segunda-feira, 30 de novembro de 2009

2.ª Prova do Campeonato de Fórmula 1 2009



2.ª Prova

do

Campeonato de Fórmula 1 2009


28 de Novembro de 2009





Decorreu no passado Sábado, dia 28 de Novembro de 2009, na pista do Clube Slot de Braga, a 2.ª prova do Campeonato de Fórmula 1 2009 organizado pelo Clube Slot de Braga e pelo GT Team Slot Clube.


A prova contou com oito participantes, registando-se pela primeira vez a participação de dois Renault, tripulados pelo Rui Mota e pelo Mika.





O Carlos Alvim - Kikas - apresentou uma bonita exposição de modelos clássicos de Fórmula 1, destacando-se dois modelos SRS da Scalextric que tantas recordações trouxeram da velhinha pista do Clube Slot de Braga instalada na garagem do Pub Sorriso. Eram provas com mais de vinte participantes e que demoravam uma tarde inteira numa pista de quatro calhas da carrera.


Ficam algumas fotografias da exposição montada pelo Kikas na curva que antecede a recta da meta.


















Os dois F1 SRS da Scalextric...





Panorâmica geral da exposição


Quanto à prova, importa referir que o Mika correu extracampeonato por apresentar um modelo Digital e que estava excluído pelo regulamento.


O Emídio Peixoto, aos comandos do Ferrari do Filipe Massa, conseguiu averbar a pole position, registando o tempo de 9,070 segundos na calha branca, seguido do António Maia e do Augusto Amorim.



Pilotos que alinharam na primeira manga:
- Pedro Mota;

- Carlos Alvim;

- Hugo Figueiredo;

- Mika.


Carros que alinharam na primeira manga


A primeira manga ainda mostrou algum equilíbrio inicial entre o Carlos Alvim e o Hugo Figueiredo, até que este último passou o martírio de correr na calha preta e, a partir daí, desapareceu completamente aderência dos pneus traseiros.
O Carlos Alvim ficou então com uma corrida a solo, não tendo oposição ao seu nível na primeira manga.
O Pedro Mota teve um problema mecânico, o qual o atrasou irremediavelmente, tanto mais que chegou a mudar de punho mas, afinal, o problema era mesmo do próprio carro.
O Mika fez o seu passeio, averbando poucos despistes, mas não tendo uma motorização capaz de se bater com os outros pilotos.










Pilotos que alinharam na segunda manga:

- Rui Mota;

- António Maia;

- Augusto Amorim;

- Emídio Peixoto.






Os dois Ferrari partiam mais uma vez na frente, mas será que iriam conseguir mais uma dobradinha ?

Carros que alinharam na segunda manga.


A segunda manga mostrou desde logo que o Emídio e o Augusto Amorim não estavam para brincadeiras, discutindo a liderança calha a calha.
A luta chegou a ser tão renhida que, em plena última calha, o primeiro lugar mudou entre ambos diversas vezes.
No final, valendo-se da melhor tracção do seu Ferrari, o Emídio logrou ultrapassar o Augusto Amorim e manter uma curtíssima vantagem que, no final, cifrou-se em apenas 4 metros!
Foi efectivamente de cortar a respiração!
O António Maia, desta vez sem andamento para o Emídio e para o Augusto, terminou em terceiro lugar a quatro voltas de diferença dos dois primeiros e cavando uma distância de três voltas para o quarto qualificado, o Rui Mota.




Pódio da 2.ª prova:

1.º Emídio Peixoto;

2.º Augusto Amorim;

3.º António Maia.




Carros que ocuparam o pódio



Para aceder aos resultados da prova e do campeonato aceda ao seguinte link:



O campeonato ficou ainda mais animado, com diversos pilotos a perfilarem-se nos lugares do topo e com possibilidades de levar de vencida este campeonato cujos carros têm criado muitas dificuldades de condução aos pilotos.


A terceira prova do campeonato decorrerá no próximo Sábado na pista do GT Team Slot Clube, sita na Avenida Artur Soares, em Braga.



Todos estão convidados para comparecer e participar.




No final da prova o Carlos Alvim decidiu dar um pouco de andamento aos seus clássicos... fica aqui um pequeno vídeo desse momento.
.
.
Espectacular vídeo de F1 da SCX:

7 comentários:

Hugo Figueiredo disse...

O "martírio da calha preta" foi um bom eufemismo. Nessa minha malograda 3ª calha, levava 5 voltas de vantagem à entrada... enfim, julgo que os pneus nao tiveram tempo de amolecer suficientemente, foram feitos na 4ª feira antes da prova e não rodaram assim muito.

Já testei o carro novamente e continuo apreensivo, desta vez o motor está com um "cantar" estranho.

Cá pra mim, este campeonato está enguiçado :)

José Marques disse...

Parabens Emídio
foi a dobradinha :P

Miguel Queiros disse...

Boas.

Parabéns pela vitória Emídio.
Este fim de semana correu bem!

Boas gatilhadas!

Luís Azevedo disse...

Muito bem emidio (: Duas vitorias seguidas no mesmo fim-de-semana , estás de parabéns !

Pedro Correia disse...

Boa Emidio

Ai o H1N1...

Parece resultar, alguém mais quer experimentar para confirmar a teoria?

Abraço

Pedro Correia

Emídio Peixoto disse...

Obrigado a todos! :)
Na primeira vitória tive a sorte de o Luís sofrer de problemas de alimentação no seu "quase" imbatível Mosler.
Na segunda vitória tive a sorte de ser quatro metros mais rápido que o Augusto Amorim.
É uma questão de sorte, aquela que me tem fugido nas últimas provas, conforme o Hugo Figueiredo muito bem apontou num comentário à prova de GT OPEN.
Na sexta-feira há mais... o meu Mosler também já anda no clube dos 7,500 segundos na pista do Clube Slot de Braga... e em todas as calhas... isto para tentar fugir novamente a um quarto lugar da geral, conforme aconteceu na primeira prova.
Parabéns também ao Augusto por uma grande prova, sempre a exigir o máximo dos outros concorrentes!
Parabéns igualmente ao António Maia pelo segundo pódio consecutivo. Depois da surpresa do terceiro lugar na Sexta-feira, o Maia conseguiu novamente ir ao pódio... está a tomar-lhe o gosto!

Um abraço slotista,
Emídio.

Hugo Figueiredo disse...

Algo que me esqueci de comentar: Parabéns ao "Kikas" por mais uma iniciativa, desta vez os F1 velhinhos, velhinhos... :)


Julgo que é a 3ª exposição que se realiza em provas. Já houve duas dedicadas à Ferrari, com esta do Kikas, variou-se o tema.


É sempre bom ver este tipo de iniciativas a decorrerem, há que "saborear" o slot em todas as suas vertentes, que não a estritamente desportiva.


Um destes dias, carrego todos os meus Jagermeisters comigo. Só não levo garrafas porque aquilo é um digestivo assim para o "fortezito"... podia ser incompatível com as corridas! :)