segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Campeonato Turismo SCX 2009 - 1.ª Prova

Campeonato Turismo BTCC 2009

1.ª Prova

24 de Outubro de 2009

Decorreu no passado dia 24 de Outubro de 2009, pelas 16.00 horas, nas instalações do GT TEAM SLOT CLUBE, a primeira prova do Campeonato Turismo BTCC 2009 organizado pelo Clube Slot de Braga e pelo GT TEAM SLOT CLUBE.

Compareceram em prova oito pilotos os quais alinharam com três Seat Leon, dois Volvo e três BMW 320.


Alinhamento geral

A qualificação foi disputada na calha vermelha, tendo o Emídio Peixoto conquistado a pole position, seguido do Rui Mota e do Augusto Amorim.





Pilotos que participaram na primeira manga: Pedro Correia; António Maia; Carlos Alvim (Kikas) e José Pedro Vieira.

A primeira manga foi muito animada, com o António Maia a apresentar um Seat Leon muito rápido, mas a lutar com problemas de instabilidade em curva, sendo frequentes as saídas. O José Pedro e o Pedro Correia fizeram a sua prova, procurando combater a instabilidade dos respectivos veículos.
Já o Carlos Alvim apresentou um andamento endiabrado, muito rápido e seguro, procurando sempre uma condução que lhe permitisse averbar o maior número de voltas. Venceu a primeira manga com alguma naturalidade.



Grelha de partida da primeira manga
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Pilotos que alinharam na segunda manga: Emídio Peixoto; Augusto Amorim; Rui Mota e Hugo Figueiredo.
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Grelha de partida da segunda manga
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A segunda manga foi de loucos, ficando desde logo condicionada com a anunciada ausência do Kikas do posto de pistagem por razões pessoais, pelo que ficaram apenas três pistadores para toda a pista!!!
Os pilotos prometeram uma condução estável, mas os veículos não colaboraram minimamente.
E, asssim, a segunda manga começou com uma sucessão de despistes que desde logo comprometeu a prestação dos pilotos.
O Hugo Figueiredo, inclusivamente, optou por ir às boxes "calçar" outros pneus que lhe permitissem maior estabilidade a curvar e minimizar os despistes.
O Rui Mota encontrou o seu ritmo e logrou alcançar o Emídio na liderança e vencer com muito mérito esta primeira prova.
Já o Emídio Peixoto terminou a prova com o BMW a não conseguir fazer uma das curvas da calha azul, obrigando-o a uma "paradinha" e a sucessivos despistes, quase hipotecando a sua ida ao pódio, pois o Augusto Amorim e o Hugo Figueiredo recuperaram grande parte do atraso.
No final, as contas penderam a favor do Rui Mota, seguido do Carlos Alvim e do Emídio Peixoto, assim ficando encerrado o pódio desta primeira prova do Campeonato Turismo BTCC 2009.
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Pódio da 1.ª Prova:
1.º Rui Mota;
2.º Carlos Alvim (Kikas);
3.º Emídio Peixoto.

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Carros que ocuparam o pódio
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Resultado da primeira prova:
1.º Rui Mota;
2.º Carlos Alvim;
3.º Emídio Peixoto;
4.º Hugo Figueiredo;
5.º Augusto Amorim;
6.º António Maia;
7.º José Pedro Vieira;
8.º Pedro Correia.
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Resultados do Campeonato Turismo BTCC 2009 após a primeira prova:
1.º Rui Mota - 15 pontos;
2.º Carlos Alvim - 12 pontos;
3.º Emídio Peixoto - 10 pontos;
4.º Hugo Figueiredo - 8 pontos;
5.º Augusto Amorim - 6 pontos;
6.º António Maia - 5 pontos;
7.º José Pedro Vieira - 4 pontos;
8.º Pedro Correia - 3 pontos.

Podem aceder aos resultados do campeonato aqui.

A próxima prova está agendada para o próximo Sábado, dia 31 de Outubro de 2009, com início marcado para as 16.00 horas, e decorrerá na fabulosa e sinuosa pista do BB CLUBE, em Braga, esperando-se igualmente a participação dos membros deste clube.
A pista do BB CLUBE estará aberta para treinos na Quinta-feira à noite, a partir das 21.30 horas.

Todos estão convidados para comparecer e participar.

3 comentários:

Emídio Peixoto disse...

A prova pecou pela falta de participantes, mas foi fantástica... para dar cabo dos nervos.
Os carros, equipados com o motor escolhido pela organização, são muito difíceis de guiar, obrigando a um cuidado constante e não permitindo qualquer forcing dos pilotos, sob pena de despiste.
Aguardo com expectativa a prova agendada para o BB, uma pista muito difícil e exigente, mas igualmente mais lenta, talvez talhada para este tipo de carros... será?
Ainda assim vou duplicar o lastro do meu carro... mais uns montinhos na frente e nas laterais... mais vale pesadinho e na calha, do que leve a voar para os lados e a beijar as barreiras.
Apareçam, pois o BB nem sempre está disponível!!!
Um abraço,
Emídio Peixoto.

Pedro Correia disse...

Boas

Antes de mais Emídio tens que garantir a boa fixação do chumbo desta vez...

Quanto aos carros equipados com estes motores são um autêntico quebra cabeças, ficam muito desequilibrados e tem vertentes do carro que estamos habituados a trabalhar, que aqui não o conseguimos fazer de modo tão liberal, como o patilhão ou a basculação do eixo dianteiro.

No BB será uma nova odisseia, apenas posso afirmar que trocando os pneus traseiros com que corri, por uns pneus P6 novos que nem à lixa foram, nem tampouco colados às jantes, consegui tirar de imediato 6 décimos de segundo ao meu melhor tempo na corrida de sábado no GT.

Emídio Peixoto disse...

Pois é Pedro, mas afinal o problema não adveio da fixação do lastro... estava todo no mesmo sítio.
O que aconteceu foi que num dos despistes mais violentos numa das curvas em que estavas a pistar a frente recuou e subiu, ficando presa na carroçaria.
O carro ficou descontrolado, pois a frente da carroçaria estava quase meio dedo abaixo da frente do chassis...
Vou fixar a frente com fita cola como fez o José Pedro Vieira.
Quanto a ti, parece que estás no bom sentido... os P6 parecem pneus ideiais para este tipo de carros.
Um abraço slotista,
Emídio Peixoto.