domingo, 23 de maio de 2010

Rally Rota dos Santuários






Rally Rota dos Santuários










5.ª Prova do Campeonato Regional de Raly 2010










Decorreu no passado Sábado, dia 22 de Maio de 2010, a 5.ª Prova do Campeonato Regional de Rally 2010, organizado conjuntamente pelo Clube Slot de Braga e pelo Gt Team Slot Clube.











A prova foi muito participada, tendo registado uma elevada afluência de pilotos, os quais tiveram de enfrentar uma temperatura ambiente superior aos trinta graus.



A direcção técnica e desportiva foi mais uma vez assegurada pelo Hugo Figueiredo, tarefa que voltou a desempenhar com elevado rigor e isenção.



Imagem do Director Técnico da Prova - Hugo Figueiredo




Em disputa estavam dois grupos:


- WRC;


- S1600.




A organização, conforme é habitual em provas de rally, apresentava como prémios taças para os três primeiros de cada grupo, bem como medalhas de classificação para todos os pilotos e, ainda, a taça júnior, para o melhor classificado com idade inferior a 14 anos.


Prémios em disputa no Rally dos Santuários



O "shake-down", as verificações técnicas e a entrada em Parque Fechado decorreram de foram normal e dentro do horário.


O colorido do parque fechado era evidente, com diversos modelos e marcas no Grupo S1600, embora com uma maioria do modelo Polo da Power Slot.




Quanto ao Grupo WRC, diversos modelos da Avant Slot, bem como da SCX e, ainda, o Punto do António Morgado.





Imagem do Parque Fechado




A organização - diga-se, Hugo Figueiredo, Augusto Amorim, Emídio Peixoto e José Pedro Vieira - esmeraram-se na construção de três novos e inéditos troços, os quais eram completamente diferentes na forma de afinar os carros, bem com na abordagem ao nível da condução.


Ficam aqui algumas imagens do troço n.º 3, a célebre ascensão ao Santuário do Bom Jesus e ao Santuário do Sameiro, com uma zona muita rápida, à imagem da subida ao Elevador do Bom Jeus (fotografia 1 e 2), seguida de uma zona muito técnica e lenta (os cotovelos da subida ao Bom Jesus - fotografia 3 - e da rápida e técnica chegada ao Santuário do Sameiro - fotografias seguintes.






Fotografia 1




Fotografia 2





Fotografia 3



Santuário do Bom Jesus do Monte












Santuário de Nossa Senhora do Sameiro





A classificativa n.º 2 era muito técnica. O traçado é da autoria do António Morgado, embora alterado sensivelmente no dia da prova para ser novo e diferente para todos os pilotos.


Segue uma imagem do pequeno João Queirós que abordou a classificativa com muita vontade de bater ... tempos!




João Queirós a preparar-se para abordar a curva do caracol.



A classificativa n.º 1, relativamente à qual se perderam as fotografias, era muito rápida e com alguns truques que levaram alguns pilotos a cometer erros e a perder segundos preciosos.




O Grupo S1600 foi inteiramente dominado pelo Paulo Mendes, seguido sempre de perto pelo Emídio Peixoto.


Os dois Polos da Power Slot preparados especificamente para este Rally por estes dois membros da equipa Smoke Off revelaram-se matadores e pulverizaram a concorrência, deixando o terceiro classificado a cerca de trinta segundos de distância. O Augusto Amorim, tripulando um Citroen Saxo da Ninco foi o melhor piloto com carros desta marca, mas viu-se impotente para seguir o andamento dos dois primeiros.


O grande destaque desta categoria de suporte vai inteiramente para o pequeno Hugo Gomes, o qual conseguiu alcançar um brilhante sexto lugar entre quinze concorrentes, sendo que doze eram adultos e com muita mais experiência.




3.º classificado do Grupo S1600 - Augusto Amorim





2.º classificado do Grupo S1600 -Emídio Peixoto





1.º classificado do Grupo S1600 - Paulo Mendes









Carros que ocuparam o pódio do Grupo S1600




O Grupo WRC era aguardado com muita expectativa, uma vez que os pilotos tinham empregue muito tempo das semanas anteriores a preparar os carros e a afinar os dotes de condução de rally nas duas classificativas montadas no Clube Slot de Braga e na classificativa montada no Gt Team Slot Clube.




Logo na primeira etapa o Paulo Mendes demonstrou que estava ao ataque e, com uma completa adaptação à primeira classificativa, assumiu a liderança com 2,100 segundos sobre o Emídio Peixoto. O Augusto Amorim teve um início mais lento, ocupando o terceiro lugar a 8 segundos do Paulo Mendes, fruto de uma penalização sofrida.




Na segunda etapa, o Paulo Mendes continuou ao ataque e conseguiu mais um segundo de vantagem para o segundo classificado, o Augusto Amorim, o qual conseguiu ultrapassar o Emídio Peixoto, este com uma nítida perda de rendimento do seu Peugeot.




Na terceira e última etapa o Emídio alterou todo o setup traseiro do seu Peugeot, bem como o patilhão, declarando que iria arriscar a fundo.




E, assim, se o Paulo Mendes foi o melhor na sétima classificativa, a oitava foi ganha pelo Emídio Peixoto, o qual conseguiu ganhar 4 segundos ao primeiro classificado, enquanto a nona classificativa foi ganha magistralmente pelo Augusto Amorim.


Foi espectacular ver os três pilotos a aguardar uns pelos outros e a começar o ataque à última e decisiva classificativa.


O Paulo Mendes foi rápido na parte inicial, mas sofreu um despiste e optou por rolar de forma mais conservadora até ao final.


O Augusto Amorim foi magistral, com uma rapidez fora de série e sempre ao ataque, conseguindo cavar 15 (!) segundos de diferença...


O Emídio Peixoto atacou a fundo, mas perdeu cerca de 4 segundos para o Augusto Amorim. No entanto conseguiu roubar vitais segundos ao Paulo Mendes... e no final


O AUGUSTO AMORIM VENCEU, SEGUIDO DO EMÍDIO PEIXOTO E DO PAULO MENDES!


Grande prova de Rally, com um final de cortar a respiração, tamanha era a pressão imposta pelos três primeiros.


Note-se que foi o rally mais competitivo de todo o campeonato, com os três primeiros a poder vencer o rally por uma questão de pormenor, tal como uma pistagem mais lenta ou uma penalização. Os três primeiros ficaram separados por apenas 4 segundos!




Quanto à Taça Júnior, importa referir que a mesma foi ganha pelo Hugo Gomes, o nosso pequeno "grande" piloto que, mais uma vez, demonstrou não ter concorrentes ao seu nível.


Fica agora uma pequena reportagem fotográfica da entrega dos prémios a todos os pilotos participantes no Grupo WRC.





(SEM FOTOGRAFIA POR SE TER AUSENTADO ANTES DA ENTREGA DOS PRÉMIOS)
16.º classificado do Grupo WRC - António Morgado





15.º classificado do Grupo WRC -Bruno Mendes







14.º classificado do Grupo WRC -João Queirós





13.º classificado do Grupo WRC - Miguel Queirós





12.º classificado do Grupo WRC - Filipe Gomes







11.º classificado do Grupo WRC - Francisco Matos





10.º classificado do Grupo WRC - Pedro Correia





9.º classificado do Grupo WRC - Hugo Gomes








8.º classificado do Grupo WRC -Hugo Figueiredo





7.º classificado do Grupo WRC - Eduardo Carvalho




6.º classificado do Grupo WRC - Rui Mota



5.º classificado do Grupo WRC - António Maia




4.º classificado do Grupo WRC - José Eduardo





3.º classificado do Grupo WRC - Paulo Mendes




2.º classificado do Grupo WRC - Emídio Peixoto





1.º classificado do Grupo WRC - Augusto Amorim






Carros que ocuparam o pódio do Grupo WRC






Vencedor da Taça Júnior - Hugo Gomes





Carro vencedor da Taça Júnior

Para consultar os resultados completos da prova clique
aqui.



Para consultar a pontuação do Campeonato WRC 2010 clique aqui.






A última prova do Campeonato Regional de Rally 2010m está agendada para o dia 19 de Junho de 2010 e terá lugar nas instalações do Clube Slot de Braga.




Oportunamente será revelado o nome do rally, bem como a categoria de suporte do Grupo WRC.

5 comentários:

José Marques disse...

Parabéns a todos os participantes :)
que pena eu não ter podido ir

Morgado disse...

Parabéns Augusto!!!!!!!!!!!!

Primeira Vitória M Power!!!

Parabéns também à organização, foram PECs divinais. Emídio MAGISTRAL.

Uma nota de agradecimento também por me terem deixado "cheirar" todo o rally na medida em que o meu tempo estava limitado, e toda a participação irremediavelmente comprometida não fosse a compreensão da Direcção de Prova e participantes.

Abraços!

Miguel Queirós disse...

Boas.

Bela prova. Muitos participantes.
E troços muito bons de gatilhar.

O vencedor em WRC, apesar de não ter sido o habitual dominador, foi um dos de sempre... lol!!!
Parabéns ao Augusto pela vitória em WRC. O Emídio já tem mais um adversário à altura.

A prova não me correu muito bem... o meu WRC ficou eliminado de prova no shake down e tive que usar o muleto, que ainda está em desenvolvimento.
Nos s1600 tive azar, com saídas em sítios complicados de pistar e acabei por penalizar... enfim... uma desgraça!

Fica o consolo de o outro membro da Q? Team ter sido um protagonista da foto reportagem, com 16 aparições!
Onde "não" está o Wally!!! lol!!!

Boas gatilhadas.

Augusto Amorim disse...

Atenção "cotas". A "canalha" está ao ataque. Eles "andem" ai, como costumava dizer o nosso conhecido "Cascavél".

Mais a sério, este fim de semana foi protagonizado pelos mais novos. A vitória do "Espanhol" nos GT2 Ninco e as excelentes participações do Hugo Gomes, João Queirós, Bruno Mendes.

Saudações slotistas

José Marques disse...

foi pena não poder ter ido ao rally, pois certamente ia lutar para ficar nos últimos 5 lugares com sorte xD
O meu WRC está uma desgraça.
E o S1600 nem cheguei a preparar