o Augusto Amorim e o Miguel Queirós "à perna". O Emídio Peixoto ficava um pouco mais para trás, debatendo-se com problemas de alimentação na calha vermelha, enquanto o Hugo Figueiredo tentava acompanhar o andamento na calha azul. No final da primeira calha, o Mendes, o Augusto, o MPQ e o Emídio registavam 31 voltas, com o Hugo a registar 30 voltas.

Nas calhas seguintes a luta ficou entre o Augusto Amorim e o Paulo Mendes, enquanto o Emídio e o Miguel Queirós se entretinham na luta pelo terceiro lugar.

No final, o Augusto Amorim conseguiu a vitória, relegando o Paulo Mendes e o Emídio Peixoto para as restantes posições do pódio. Anota-se o facto de estes dois pilotos terem terminado na mesma volta, pois o motor do P4 do Emídio finalmente acordou a partir da calha verde e voou pela pista até ao final, registando inclusivamente o tempo mais rápido da corrida.





O carro vencedor foi esventrado nas verificações finais, tendo passado com distinção.








Pódio da prova:

1.º Augusto Amorim;
2.º Paulo Mendes;
3.º Emídio Peixoto.



Classificação na Prova:

1º - Augusto Amorim - Ford GT 40 (Fly)
2º - Paulo Mendes - Ford GT 40 (Fly)
3º Emídio Peixoto - Ferrari 330 P4 (Superslot)
4º - José Eduardo - Porscha 917 K (Fly)
5º - Miguel Queirós - Ferrari 512S Coda Lunga (Fly)
6º - Rui Mota - Porscha 917K (Fly)
7º - Hugo Figueiredo - Ferrari 330 P4 (Superslot)
8º - Carlos Alvim - Porsche 908 (Fly)
9º - Francisco Matos Jr. - Ferrari 30 P4 (Superslot)
10º - Vítor Lopes - Porsche 917K (Fly)
11º - António Maia - Ferrari 512S Coda Lunga (Fly)
12º - Filipe Vilas Boas - Ford GT 40 (Fly)
13º - Domingos Calado - Porsche 906 (Fly)
14º - Hugo Gomes - Ferrari 330 P4 (Superslot)
15º - Filipe Gomes - Porsche 917K(Fly)
16º - João Silva - Lola T70 (Fly)
17º - Pedro Correia - Porsche 908 (Fly)


Alinhamento final da prova




O Campeonato Clássicos Le Mans 2009 ficou assim bem entregue ao Augusto Amorim, o piloto mais rápido e consistente de todo o campeonato, tendo registado dois segundos lugares e duas vitórias.

O segundo lugar do campeonato coube ao Emídio Peixoto, fruto de alguma consistência nos resultados, embora vendo fugir-lhe a possibilidade de registar uma vítoria.

O terceiro lugar do pódio do campeonato ficou entregue ao Paulo Mendes, o qual registou uma vitória e um segundo lugar, tendo ficado arredado de melhores lugares por problemas que o relegaram para o sexto lugar em duas provas.






Pódio do Campeonato:

1.º Augusto Amorim;

2.º Emídio Peixoto;

3.º Paulo Mendes.



Classificação Final do Campeonnato:

1º - Augusto Amorim - 54 Pontos
2º - Emídio Peixoto - 40 Pontos
3º - Paulo Mendes - 37 Pontos
4º - Hugo Figueiredo - 30 Pontos
5º - Vítor Lopes - 15 Pontos
6º - Rui Mota - 15 Pontos
7º - Nuno Aguilar - 12 Pontos
8º - Daniel Costa - 12 Pontos
9º - José Eduardo - 11 Pontos
10º - Carlos Alvim - 10 Pontos
11º - Luís Azevedo - 8 Pontos
12º - Miguel Queirós - 8 Pontos
13º - Eduardo Carvalho - 5 Pontos
14º - António Maia - 4 Pontos
15º - Francisco Matos - 3 Pontos
16º - Filipe Vilas Boas - 0 Pontos
17º - Domingos Calado - 0 Pontos
18º - Rui Loureiro - 0 Pontos
19º - João Silva - 0 Pontos
20º - Hugo Gomes - 0 Pontos
21º - Francisco Matos Sr. - 0 Pontos
22º - Pedro Correia - 0 Pontos

E assim encerrou este Campeonato Clássicos Le Mans 2009, organizado pelo Clube Slot de Braga e pelo Gt Team Slot Clube, os dois maiores clubes de slot da cidade de Braga.



O Clube Slot de Braga endereça os parabéns ao vencedor e a todos os restantes participantes, os quais demonstraram grande entusiasmo e "fair play".



No próximo Sábado, o Clube Slot de Braga volta às suas origens, organizando o Open Rally das Vindimas, a decorrer no primeiro andar do restaurante do Kartódromo Internacional de Braga, em Palmeira.


O cartaz e os regulamentos serão divulgados brevemente neste blogue, embora já tenham sido enviados aos associados por email.




Vamos tirar o pó aos velhinhos carros de Rally da SCX!!!

5 comentários:

Emídio Peixoto disse...

Antes de mais deixo aqui os meus parabéns pessoais ao Augusto Amorim, não só pelo nível de preparação do seu carro, como pelo elevadíssimo nível de condução que imprimiu.

Deixo igualmente os meus parabéns aos organizadores da prova, nomeadamente, o Miguel Queirós e o Rui Mota, os quais souberam montar uma prova de elevado grau de dificuldade organizativa pelo elevado número de pilotos que se apresentaram em competição.

Fica aqui o meu desejo pessoal de que as próximas provas de velocidade registem igualmente grande adesão dos adeptos de slot de Braga.

A próxima é uma prova de Rally e, da minha parte, desde já anunciou: "EU VOU!".

Um abraço slotista,
Emídio Peixoto

Miguel Queiros disse...

Boas.

Grande Prova! Grande Campeonato!

Diverti-me imenso! O carro estava impecável, não tão rápido como os GT40 e P4, mas rapidíssimo mesmo assim. E permitiu-me uma corrida segura, com poucas saídas.

Esta última prova foi espectacular! Mais uma vez todas as mangas foram super disputadas, com grande emoção e competição. Um espectáculo!!! Fica agora um certo pesar por ter acabado, mas é assim com tudo o que é bom...

Julgo que este primeiro campeonato conjunto CSB - GT Team que agora termina foi um sucesso. Um média de 18 participantes por prova, sempre com mangas e corridas disputadíssimas.

Há ainda coisas que precisam ser (e serão) melhoradas, mas o cenário futuro é animador.

O Slot em Braga está bem e vende saúde!

Um grande abraço.

Hugo Figueiredo disse...

Os parabéns ao Augusto pelo bem merecido campeonato. Foi o único piloto a repetir uma vitória neste campeonato e conseguiu-o nas duas pistas!

O meu campeonato ficou em "suspenso" na 3ª prova, quando tive de montar os pneus P6 - é sempre o mesmo arreliante problema, os P1s ficam no ponto mas depois incham demais, e ficam inutilizáveis. Paciencia...

O 4º lugar final já é uma melhoria em relação às minhas prestações do ano passado. Guardo ainda o facto de ter sido um dos únicos 3 pilotos que conseguiram qualificar-se sempre para a 3ª manga... e não esquecer, o meu regresso às vitórias na 1ª corrida, algo que já não acontecia há imenso tempo (seguramente mais de um ano!).


Parabés igualmente a todos os participantes pela inusual moldura humana destas provas. Não guardo rancor pela IMENSA TRABALHEIRA que é lançar uma média de 18 nomes nas folhas de prova e no software - por mim podem vir ainda mais! eheh :)


Vamos então fazer uma pausa nas "pistinhas" e toca a preparar para o ataque aos troços de rally. Um abraço a todos,

Hugo

Mota disse...

Campeonato excepcionalmente bem concorrido, bem conseguido e sobretudo bem organizado.

Parabéns a todos quantos trabalharam em prol deste tremendo êxito, que reacaiem sobretudo nas organizações.

Vamos trabalhar para que mais campeonatos tenham êxitos similares.

PARABÉNS

Augusto disse...

agradeço desde de já o vostos de congratulações que me foram endereçados.

Gostava de salientar que em todos estes anos (desde 1988) este foi o campeonato mais e melhor disputado que assiti e participei em Braga. Poderá, eventualmente, ter existdo uma prova com igual n.º de pilotos mas não houve, com certeza, um campeonato que mantivesse essa média em todas as provas (18 pilotos).

Constatei, também, que todos, até os melhores pilotos, evoluiram desde a primeira próva até a última. Uma palavra: impressionante.

Penso que as provas correram razoávelmente bem em termos de organização, tenso em atenção a quantidade de participantes. Nesse sentido, quero agradecer o apoio organizativo prestado pelo Rui Mota, Miguel Queiros, Hugo Figueiredo, Pedro Correia e todos que de alguma forma ajudaram no desenrolar das provas do campeonato. Um agradecimento especial, penso que em nome de todos, ao Filipe Vilas Boas pelos magníficos cartazes que elaborou e outro, muito especial, a todos os participantes que souberam estar neste campeonato de forma serena e permitiram este êxito.

Relativamente a minha participação, não çpoderia ser melhor. Comecei meio que timidamente mas fui constactando que a minha base era sustenta e fui desenvolvendo-a ao longo do campeonato, apesr do percalço do chassi partido entre a 2.ª e 3.ª provas.

Abraço
Augusto