sábado, 30 de maio de 2009

Resistência 6 Horas Turismo - Reportagem


Resistência 6 Horas Turismo

Reportagem - 1.ª Edição


Realizou-se no dia de hoje a prova de resistência de 6 horas Turismo no Clube Slot de Braga.

Apresentaram-se cinco equipas em competição:

1) ART TEAM, constituída pelo Nuno Aguilar, Augusto Amorim, Luís Azevedo e António Maia;

2) CSB SMOKE ON, constituída pelo Daniel Costa, José Eduardo e Vítor Lopes;

3) CSB SMOKE OFF, constituída pelo Paulo Mendes, Emídio Peixoto e Eduardo Carvalho;

4) CSB Bons Rapazes, constituída pelo António Bernardino, Filipe Gomes e Miguel Queirós;

5) Team Cambalhotas, constituída pelo Hugo Figueiredo, Filipe Vilas Boas e Francisco Matos.


Antes de mais os parabéns ao Miguel Queirós, o qual mais uma vez demonstrou uma óptima capacidade organizativa, tendo demonstrado grande rigor nas verificações técnicas iniciais e finais, conforme demonstra a fotografia (comparou os chassis e berços do motor com um exemplar novo tirado da caixa para detectar eventuais alterações ilegais).

A prova foi muito animada, tendo sido inteiramente dominada pela equipa ART TEAM, a qual conseguiu a pole position com alguma facilidade, seguida do CSB SMOKE OFF e do CSB SMOKE ON.

Durante a corrida, a equipa ART TEAM demonstrou uma grande superioridade, tendo registado igualmente a volta mais rápida e terminado com uma vantagem confortável para a equipa SMOKE ON.

O terceiro lugar foi ocupado pela equipa SMOKE OFF, a qual não conseguiu encontrar uma afinação que lhe permitisse lutar pelos lugares de topo.

O quarto lugar foi renhidamente disputado entre as equipas TEAM CAMBALHOTAS e CSB BONS RAPAZES, com vantagem para esta última, fazendo-se valer da maior experiência competitiva do Filipe Gomes e do Miguel Queirós relativamente ao Francisco Matos e ao Filipe Vilas Boas. Anota-se que este último participou pela primeira vez numa prova de resistência de média duração, merecendo nota meritória.





O resultado final foi o seguinte:




1.º ART TEAM;




2.º CSB SMOKE ON




3. CSB SMOKE OFF




4.º CSB Bons Rapazes




5.º Team Cambalhotas





Esta é a primeia notícia desta prova. A mesma será alvo de uma notícia mais desenvolvida e com reportagem fotográfica na próxima segunda-feira.


Não percam!

12 comentários:

Miguel Queiros disse...

Boas.
Prova de 6 horas, comentários alargados. (tenham então paciência...)
1º, em relação ao ambiente da prova, pareceu-me que toda a gente se divertiu. Houve de tudo: despique dentro e fora de pista, bom humor, reclamações, tostas mistas, refrigerantes (minis também, mas não se pode publicitar...)... mais uma vez, parabéns e obrigado a todos os participantes e público (é verdade, obrigado Raquel, o bolinho estava muito delicioso e chegou na hora certa...)
2º, componente desportiva: honestamente pareceu-me que as 3 primeiras equipas estavam muito equilibradas. Quero com isto dizer que qualquer umas das três era capaz de fazer tempos rapidíssimos. Basta olhar para a tabela de tempos (será disponibilizada no resumo de prova), qualquer das equipas fazia tempos abaixo dos 9s/volta.
A Art Team acabou por ganhar porque manteve, ao longo de toda a corrida, uma consistência verdadeiramente impressionante. O culminar dessa consistência são as calhas 4 e 5 (calhas verde e amarela) da segunda manga, com 167 e 168 voltas respectivamente. É impressionante!!! 167 voltas para 25min de manga corresponde um tempo médio por volta de pouco mais de 8,9s!!! Alías, teve oportunidade de seguir como concorrente uma destas mangas, realizada pelo Luís (eu na calha 6-azul e o Luís na 5-amarela) e serviu para reforçar o que tinha comentado noutra notícia: o Luís está com uma condução impressionante: muito técnico, muito consistente e muito, muito rápido!!!... a continuar assim temos que lhe oferecer o número 46...
A equipa Smoke On teve também uma prova muito boa. Muito regulares, com tempos rápidos, acabaram por perder um pouco nas calhas amarela e azul. A equipa Smoke Off também esteve muito rápida, mas teve alguns problemas com o carro e as reparações. As outras duas equipas (Bons Rapazes e Cambalhotas) mostraram um andamento semelhante. Foi interessante ver o despique em pista entre o Bernardino e o Hugo numa das últimas calhas...).
Finalmente, espero que todos se tenham divertido. Esse é, mais que nada, o objectivo destes eventos. O empenho que todos no CSB dedicámos à realização dos mesmos é sempre pensando na celebração deste gosto comum pela competição slot.
Um grande obrigado!

Anónimo disse...

Boas, em 1º gostaria de dar os parabens aos organizadores (Miguel e Emidio), em 2º salientar o nivel de competitividade geral dos pilotos e em especial o Luis que fez uma prova notavel ,Parabens miudo......miudo sim porque ainda te falta um bocadinho para seres um homem!;)
Grande prova, bom ambiente... parabens a todos os participantes!
Abraço

Filipe Vilas Boas disse...

Olá caros amigos,

Sendo eu um novato nestas coisas do slot de competição, apraz-me dizer que passei um excelente sabado na vossa companhia.
Realço o bom e são convivio existente, o excelente ambiente gerado e convem dizer, o optimo almoço na vossa companhia!
Foi por estas razões que entrei neste hobby, pois é para passar bons momentos, sem pensar em nada mais pelo menos durante os mesmos, que passei a frequentar e a privar com voces o mesmo espaço e o mesmo gosto. Bem hajam pela amizade e compreensão com este novato...
A organização do Miguel e do Emidio, esteve á altura dos mesmos, ou seja, irrepreensivel... Meus sinceros parabens e que o bom trabalho colha frutos e seja para continuar.
Quanto ao resultado desportivo, o que para mim, pelo menos nesta fase é de menor importancia, foi o esperado, pois a concorrencia era extraordinariamente forte, se bem que, estivemos quase lá... Quanto a mim, noto melhorias na consistencia, mas ainda me falta muito para ter a devida rapidez.. Lá chegarei com toda a certeza!
Parabens aos vencedores, pois nestas coisas todos gostam de ganhar e para isso tem o devido trabalho de afinação e de testes, e parabens a todos os outros.
Deixo uma ressalva á vossa compreensão quanto á minha "lentidão" mas faço sempre os possiveis por ser um "gentlement" na pista, sem atrapalhar nem ter "aquelas" saidas que podem prejudicar outros...

Assim sendo, grato por estes momentos e contem com aminha presença em eventos futuros.

Obrigado por tudo e um abraço,

Filipe Vilas Boas

Emídio Peixoto disse...

Caro amigo Filipe Vilas Boas:
Conforme reparou, a sua participação foi alvo de uma menção especial e de forma positiva.
Conforme igualmente já reparou, o Clube Slot de Braga tem todo o gosto em recebê-lo como competidor e como sócio, além de eventual co-organizador de um futuro campeonato.
Falta apenas tempo de pista, ou seja, perder algumas horas mais por semana a rolar com o carro, habituando-se ao um punho próprío e às técnicas de afinação dos diversos modelos.
Conforme igualmente referiu, já tem um comportamento em pista digno de um membro do Clube Slot de Braga.
Agora só falta ganhar asas, e todos nós, membros do CSB, estamos disponíveis para ajudar a melhorar no que necessitar.
Um abraço,
Emídio Peixoto

Miguel Queiros disse...

Caro amigo Filipe.
o melhor elogio que pode fazer é mesmo dizer que passou um excelente Sábado. Obrigado.
Quanto ao aspecto desportivo, concordo com o amigo Emídio, o mais importante já domina: respeito e fairplay para com os demais concorrentes. Com tempo de pista a rapidez virá. E pode contar com todos os membros do CSB para o ajudar.
Uma abraço.

Filipe Vilas Boas disse...

Boa tarde meus caros amigos,

Fico grato com as palavras e podem contar comigo com o que for necessario para que as organizações e o proprio clube tenha cada vez mais adeptos e eventos onde todos no final do mesmo, possam desejar que mais se façam e se repitam...
é como voces dizem, é um hobby e como tal é para passar bons momentos, rir e usufruir da vossa companhia... Acima de tudo, gosto e gostei do ambiente criado á volta deste e de outros campeonatos... é como se costuma dizer, tudo boa gente!...
Quanto ao aspecto desportivo e competitivo, isso com o tempo lá vai, mas não é por isso, e sou sincero que me move.. aliás, estou a pensar entrar no LMP com um "charuto".. mas enfim, vai-me dar acima de tudo gozo e prazer preparar da melhor forma que sei este carro...
Um abraço e obrigado por tudo

Filipe Vilas Boas

P.S. Miguel se desejares Posters para futuros eventos, diz-me qual, as datas, o logo do clube .. toda a informação necessária para constar no mesmo, que eu depois trato de o fazer o melhor possivel!

Emídio Peixoto disse...

Caro Miguel Queirós:
Acho que vamos aproveitar o Filipe Vilas Boas não só no grupo Desportivo, como no grupo da Divulgação, ao qual pertencemos.
É só fazer o convite.
Prepara-te Filipe.
Um abraço,
Emídio.

mendes disse...

Boas. Parabens a todas as equipas. Tambem para a minha equipe smok off rapazes tivemos azar mas vamos lutar para ganhar a proxima claro que somos os maiores,ainda temos o plouro das vitórias.Quanto aos smok on não ganhais uma sempre segundos vamos lá .Abráços smok off

mendes disse...

Boas. Quero dar os parabens ao MATOS pelo seu batismo de fogo uma prova de resistencia grande prova. Tambem os meus parabens ao FILIPE VILAS BOAS oatra boa prova para uma resistencia e se precisares de alguma ajuda lá estrarei para te ajudare.Abraço SMOK OFF

Mota disse...

Viva Filipe.

E não foi assim que todos começamos?

Todos tivemos direito a grandes charutos.

Um abraço

Hugo Figueiredo disse...

Aproveitando o embalo da conversa, venho aqui deixar os meus 2 tostões de treta...

Fico feliz por ter conseguido reunir na minha equipa o Filipe e o Matos e fiquei ainda mais feliz de os ver a medir forças com os "lobos" já mais que rodados. Se na prova logramos o honroso 5º e último lugar, acho que por outro lado podemos estar a ganhar praticantes da modalidade. Ter-me-ia sido mais fácil aceitar o convite que me foi dirigido por outra equipa, mas insisti no que é a minha convicção ("quero é andar...") e acho que arranjei dois parceiros do catano! (devia era ter deixado a afinação para o Matos, é bem melhor mecanico q eu eheheh)

Como disse o Miguel, se ele gostou de ver os despiques entre mim e o Bernardino, que o diga eu! Admito que nessas calhas tava a correr "com a faca nos dentes" a tentar ganhar o máximo de metros e adorei a luta da última calha, rodamos umas 5 ou 7 voltas a par com alguns toques... no final, ficou tudo decidido a favor dos "bons rapazes" e fiz questão de que o Bernardino fosse o primeiro adversário que eu cumprimentei e felicitei no final.


Venham outras resistências... enquanto houver carros para andar às cambalhotas (e o restaurante italiano esteja aberto para almoço), estou lá!

Augusto disse...

Viva a todos,
O desenrolar da última resistência foi, no geral, positiva.

Quero realçar o espírito do Hugo Figueiredo que, apesar de ter sido convidado para integrar a nossa equipa, preferiu constituir uma equipa com mais dois novatos (Filipe Vilas Boas e o Matos). Novatos que mostraram saber estar dentro da pista, praticamente não se dando pela falta de rodagem que naturalmente possuem (Filipe Vilas Boas, mais uma vez desculpa por aquele “chega prá lá” – foi sem intenção).

Também devo salientar o espírito de camaradagem que existiu quando a equipa “bons rapazes” teve necessidade que fossem colados novos pneus. A ajuda do Mendes foi essencial.

Relativamente a nossa equipa “ART Team”, devo realçar a excelente afinação e opções conseguidas do carro e principalmente o desempenho de dois pilotos, o Maia e o Aguilar. O Maia por, apesar da sua falta de experiencia em resistências e de andamento, conseguiu sobrepor-se e realizar uma prova muito consistente e o Aguilar que apesar de, normalmente, ser um slotista que participa em poucas provas e que possui alguma falta de treinos consegue imprimir um andamento elevado (Penso que o que lhe valeu foi mesmo a perda dos quilos a mais que possuía, para compensar a falta de dedo).

Quanto a Luís, apenas uma palavra “irrepreensível”. Num dos comentários referiram que é apenas um miúdo mas será apenas pela pouca idade (14), porque mostra uma maturidade invejável, digna de ser seguida por muitos de nós. Sem dúvida alguma uma mais valia para o slot, naturalmente irá dar um grande homem.

De seguida quero apenas indicar algumas situações que penso que deverão ser corrigidas nos próximos eventos:
- Os treinos livres não correram conforme o preconizado no Regulamento Desportivo. Foi realizado de forma desordenada e ao sabor das equipas;

- A situação da assistência durante a paragem entre calhas foi bem resolvida pelo Miguel, no entanto ficou no ar a sensação de falha do regulamento. Verifiquei que o ponto 4.5 do Regulamento desportivo previa aquela situação e que simplesmente referia era proibida a manipulação durante o referido intervalo. Penso que bastava a organização não autorizar a manipulação;

- No decorrer da prova aconteceu o desprendimento do lastro de um dos carros. Este episódio ocasionou um acidente que arrancou o patilhão do carro de uma das equipas. Penso que faltou a aplicação da sanção respectiva.

Concluindo, realço o bom senso do Miguel na situação que teve em mãos (não é fácil ter que decidir rápido e bem) não penalizando em demasia mas fazendo sentir que existem regras a respeitar. Por favor esqueçam os maus exemplos de outras provas.
Foi um dia bem passado, venham outras resitências…

Abraço
Augusto