sábado, 30 de janeiro de 2010

Rally de Monte Carlo 2010






Rally de Monte Carlo 2010





Decorreu no passado Sábado, dia 30 de Janeiro de 2010, a segunda prova do Campeonato Regional de Rally organizado conjuntamente pelo Clube Slot de Braga e pelo GT Team Slot Clube.




Imagem dos Troféus do Rally de Monte Carlo




A Direcção Técnica da prova ficou a cargo do Hugo Figueiredo, o qual merece os parabéns pelo seu óptimo desempenho.




Imagem do Parque Fechado



A prova decorreu nas instalações do GT Team Slot Clube e contou com quinze participantes, os quais fizeram alinhar diversos modelos de diversas marcas, nomeadamente, na categoria "rainha" WRC.


A primeira nota de destaque vai para a grande inversão na escolha dos modelos de topo.



Com efeito, se no Rally dos Reis Magos a grande maioria dos pilotos optou pelo Citroen Xsara Pro da SCX, no Rally de Monte Carlo surgiu uma verdadeira armada de Peugeot 207 da Avant Slot e devidamente afinados.

Tal escolha levou desde logo a um óptimo resultado: um grande equilíbrio entre todos os concorrentes, o que beneficiou o espectáculo a todos os níveis.

No entanto, o Citroen Xsara Pro, desde que devidamente afinado, ainda demonstra grandes qualidades competitivas.


Importa agora apresentar, antes de mais, as duas fantásticas qualificativas montadas pela organização na manhã do dia da prova e, assim, sem possibilidade de qualquer treino prévio.



Ao Hugo Figueiredo coube o design e montagem da PEC 1, uma classificativa muito técnica e que deu muitas dores de cabeça a todos os concorrentes, contando com muitos pontos "quentes" e com duas curvas de gelo que levaram muitos pilotos ao despiste.


Imagem da PEC 1




Outra perspectiva da PEC 1


Ao Emídio Peixoto coube o design e montagem, com a preciosa ajuda do Augusto Amorim e do José Pedro Vieira, da PEC 2, a famosa ascensão ao Col de Turini, uma classificativa mítica do verdadeiro Rally de Monte Carlo, nomeadamente pelas suas curvas apertadas e de inclinação acentuada, bem como pelo gelo presente na pista.







Aproveitando uma aberta no tempo, a organização conseguiu captar uma imagem do alto do Col de Turini, a 1607 metros de altitude acima do nível do mar








Uma parte da subida ao Col de Turini





Não havia que enganar, pois o caminho estava assinalado...







Imagem da parte mais inclinada da classificativa



A PEC 2 foi demolidora, permitindo a alguns pilotos cavar grandes vantagens ou então perder valiosos segundos para a concorrência, tendo sido acolhida pelos pilotos como a melhor classificativa dos últimos tempos.

Quanto ao Rally em si, importa referir que a grande surpresa do Grupo Clássicos SCX foi o segundo lugar conquistado pelo Paulo Mendes... não pelo piloto, pois esse já deu provas e é consagrado, mas pelo carro com que alinhou - o Mercedes que surge no início deste post - e com o qual deu uma "grande tareia" nos Alpine Renault da concorrência.

O único que não se intimidou com o andamento do Mercedes do Paulo Mendes foi mesmo o Emídio Peixoto, o qual conquistou a vitória com 16 segundos de vantagem, aos comandos de um Renault Alpine.


O terceiro lugar, a oito segundos de distância do Paulo Mendes, foi conquistado pelo José Pedro Marques, o qual tem mostrado grandes dotes ao nível das provas de Rally, sendo uma esperança face à sua menor idade.


3.º Classificado do Grupo Clássico SCX - José Pedro Marques





2.º Classificado do Grupo Clássicos SCX - Paulo Mendes







1.º Classificado do Grupo Clássicos SCX - Emídio Peixoto



A entrada em prova das máquinas do grupo WRC era aguardada com expectativa, pois os pilotos tinham feito uma grande aposta durante a semana com a aquisição de diversos Peugeot 207 da Avant Slot, tamanha foi a superioridade deste modelo no primeiro Rally da temporada.



E a primeira PEC não desiludiu as expectativas, com os pilotos de topo a rodar no segundo 57, no segundo 59 e no segundo 60, ou seja, com menos de três segundos de diferença.

A luta foi intensa até ao fim, tendo inclusivamente o Emídio Peixoto penalizado 5 segundos na última PEC ao forçar o andamento e não conseguir parar dentro da zona estabelecida.


A penalização levou-o a utilizar a máquina de calcular...

No final, a vantagem acumulada permitiu-lhe arrecadar a segunda vitória do Campeonato Regional de Rally, aos comandos de um Peugeot 207 da Avant Slot, mas desta vez com menos de seis segundos de vantagem para o segundo classificado.

O segundo classificado foi um fantástico Augusto Amorim, o qual estreou o seu novo Peugeot 207 da Avant Slot e demonstrou mais uma vez que é igualmente rápido em provas de Rally. Na segunda etapa destronou o Luís Azevedo da segunda posição e não mais a largou, chegando mesmo a ameaçar o primeiro lugar.


Quanto ao terceiro lugar, o mesmo ficou entregue ao Luís Azevedo, o qual igualmente estreou o seu novo Peugeot 207 da Avant Slot.


Anota-se o grande azar do Paulo Mendes, o qual, ocupando o quarto lugar da geral no final da primeira etapa, viu a cremalheira soltar-se e não conseguir terminar a PEC 4, penalizando com o tempo máximo.




3.º Classificado do Grupo WRC - Luís Azevedo







2.º Classificado do Grupo WRC - Augusto Amorim








1.º Classificado do Grupo WRC - Emídio Peixoto







Imagem do carro vencedor do Rally de Monte Carlo 2010




Para visionar os resultados completos do Rally de Monte Carlo 2010 aceda ao seguinte link:








Vídeo da ascensão ao Col de Turini


AGRADECIMENTOS:

No fim da prova todos ajudaram a arrumar, especialmente o Augusto Amorim, o Filipe Gomes, o José Pedro Vieira, o Hugo Figueiredo e o Emídio Peixoto, associados que merecem uma menção especial pelo esforço despendido antes, durante e após o Rally. Aqui ficam duas fotografias dos espaços já devidamente "limpos" de duas fantásticas e memoráveis pistas, embora efémeras como um castelo de areia.






A Ana Rita merece uma nota de destaque por ter desempenhado brilhantemente as funções de Comissária de Pista na PEC 2.

Resta apenas agradecer ao Daniel Costa por ter cedido o seu sistema DS, ao Vítor Lopes por ter fornecido as suas peças Ninco para a construção de uma PEC e ao António Correia por ter cedido as suas peças de gelo da Ninco.

CURIOSIDADES:

Vejam lá se notam as diferenças nas seguintes fotografias... um ganhou o Rally de Monte Carlo 2010 e o outro não!














A terceira prova do Campeonato Regional de Rally será no dia 6 de Março de 2010 e decorrerá nas instalações do Clube Slot de Braga.

Compareçam, pois o espectáculo é garantido!!!

10 comentários:

Morgado disse...

Boas!

Ganda prova!!!

Por parte da M Powerslide Team os parabéns à organização e todos os participantes.

Excelentes PECs, excelentes desempenhos e muitas surpresas.

Apenas um reparo num ponto em que de certa forma houve problemas: atenção ás zonas de pistagem. Houve zonas complicadissimas de se pistar. Não só por falta de acesso aos pistadores, como por causa da "imprensa". Atenção ás filmagens e fotografias em zonas sensiveis dos troços. Depois dão-se atrapalhações que custam segundos valiosos.

Por outro lado e por forma a organizar a "imprensa" criei uma conta num servidor para armazenar fotos e vídeos dos eventos.

Endereço: http:\\www.4shared.com
Login: mpowerslideteam@gmail.com
password: slotslotslot

ATENÇÃO: limite de 200 MB por ficheiro a carregar. Sugiro a utilização do "Multiupload" para vários ficheiros.

Peço que tenham o cuidado de deixar as coisas minimamente organizada por pastas dos respectivos eventos.

Abraço e boas preparações

Hugo Figueiredo disse...

Bem, quanto ao repto final do vencedor do Monte Carlo 2010, só pode ser o Peugeot versão slot, já que no "verdadeiro" Monte Carlo, o novo Ford Fiesta fez... a "fiesta" :)

Desde já os meus agradecimentos aos pilotos, porque só assim se conseguem levar a cabo provas desta natureza. 15 pilotos no WRC atesta bem o interesse nesta modalidade. Este número até podia ser aumentado, já que alguns dos "habitues" faltaram, sendo compensados por pilotos mais externos à actividade dos clubes.

Após a realização das primeiras provas, uma em cada clube, fico feliz por saber que os espaços físicos conseguem albergar provas deste género. E se dúvidas havia, as classificativas "made by Emídio" quer nos Reis Magos quer no Monte Carlo mostraram bem as potencialidades dos espaços ao nosso dispor.

Em Fevereiro a modalidade fica em "hold", um pouco por culpa do arranque do Campeonato Inter-Clubes Slot Séc. XXI, mas em Março há mais... Como aviso, a categoria "suporte" será N-GT, cujo regulamento sairá a breve prazo.

Um abraço,

Hugo

Emídio Rocha Peixoto disse...

Antes de mais gostaria de agradecer ao Augusto Amorim pela disponibilidade plena na organização desta prova de Rally nas instalações do GT Team e dando plena liberdade criativa para a realização das classificativas.

As duas classificativas montadas eram de grande dificuldade técnica e foram, na minha opinião, as melhores montadas até ao presente momento.

Dou os meus parabéns ao Hugo Figueiredo por mais um êxito ao nível da direcção desportiva! A prova correu bem e sem incidentes a registar.

Agora resta-nos aguentar este jejum de um mês... é o sacrifício pela participação no Sec. XXI.

Também fica mais tempo para treinar e afinar as máquinas para o próximo Rally... há que definir o nome.

Quanto ao agrupamento de suporte, conforme referido pelo Hugo, o mesmo será N-GT e o regulamento será disponibilizado brevemente, sendo similar aos utilizados pelos clubes dos "nuestros hermanos" e também aqui em Portugal.

Um abraço slotista,
Emídio.

Morgado disse...

Emidio:

Classificativa 5 estrelas como sempre. Excelente aproveitamento do espaço e com pontos muito interessantes.

Vê lá é se para a próxima não provoques uma obstrução à nossa "grua" de serviço enquanto filmas ;)

Abraço

J.C.Nogueira disse...

Viva Excelente reportagem bem recheada de pormenorese bem ilustrada.
Cumprimentos.

Miguel Queiros disse...

Boas.

Grande prova. diverti-me imenso, e pareceu-me que os restantes participantes também.

Os organizadores estão de parabéns. As classificativas eram excelentes, misturando zonas rápidas com zonas técnicas e muitas armadilhas escondidas (aquelas entradas nos ganchos em declive acentuado são terríveis para testar a afinação do eixo dianteiro...).

Gostei particularmente da PEC montada pelo Hugo, onde era possível uma fluidez de condução muito agradável.

Para quando agora uma prova de "sujo" (terra ou neve)?

Boas gatilhadas!

Miguel Queiros disse...

...é verdade: excelente reportagem, muito completa e detalhada, com excelentes fotografias. Parabéns ao autor.

Augusto Amorim disse...

De facto foi uma óptima jornade de rally. Confesso que andava algo apreensivo em relação a toda a preparação e organização deste rally. Talvez pela minha parca experiencia na organização deste tipo de provas.

Antes demais, quero agradecer ao Emídio pela grande desenvoltura, disponibilidade na elaboração e aproveitamento da pista que "projectou"; ao Hugo pelos mesmomos motivos anteriores mais a direcção da prova, com grande mestria; à Ana Rita pelo brilhante desempenho como Comissária de Pista, é quase uma profissional; ao António Correia e ao Vitor Lopes pela cedência de placas Ninco, ao Daniel pela cedência do sistema DS, à todos os participantes por contribuirem para o saudável convívio que se gerou e à disponibilidade do Emídio, Filipe Gomes, Hugo e Zé Pedro Vieira para a desmontagem das pistas. Obrigado.

Relativamente a prova, quero destacar, sem demérito para o Hugo, a grande qualificativa que engendrou. Produziu um grande efeito estético com as várias diferenças de cotas e respectiva decoração. Simplesmente Linda.
No entanto, embora à primeira vista não parecesse, a qualificativa egendrada pelo Hugo escondia algumas ratoeiras, estratégicamente localizadas, que, no meu ponto de vista, foram fatais para alguns pilotos.

Quanto aos resultados, o Emídio confirma-se como número 1 do rally em Braga mas verifica-se alguma aproximação dos que estão menos familiarizados com as provas de rally.

No entanto, constatei que na categoria de Clássicos SCX que existe ainda alguma falta de preparação atempada, ao contrário do que começa a verificar-se nos WRC.

Parabéns ao Emídio, Mendes; Zé Pedro "Espanhol" e Luis "Caracol" pelos lugares no pódio.

Excelente convívio. Gostei bastante.

Obrigado

Morgado disse...

Oh augusto, depois das flamejantes chamas que o teu Porsche deitou ainda dizes que não houve preparação suficiente em clássicos??

O video já está na conta que criei para quem quiser ver ou sacar.

:)

Emídio Rocha Peixoto disse...

Falta ainda agradecer ao Pedro Correia pelos fantásticos cartazes que fez com os números para afixar nos veículos.

Ficaram o máximo, constituindo mais um elemento a contribuir para aquele que foi um grande Rally.

Um abraço slotista,
Emídio Peixoto.