domingo, 1 de novembro de 2009

Campeonato Grupo C - 2ª Prova (Resumo)



(1ª versão do resumo, as imagens serão disponibilizadas em breve)


A comitiva do Campeonato Grupo C deslocou-se à pista do GT Team para a realização da 2ª prova agendada, no passado dia 30 de Outubro. Esta prova contou novamente com 16 pilotos, dispostos pelas 3 mangas que constituíram a prova.

Luís Azevedo voltou a não dar hipótese à concorrência com um ritmo muito forte, vencendo a corrida com umas esclarecedoras 5 voltas de vantagem. Augusto Amorim, que ainda conseguiu disputar a 1ª calha com o Luís, concluiu a prova no 2º lugar, com Hugo Figueiredo a conquistar o último lugar do pódio por escassos metros de vantagem para António Maia, uma das figuras em destaque pelo fortíssimo andamento que imprimiu na 2ª Manga e logrou superar alguns pilotos que correram na 3ª Manga, caso do Nuno Aguilar e do jovem "Chiquinho".

Houve lugar para algumas surpresas escondidas: Miguel Guerreiro, a estrear-se nas provas "não-magnéticas", averbou o último lugar pontuável com uma condução segura, apesar de apenas ter conquistado o 13º lugar na qualificativa. Imediatamente atrás do Miguel tivemos outra boa prestação por parte de João Pedro Vieira, que por menos de uma volta poderia conquistar o último ponto em disputa. Numa ocorrência pouco usual, Emídio Peixoto e Carlos Alvim optaram por abandonar a corrida, insatisfeitos com o desempenho dos seus bólides.

Numa prova em que os Porsches conquistaram o pódio e os Jaguar pareceram menos adaptados, pese embora a fortíssima prestação de António Maia, compareceram mais alguns dos novos Mazda, embora ainda não tenham demostrado andamento para os rivais.


A classificação da prova está disponível neste link.

1 - Luis Azevedo
2 - Augusto Amorim
3 - Hugo Figueiredo
4 - António Maia
5 - Nuno Aguilar
6 - Francisco Matos Jr.
7 - Vítor Lopes
8 - José Pedro Marques
9 - Miguel Queirós
10 - Miguel Guerreiro
11 - José Pedro Vieira
12 - Pedro Correia
13 - Domingos Calado
DNF - Emídio Peixoto
DNF - Carlos Alvim
EC - José Ferreira.


A reportagem completa será disponibilizada a curto prazo.

5 comentários:

Augusto Amorim disse...

Parabéns Luis...Sem hipóteses.
Pena aquele toque me deste mas sei que foi sem intensão.

Excluindo o Luis verifica-se que a opção pelos pneus silicone traz mais equilibrio com a justiça de ser um tipo de pneu que ainda se fabrica, ou seja, disponível para todos.

Saliento , pela positiva, a excelente prova do Hugo e principalmente do Maia. Este último por pouco não conquistou um lugar no pódio. Pela a desistencia do Emídio e do kikas pela não adaptação à menor aderencia dos pneus de silicone.

Bom desempenho do Magnético Miguel Guerreiro e do regeressado José Pedro Vieira.

Hugo Figueiredo disse...

É mesmo verdade, Augusto... "sem hipóteses".

Eu fiz questão de guardar os despites para a última calha, e sem nunca poder ameaçar o 2º lugar, por pouco perdia o 3º para o Maia, pela a sua excelente prova de "faca nos dentes" (atenção é a esse "doping etílico"!)

De resto, boas prestações do José Pedro Vieira e do Miguel Guerreiro, uma luta muito interessante pelo último pontinho.

Miguel Queiros disse...

Boas.

O Luís está de parabéns. Para além de uma condução sem falhas, super fina, está com um carro muito bem preparado, equilibrado e rapidíssimo. Ver o Luís correr é, como disse durante a prova: "em duas palavras: im pressionante!!".

Quanto aos "estreantes", muito bem. O José Pedro Vieira, que correu na minha manga, portou-se brilhantemente, com uma condução sem riscos e (quase) sem falhas, mas mesmo assim muito rápido. ...parece-me que não era a 1ª corrida que este senhor fazia... ;)

De resto, quanto à questão dos pneus, não há mais nada a dizer. Os silicones são uma boa opção, mas em pistas com muita borracha têm uma condução excessivamente exigente, que não permite excessos. Sobretudo para os mais "toscos" de dedo, como eu, que não tenho a concentração de um Luís ou Augusto, torna-se uma condução frustrante e aborrecida, nada divertida.

...mas a seguir vem um campeonato com pneus de espuma!!!

Boas gatilhadas!

Hugo Figueiredo disse...

Engraçado, que eu considero a condução do meu Porsche a sensação mais parecida com o que os pilotos do carro real provavelmente sentiram:

- forte apoio magnético (o fabuloso efeito de solo do "venturi" dos 956)
- falta de tracção dos pneus da época simulada pelos pneus de silicone (comparativamente a uns P1 ou espumas, por exemplo)

Fui buscar isto ao vídeo que está no Youtube, em que se vê o Derek Bell a lutar com o traçado de LeMans, reparem bem no carro na saída das curvas Mulsanne e Arnage neste link:

http://www.youtube.com/watch?v=yv1sP04qibk (a partir de 1m40 e 2m25, respectivamente)

Luis Azevedo disse...

Muito obrigado a todos os que me deram os parabens pela prova !

Houve prestações fabulosas como a do maia , a do ''regressado'' josé pedro viera , e claro a do augusto e do hugo , mas estes já é costume (:

Concordo com o augusto , mas acho que ate podem nao ser pneus de silicone mas que sejam pneus que todas as pessoas tenham acesso , para tornar as competiçoes mais justas e revelativas ;)

Foi pena o emidio e o kikas nao gostarem da aderencia dos pneus ,o que os levou a desistirem da prova :(

Fiquem bem ;)