domingo, 1 de novembro de 2009

Campeonato Turismo BTCC 2009

2.ª Prova
do
Campeonato Turismo BTCC
2009



.

.
Decorreu no passado Sábado, dia 31 de Outubro de 2009, na fabulosa pista do BB Clube, em Braga, a 2.ª prova do Campeonato Turismo BTCC 2009, organizado pelo Clube Slot de Braga e pelo GT TEAM Slot Clube.



.

.
Por decorrer numa pista muito técnica e do agrado de muitos pilotos, a prova contou com uma maior afluência de participantes - doze - , os quais fizeram alinhar diversos modelos de Turismo da SCX, nomeadamente, o BMW 320, o Seat Leon e o Volvo.

.

A qualificação foi disputada na calha azul, tendo o Paulo Mendes, com alguma naturalidade, conquistado a pole position, seguido do Carlos Alvim e do Emídio Peixoto.

.


Pilotos da 1.ª Manga:
- António Morgado;
- Pedro Correia;
- António Maia;
- Miguel Guerreiro.
.
A primeira manga foi muito equilibrada, tendo registado lutas interessantes entre os 4 pilotos, com vantagem final para o António Maia, o qual apresentou um Seat Leon muito equilibrado e que lhe permitiu conquistar o sétimo lugar final, ultrapassando o José Eduardo e o José Pedro Vieira, pilotos que alinharam na segunda manga.
.
Carros que alinharam na primeira manga

.
O Pedro Correia apresentou-se em prova com um Volvo muito mais evoluído do que na primeira prova, fazendo registos muito interessantes e conseguindo o segundo lugar da manga.

O terceiro e o quarto lugares da manga couberam ao Miguel Guerreiro e ao António Morgado, tendo ambos demonstrado algumas dificuldades ligadas ao desconhecimento do traçado da pista do BB. No entanto, pela luta que deram demonstraram qualidade para fazer surpresas na próxima prova.




Pilotos da 2.ª Manga:
-José Pedro Vieira;
- Augusto Amorim;
- Hugo Figueiredo;
- José Eduardo.
.
A segunda manga foi muito equilibrada em termos de lutas, com o Augusto Amorim e o Hugo Figueiredo a discutirem a posição "taco a taco", enquanto o José Eduardo e o José Pedro Vieira inclusivamente chegaram à última calha empatados em número de voltas.



Carros que alinharam na segunda manga

.
No final, a condução mais segura do Augusto Amorim permitiu-lhe levar de vencida a manga, com vantagem mínima para o Hugo Figueiredo. O José Eduardo, valendo-se da sua maior experiência, conseguiu desenvencilhar-se do José Pedro Vieira e terminar com duas voltas de vantagem sobre o mesmo.
.

Pilotos que alinharam na 3.ª Manga:
- Rui Mota;
- Carlos Alvim;
- Paulo Mendes;
- Emídio Peixoto.
.


A terceira manga era ocupada pelos três primeiros classificados do campeonato e pelo Paulo Mendes, o qual não pôde comparecer na primeira prova por razões pessoais.
O início da terceira manga mostrou logo um Paulo Mendes ao ataque, registando o melhor tempo da prova, com 7,793 segundos na calha branca e dando logo duas voltas de avanço ao Emídio Peixoto, segundo classificado.

.

Carros que alinharam na terceira manga
.
O avanço do Paulo Mendes nunca esteve em causa, conseguindo averbar mais uma brilhante vitória na difícil e sinuosa pista do BB Clube. Nem alguns despistes provocados pela tentativa de obter melhores tempos colocaram em causa a sua liderança, tanto mais que o Emídio Peixoto, devido a um despiste, precisou de parar para ajustar a carroçaria.
A segunda posição foi ocupada pelo Emídio Peixoto, o qual conseguiu ainda recuperar uma volta de atraso para o Paulo Mendes, terminando com três voltas de vantagem sobre o terceiro classificado.
O último lugar do pódio ficou em aberto até ao final, com o Rui Mota a conseguir conquistar o mesmo de forma brilhante sobre o Carlos Alvim, um profundo conhecedor da pista do BB.
.

Os três primeiros foram sujeitos a uma rigososa verificação final.




Pódio da prova:
1.º Paulo Mendes;
2.º Emídio Peixoto;
3.º Rui Mota.

Poderá aceder ao resultado da 2.ª prova e às pontuações do campeonato no seguinte link:
.
.
A próxima prova está agendada para o próximo Sábado e decorrerá na pista do GT Team Slot Clube.

9 comentários:

Mota disse...

Viva.

Sem dúvida uma prova interessante pelo que representou esta nova dificuldade que foi correr numa pista de traçado novo para alguns.

Pista difícil, em que sobretudo José Pedro Vieira à pouco tempo a reiniciar-se na modalidade e a ter um comportamento brilhante num traçado onde nunca havia andado.

Parabéns a todos pois foi mais uma prova muito bem disputada.

Só penso é que a próxima prova não vai ser no "GT TEam Slot Clube" mas sim no "Club Slot de Braga".

Um abraço

Emídio Peixoto disse...

Também fico com a dúvida do Rui Mota.
Pelas cores do calendário parece que a prova de BTCC decorrerá no GT TEAM...
Um abraço,

Clube Slot Braga disse...

Boas.

No calendário (disponível em http://docs.google.com/View?id=dgct3vw9_174x53ckpcq) está marcado para o GT Team.

Mas como acharem melhor.

Emídio Peixoto disse...

Acho bem que fique para o GT-Team, até porque a próxima prova do Grupo C é no Clube Slot de Braga.
Um abraço slotista,
Emídio Peixoto.

J.C.Nogueira disse...

Viva.
Parabéns.
Excelente reportagem dum evento muito bem colorido.
Cumprimentos de
J.C.Nogueira

Morgado disse...

Boas pessoal!

Não se preocupem, já fechei a porta! Afinal calhou-me a mim a malapata de ser o ultimo :)

Grande prova, grande ambiente, grande pessoal! E arre! O circuito não era para brincadeiras...

Já agora, eu acho que na 5ª foto a contar de cima... Vai haver uma colisão... parece-me que há um piloto distraido... Digo eu :D

Petrus Lusus disse...

Boas,

Grande prova, foi pena não ter podido ir na quinta feira aos treinos livres para conhecer a pista magnífica do BB Club e todas as suas manhas.

Tive uma grande luta com o Maia até ele resolver os pequenos problemas com o carro dele e abrir na última calha 4 voltas de vantagem.

Mas felizmente o carro já estava muito mais desenvolvido que na primeira prova, com a colaboração do mister Mota, que foi o tester de serviço na sexta feira enquanto eu montava o carro para correr em grupo C. Mas enquanto pensava ter excesso de lastro verifiquei depois que me faltava lastro e muito, comparado com os carros do pódio...

De qualquer modo a troca dos pneus de ocasião usados na primeira prova por uns P6 novos resultou, resta agora desenvolver estes pneus, porque penso que na pista do GTTeam a diferença para as borrachas mais tratadas deverá ser maior.

Mas tivemos mais um elemento para reforçar o "Team Volvo" sob a forma do Professor, porém a concorrência também também se reforçou, com a BMW a ver o Mendes defender as suas cores e a Seat "trouxe" o Miguel Guerreiro e o Morgado para a luta.

Mas tenho que admitir que fiquei fã da pista, que parece feita à medida destes Turismos e a não dá para ignorar a sua fantástica decoração.

Abraço

Pedro Correia

Hugo Figueiredo disse...

Boas,


À 3ª prova que realizei no BB Clube, pelo menos já tive aquela sensação de confiança e pude atacar um bocado, ainda fiz uns tempitos que não envergonham ninguem (também não são esclarecedoramente rápidos eheh)

Talvez seja fruto da aposta dos clubes em partilhar o campeonato em várias pistas, começamos a ganhar "calo" para estas andanças (ou a perder os "calos" de quem se acomoda a correr numa só pista, se calhar).


Uma boa prova no global, boas prestações de quem se estreou na pista ou regressou após longo hiato. 12 participantes é um número record para as provas de sábado... vamos tentar "engordá-lo" um bocado? ;)

Miguel Queiros disse...

Boas.

Excelente prova. Boa participação e, pelos vistos, bem disputada.

Parabéns aos participantes por uma bela corrida e espero que se tenham divertido,

Boas gatilhadas.