domingo, 16 de maio de 2010

6.ª e última prova do Troféu Aberto Ferrari F40 2010






Campeonato Aberto Ferrari F40 2010
6.ª Prova








Decorreu na passada Sexta-feira, dia 14 de Maio de 2010, na pista do Gt Team Slot Clube, a sexta e última prova do Campeonato Aberto Ferrari F40 2010, organizado conjuntamente pelo Clube Slot de Braga e pelo Gt Team Slot Clube.






A prova contou com a participação de oito pilotos, tendo o Hugo Figueiredo assumido mais uma vez de forma brilhante a direcção técnica e desportiva da prova.





Parque fechado da prova


A qualificação decorreu na calha azul, tendo o Paulo Mendes conquistado a pole position, seguido do Augusto Amorim e do Emídio Peixoto

Carro que conquistou a pole position


um belo pormenor do carro mais rápido na qualificação...







Pilotos que alinharam na primeira manga:

- José Pedro Vieira;
- Hugo Figueiredo;
- Pedro Correia;
- José Pedro Marques.


A primeira manga foi inteiramente dominada pelo jovem José Pedro Marques, o qual exibiu em pista um F40 da Slot.It muito equilibrado e estável o que, aliado a uma condução muito rápida e segura, permitiu-lhe conquistar o quarto lugar final a apenas uma volta do terceiro classificado.
O azar da noite ficou por conta do Hugo Figueiredo, o qual viu o seu Ferrari F40 perder completamente a aderência na passagem pela calha preta, comprometendo qualquer aspiração a um bom resultado final.



Carros que alinharam na primeira manga


A segunda manga registava uma situação inédita, porquanto era composta pelos pilotos que registaram vitórias neste campeonato.




Pilotos que alinharam na 2.ª Manga:

-António Maia (vencedor da primeira prova);
- Augusto Amorim (vencedor da segunda prova);
- Paulo Mendes (vencedor da quarta prova);
- Emídio Peixoto (vencedor da quinta prova).
A primeira calha da segunda manga registou um fantástico equilíbrio entre o Paulo Mendes, o Augusto Amorim e o Emídio Peixoto, tendo estes três pilotos ocupado a liderança da prova no decurso da calha. A troca de líder foi mesmo uma constante desta fantástica primeira calha.
O equilíbrio foi tanto que, no final da calha, o Emídio Peixoto liderava a prova com menos de um centímetro de vantagem sobre o Augusto Amorim, estando o Paulo Mendes a menos de três metros de distância.


O Emídio e o Augusto terminaram a primeira calha com o mesmo número de voltas e com esta distância entre os dois Ferrari vermelhos...



A segunda calha revelou-se fatal para as aspirações do Emídio à vitória final da prova, pois o António Maia sofreu um despiste para a calha onde corria o primeiro, o que determinou um violento despiste com as habituais consequências nos modelos da Slot.It, ou seja, o pára-choques da frente foi arrancado... perderam-se vitais segundos com a reposição do modelo em pista e, mais importante, o carro ficou sem apoio frontal nas sinuosas e também rápidas curvas da pista do Gt Team.





O carro do Emídio Peixoto ficou assim após embater no carro do António Maia.




A meio da segunda manga houve uma pausa para deglutir duas deliciosas pizzas...

Com a luta pela vitória reduzida a dois pilotos, foi muito interessante ver o Paulo Mendes a distanciar-se do Augusto Amorim... no entanto, tal distância foi de pouca dura, pois o eixo traseiro do F40 do Paulo sofreu uma deslocação com um despiste e o pneu começou a tocar no chassis. E, assim, fruto da sua condução sempre rápida e segura e sem azares, o Augusto Amorim anulou a vantagem do Paulo Mendes e conquistou uma merecida vitória nesta última prova.

Fica nos sonhos o que não teria sido se o Emídio não tivesse aquele violento acidente e se o Paulo Mendes não tivesse sofrido aquele problema mecânico... uma luta a três até ao fim ?


Pódio da 6.ª prova:
1.º Augusto Amorim;
2.º Paulo Mendes;
3.º Emídio Peixoto



Imagem do carro vencedor da prova



Outra imagem do carro vencedor






Carros que ocuparam o pódio



Para consultar os resultados desta prova clique aqui.







Pódio do Campeonato:
1.º Paulo Mendes;
2.º Augusto Amorim;
3.º Emídio Peixoto.



Para consultar os resultados finais do campeonato clique aqui.

5 comentários:

Emídio Rocha Peixoto disse...

Quero aqui deixar os meus parabéns ao Augusto Amorim pela brilhante corrida e vitória... adorei aquele despique na primeira calha!
Dou também os meus parabéns ao Paulo Mendes pela vitória neste rapidíssimo campeonato!
Um abraço slotista,
Emídio

José Marques disse...

Aí um erro na reportagem xD

Quando diz que o Emídio perde vitais segundos na reposição do carro depois do acidente brutal com o maia xD
o pistador estava atento e o Emídio não perdeu grandes segundos ahah

Augusto Amorim disse...

Grande Prova!
A disputa da primeira calha foi, realmente, brutal. De tal forma que os 3 lideres cometaram alguns erros de pilotagem.

Resta congratular o vencedor, Paulo Mendes. Parabéns.

Parabéns também a todos os participantes que souberam transportar para a prova um colorido que, a partida, não se espera encontrar numa troféu monomarca.

Abraço a todos
Augusto.

Pedro Correia disse...

Boas

Ao contrário do que o número de inscritos deixa transparecer, este foi dos melhores campeonatos realizados.

Tirando a terceira prova em que o Mendes não deu chances a ninguém, provas muito disputadas até ao limite e muita emoção, quatro vencedores diferentes em cinco provas, que mais podemos pedir?

Quem sofreu fui eu, faltaram os pilotos do meu campeonato, pontuei, mas fui ultimo em duas das três corridas disputadas.

Boas corridas

Miguel Queirós disse...

Boas.

Realmente foi um troféu monomarca, quando na realidade não deveria ser. O F40 Slot.it foi claramente superior ao equivalente Fly. Quando a ideia é permitir a escolha entre modelos diferentes, há que assegurar algum nivelamento de desempenno através do regulamento. Não foi o caso neste campeonato. Bem sei que não é fácil. Mas também me parece que não houve nenhum particular cuidado em assegurar esse nivelamento.

Por outro lado, quando os participantes dispõe de modelos com performances muito semelhantes, as corridas ganham em competitividade e emoção. E isso de facto aconteceu neste campeonato. As provas não foram todas dominadas pelo mesmo participante, ou por apenas dois. Muitos vencedores. Mesmo que tenha havido um claro dominador. O Paulo Mendes,mesmo não tendo ganho muitas provas, esteve sempre muito próximo da vitória e os pontos totais acumulados assim o demonstram. Parabéns por ter ganho um dos campeonatos mais renhidos dos últimos tempos. Certamente que este tem outro valor.

Parabéns a todos os participantes por um campeonato muito disputado e competitivo.

Boas gatilhadas.