Campeonato Turismo BTCC 2009
1.ª Prova
24 de Outubro de 2009
Decorreu no passado dia 24 de Outubro de 2009, pelas 16.00 horas, nas instalações do GT TEAM SLOT CLUBE, a primeira prova do Campeonato Turismo BTCC 2009 organizado pelo Clube Slot de Braga e pelo GT TEAM SLOT CLUBE.
Compareceram em prova oito pilotos os quais alinharam com três Seat Leon, dois Volvo e três BMW 320.
Alinhamento geral
A qualificação foi disputada na calha vermelha, tendo o Emídio Peixoto conquistado a pole position, seguido do Rui Mota e do Augusto Amorim.
Pilotos que participaram na primeira manga: Pedro Correia; António Maia; Carlos Alvim (Kikas) e José Pedro Vieira.
A primeira manga foi muito animada, com o António Maia a apresentar um Seat Leon muito rápido, mas a lutar com problemas de instabilidade em curva, sendo frequentes as saídas. O José Pedro e o Pedro Correia fizeram a sua prova, procurando combater a instabilidade dos respectivos veículos.
Já o Carlos Alvim apresentou um andamento endiabrado, muito rápido e seguro, procurando sempre uma condução que lhe permitisse averbar o maior número de voltas. Venceu a primeira manga com alguma naturalidade.
Grelha de partida da primeira manga
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Pilotos que alinharam na segunda manga: Emídio Peixoto; Augusto Amorim; Rui Mota e Hugo Figueiredo.
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Grelha de partida da segunda manga
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A segunda manga foi de loucos, ficando desde logo condicionada com a anunciada ausência do Kikas do posto de pistagem por razões pessoais, pelo que ficaram apenas três pistadores para toda a pista!!!
Os pilotos prometeram uma condução estável, mas os veículos não colaboraram minimamente.
E, asssim, a segunda manga começou com uma sucessão de despistes que desde logo comprometeu a prestação dos pilotos.
O Hugo Figueiredo, inclusivamente, optou por ir às boxes "calçar" outros pneus que lhe permitissem maior estabilidade a curvar e minimizar os despistes.
O Rui Mota encontrou o seu ritmo e logrou alcançar o Emídio na liderança e vencer com muito mérito esta primeira prova.
Já o Emídio Peixoto terminou a prova com o BMW a não conseguir fazer uma das curvas da calha azul, obrigando-o a uma "paradinha" e a sucessivos despistes, quase hipotecando a sua ida ao pódio, pois o Augusto Amorim e o Hugo Figueiredo recuperaram grande parte do atraso.
No final, as contas penderam a favor do Rui Mota, seguido do Carlos Alvim e do Emídio Peixoto, assim ficando encerrado o pódio desta primeira prova do Campeonato Turismo BTCC 2009.
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Pódio da 1.ª Prova:
1.º Rui Mota;
2.º Carlos Alvim (Kikas);
3.º Emídio Peixoto.
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Carros que ocuparam o pódio
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Resultado da primeira prova:
1.º Rui Mota;
2.º Carlos Alvim;
3.º Emídio Peixoto;
4.º Hugo Figueiredo;
5.º Augusto Amorim;
6.º António Maia;
7.º José Pedro Vieira;
8.º Pedro Correia.
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Resultados do Campeonato Turismo BTCC 2009 após a primeira prova:
1.º Rui Mota - 15 pontos;
2.º Carlos Alvim - 12 pontos;
3.º Emídio Peixoto - 10 pontos;
4.º Hugo Figueiredo - 8 pontos;
5.º Augusto Amorim - 6 pontos;
6.º António Maia - 5 pontos;
7.º José Pedro Vieira - 4 pontos;
8.º Pedro Correia - 3 pontos.
Podem aceder aos resultados do campeonato aqui.
A próxima prova está agendada para o próximo Sábado, dia 31 de Outubro de 2009, com início marcado para as 16.00 horas, e decorrerá na fabulosa e sinuosa pista do BB CLUBE, em Braga, esperando-se igualmente a participação dos membros deste clube.
A pista do BB CLUBE estará aberta para treinos na Quinta-feira à noite, a partir das 21.30 horas.
Todos estão convidados para comparecer e participar.
3 comentários:
A prova pecou pela falta de participantes, mas foi fantástica... para dar cabo dos nervos.
Os carros, equipados com o motor escolhido pela organização, são muito difíceis de guiar, obrigando a um cuidado constante e não permitindo qualquer forcing dos pilotos, sob pena de despiste.
Aguardo com expectativa a prova agendada para o BB, uma pista muito difícil e exigente, mas igualmente mais lenta, talvez talhada para este tipo de carros... será?
Ainda assim vou duplicar o lastro do meu carro... mais uns montinhos na frente e nas laterais... mais vale pesadinho e na calha, do que leve a voar para os lados e a beijar as barreiras.
Apareçam, pois o BB nem sempre está disponível!!!
Um abraço,
Emídio Peixoto.
Boas
Antes de mais Emídio tens que garantir a boa fixação do chumbo desta vez...
Quanto aos carros equipados com estes motores são um autêntico quebra cabeças, ficam muito desequilibrados e tem vertentes do carro que estamos habituados a trabalhar, que aqui não o conseguimos fazer de modo tão liberal, como o patilhão ou a basculação do eixo dianteiro.
No BB será uma nova odisseia, apenas posso afirmar que trocando os pneus traseiros com que corri, por uns pneus P6 novos que nem à lixa foram, nem tampouco colados às jantes, consegui tirar de imediato 6 décimos de segundo ao meu melhor tempo na corrida de sábado no GT.
Pois é Pedro, mas afinal o problema não adveio da fixação do lastro... estava todo no mesmo sítio.
O que aconteceu foi que num dos despistes mais violentos numa das curvas em que estavas a pistar a frente recuou e subiu, ficando presa na carroçaria.
O carro ficou descontrolado, pois a frente da carroçaria estava quase meio dedo abaixo da frente do chassis...
Vou fixar a frente com fita cola como fez o José Pedro Vieira.
Quanto a ti, parece que estás no bom sentido... os P6 parecem pneus ideiais para este tipo de carros.
Um abraço slotista,
Emídio Peixoto.
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